Você já percebeu que nem toda campanha é bem sucedida? Muitas vezes, se não for bem realizada, ela pode prejudicar a imagem da sua empresa. Isso se deve por acharmos que cuidar da imagem da empresa é intuitivo e simples, porém a publicidade demanda muito estudo no âmbito social e mercadológico.
O resultado de uma campanha publicitária nunca é previsível, pois existem vários fatores externos à empresa que não são controlados por ela e que influenciam no desempenho da campanha. A criatividade aqui é essencial, mas deve ser monitorada e usada com muito bom senso para que pequenos problemas sejam evitados.
Para evitar essas complicações vamos apresentar algumas dicas que melhoram tanto o desempenho no processo criativo quanto na percepção social da campanha, o que contribui para um resultado final mais eficaz.
Hoje em dia, vários temas sociais têm sido abordados com maior frequência no mundo da publicidade. É comum que eles surjam, já que são questionamento que vêm aparecendo na sociedade. Nesses casos, a comunicação cumpre o seu papel de abordar questões relevantes e atuais. No momento certo, é interessante usar esses assuntos como oportunidade de vendas.
O que pode acontecer é o uso indevido desses temas. Como são delicados, devem ser abordados de forma que não agridam nenhuma minoria. Por isso é sempre bom ficar atento aos acontecimentos recentes, principalmente no contexto social.
Um exemplo negativo aconteceu com a marca de cerveja Proibida, em que ocorreu uma tentativa de integrar e atingir seu público feminino. Foi criada um tipo de cerveja com a seguinte referência: “feita para mulher”. A bebida possuía características ditas como femininas, visto que era menos amarga, tinha uma essência perfumada e sua embalagem era rosa.
A situação não agradou muito os consumidores, pois tais características limitavam o público feminino, implicando que esse era o único tipo de cerveja que uma mulher deveria consumir. Isso atingiu diretamente o feminismo, assunto muito discutido na sociedade atual. Com isso, a marca diminuiu consideravelmente as suas vendas.
Outra questão que pode ocorrer é a que o grupo responsável pela campanha esteja tão focado e imerso na produção que não consegue ter uma percepção mais ampla. Por isso é muito importante que durante a realização de todos o seu processo a campanha passe por várias formas de aprovação, além de ser analisada pelo setor responsável por ela.
Um olhar vindo de fora é sempre bem-vindo, pois ele tem uma percepção momentânea da peça publicitária, evitando a influência de outras interpretações. O interessante é que não sejam só com profissionais da área, mas também com o possível público alvo, para que eles possam opinar livremente sobre suas percepções e apontem as questões que não lhes agradaram.
As redes sociais são perfeitas para criar um vínculo com seu consumidor. Além de tudo ela é versátil, visto que existem diversas redes que atingem públicos, alcançando engajamentos diversos. Por isso é importante ficar atento a como se posicionar em cada uma delas.
Hoje em dia, por manter esse contato direto com o público, as empresas têm usado muito a interação com o cliente, com o uso de fotos, vídeos, enquetes, stories e até mesmo respondendo de forma engraçada os comentários. Quem se dá muito bem nesse aspecto é a Netflix, que sempre interage nas redes sociais e responde os comentários, gerando assim muito engajamento.
Sempre de forma engraçada e espontânea, a Netflix não perde seu profissionalismo, e ainda consegue atrair seu público e fidelizá-lo de uma forma inovadora e divertida.
Ainda dentro de redes sociais temos que pensar que lidamos com pessoas, e a opinião delas é sempre muito importante. Seu público também vende para você e, por isso, as investidas na internet são grandes, já que elas atingem maior alcance e por isso podem chegar a mais pessoas, além de ser uma forma mais prática de fidelização. Entretanto, deve-se tomar cuidado e pensar nas várias possibilidades de respostas vindas dos consumidores, para que se evite mal-entendidos.
Foi o caso da Pepsi que em uma propaganda de 2014. Em uma tentativa de interagir com seu público, lançou uma ação no Facebook que pedia para os seus seguidores mandassem a foto dos seus pés. Alguém acabou mandando uma foto com o tênis da Coca Cola, sua principal concorrente, e a foto enviada pelo usuário acabou tendo mais curtidas e comentários do que a própria foto da campanha.
Nesses casos contornáveis é sempre bom agir com bom humor e manter uma resposta profissional, para não gerar um problema maior.
Também é muito importante ficar atento com a mensagem a ser passada. Caso ela não seja clara e objetiva o suficiente, pode ser mal interpretada, podendo trazer futuras complicações para a empresa.
Nem sempre seus consumidores vão entender exatamente a ideia por trás da campanha. Assim, mesmo que seja sua intenção manter o mistério, deve ser minimamente direcionada, para que seus clientes pensem exatamente como você deseja.
Cuidado também com os duplos sentidos, eles podem trazer os mesmos problemas destacados acima, portanto, é sempre importante ficar atento às correções de gramática, de metáforas e conotações de linguagem.
É comum que algumas marcas mudem seu posicionamento, e isso é muito legal para atrair mais público e fidelizar os antigos. Mas é importante que ele esteja de acordo com o verdadeiro posicionamento da marca, sendo realmente um espelho de como a empresa enxerga seus valores e seus princípios, e não só uma pura estratégia de vendas.
É bom arriscar e se diferenciar das outras empresas concorrentes para chamar a atenção do público, porém, também é necessário tomar cuidado para que não seja um posicionamento ofensivo ou agressivo. Por isso é preciso avaliar sobre diversos ângulos e opiniões.
Um bom exemplo de reposicionamento de marca foi a da Skol em 2017, que lançou a campanha “Skol Reposter”. Ela retirou de circulação todos os seus antigos cartazes que eram machistas e objetificavam as mulheres, e no lugar colocou cartazes recriados por 6 ilustradoras, sob uma nova perspectiva.
Assim que essa campanha foi lançada, surgiu a crítica de um reposicionamento por interesse, com o intuito apenas de vender através da exploração de uma causa social muito atual. Apesar disso, a campanha foi realizada com sucesso, sendo muito elogiada e resultando no que a Skol queria, uma confiança maior vinda do seu público, além da identificação com as consumidoras do produto.
Embora pareça algo simples, muitas vezes não nos damos conta de que queremos muito convencer nosso cliente a adquirir nosso produto ou serviço, então acabamos exagerando na hora de vender. Seja através de uma campanha com fotos e vídeos ou até mesmo em um processo de negociação. Isso faz com que o cliente se sinta enganado, desacreditando na marca. podendo até mesmo fazer o uso das leis de proteção ao consumidor. O que gera multa para a empresa.
Por isso devemos sempre ficar espertos para evitar exageros, seja nos adjetivos, nas promessas falsas, na forma como falamos ou na maneira como fazemos a edição da parte visual. Cuidado com as montagens em fotos e em vídeos para que seu produto não seja alterado demais e confunda seus clientes.
Como foi o caso da Peugeot em um comercial de 2006, em que ele divulgava o valor das parcelas, mas não informava o valor de entrada e nem de todas as outras taxas necessárias para comprar o carro. O caso foi levado para a justiça e o Ministério da Justiça multou a empresa em 371,1 mil reais por omitir informações.
Brainstorm é um processo criativo que envolve toda a equipe. É nele são discutidos os conceitos e ideias para a campanha ou peça a ser criada. É um procedimento que deve ser dinâmico e fluido, para que apareçam mil ideias. É aqui que o desenvolvimento do resultado final toma um rumo.
Esse é o momento de discussão e de argumentação da equipe. Com suas ideias em mente, elas serão discutidas e imaginadas de várias formas possíveis para que se chegue a um propósito já pensado anteriormente, a fim de atingir o objetivo da campanha. Por isso todos devem estar bem engajados e atentos para que possíveis problemas já sejam identificados nessa etapa.
Por isso devemos estar sempre atentos na hora de criar uma campanha para nossa empresa. Hoje em dia, com muita concorrência e muitos especialistas seja em qual área sua empresa atue, não se vende só o produto, mas também a experiência. A fidelização do cliente vai além da qualidade do produto ou serviço, tem a ver também com confiança e credibilidade.
A imagem da empresa deve ser o espelho dela mesma. Portanto, seja qual for o estilo de divulgação escolhido, ele deve fazer jus aos princípios e ideais do empreendimento. Evitando assim os erros e atingindo diretamente seu público para um resultado mais eficiente e efetivo.
Agora que você já conhece as principais dicas para evitar os erros mais comuns da publicidade, vamos colocar em prática? Confira aqui exemplos de marcas que seguiram essas dicas e se deram muito bem em suas campanhas.
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