Você provavelmente já deve ter passado por alguma situação de desconforto com algum colega de trabalho, não é mesmo? De fato, algumas barreiras podem limitar a construção de um bom relacionamento empresarial, e a maioria delas está relacionada com a dificuldade de lidar com diferentes formas de pensar, ser e agir. Além disso, as vezes não conseguimos perceber como as nossas próprias atitudes influenciam de forma negativa no ambiente organizacional.
É fato que as relações humanas não têm fórmula, mas alguns comportamentos influenciam diretamente para que se estabeleça uma boa convivência no ambiente de trabalho, favorecendo um ambiente colaborativo, de respeito e com amizade entre os profissionais.
Ninguém gosta de conviver com pessoas fechadas e mal-educadas, não é mesmo? Por isso, para conseguir uma boa relação com os colegas de trabalho, é fundamental que essas regrinhas de boas maneiras que aprendemos desde a infância sejam sempre colocadas em prática.
No ambiente empresarial, a colaboração é um dos principais motores para que a empresa funcione bem. Por isso, é essencial estar alinhado com seus colegas e sempre disposto a prestar algum tipo de ajuda. É bom lembrar que nem todos têm as mesmas habilidades e facilidades.
Por isso, estar disposto a ajudar os colegas, mesmo que seja apenas dando uma opinião ou conselho, bem como saber escutar o que eles têm a dizer, é uma forma de demonstrar empatia, melhorando o jeito que todos enxergarão você.
Um profissional admirado é aquele que respeita os colegas e a empresa onde trabalha, dá bons exemplos e, principalmente, reconhece seu papel e dos demais membros na construção da firma.
Respeitar o espaço e o trabalho dos colegas é fundamental para que se construa um bom relacionamento. Fazer o seu trabalho, sem invadir ou dar palpites desnecessários no trabalho deles, é essencial para que se estabeleça uma relação de colaboração e respeito.
Nem todas as pessoas reagem a brincadeiras da mesma forma. No ambiente de trabalho não é diferente. De fato, é muito interessante que colegas sejam também amigos. Entretanto, o ambiente empresarial exige certa maturidade. Pessoas descontraídas e simpáticas são sempre bem vistas, mas cuidado com as brincadeiras. Certos tipos de brincadeiras devem ser evitados para não gerar desconforto desnecessário.
Apelidos, trocadilhos e brincadeiras que envolvam a vida pessoal devem ser sempre evitadas. Evite ser aquele que cria situações inconvenientes no trabalho ou fora dele. Você não quer manchar sua imagem, isso dificultará que você tenha um bom relacionamento com todos.
Ser pontual, manter a agenda sempre atualizada e o ambiente de trabalho sempre limpo e organizado são requisitos para que você seja um bom profissional. Falta de organização nem sempre afeta apenas a pessoa que não a mantém, e sim toda uma empresa.
Marcar reuniões e chegar atrasado, não definir um horário certo por não ter se organizado corretamente e deixar o ambiente de trabalho com objetos jogados são hábitos que afetam diretamente os colegas de trabalho. Por esse motivo, é sempre importante que se mantenha o mínimo de organização para que o ambiente se torne harmônico, agradável e produtivo.
Além dessas dicas, existe também a Comunicação Interna, que influi diretamente na convivência empresarial. Neste texto você pode encontrar descobrir como uma boa comunicação interna influencia diretamente na eficiência de uma empresa, criando uma rede de interação entre colegas, funcionários e líderes.
A regra fundamental é tratar o outro como você gostaria de ser tratado. Pequenas mudanças fazem toda diferença!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…