Você provavelmente já deve ter passado por alguma situação de desconforto com algum colega de trabalho, não é mesmo? De fato, algumas barreiras podem limitar a construção de um bom relacionamento empresarial, e a maioria delas está relacionada com a dificuldade de lidar com diferentes formas de pensar, ser e agir. Além disso, as vezes não conseguimos perceber como as nossas próprias atitudes influenciam de forma negativa no ambiente organizacional.
É fato que as relações humanas não têm fórmula, mas alguns comportamentos influenciam diretamente para que se estabeleça uma boa convivência no ambiente de trabalho, favorecendo um ambiente colaborativo, de respeito e com amizade entre os profissionais.
Abaixo, listamos 5 dicas importantes para melhorar seu relacionamento empresarial:
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As famosas boas maneiras:
Ninguém gosta de conviver com pessoas fechadas e mal-educadas, não é mesmo? Por isso, para conseguir uma boa relação com os colegas de trabalho, é fundamental que essas regrinhas de boas maneiras que aprendemos desde a infância sejam sempre colocadas em prática.
- Cumprimentar os colegas ao chegar e sair do trabalho pode parecer algo simples, mas acaba se tornando um ponto essencial. Principalmente quando se trata de estabelecer uma boa convivência. Essa cordialidade com as pessoas gera admiração e segurança. Isso faz com que com seus colegas de trabalho se sintam melhor com a sua companhia.
- Use palavras-chave como “obrigado”, “bom dia”, “com licença” e por favor”. Por mais orgânicas que pareçam, tornam uma pessoa mais agradável e respeitada no ambiente de trabalho.
- Olhar para as pessoas quando elas falam com você é um hábito simples, que na correria do dia a dia, acaba sendo esquecido. Computadores e celulares tiram nosso foco das pessoas. Isso pode ser interpretado pelos seus colegas como algo bastante desagradável.
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Ser solícito é bem-vindo:
No ambiente empresarial, a colaboração é um dos principais motores para que a empresa funcione bem. Por isso, é essencial estar alinhado com seus colegas e sempre disposto a prestar algum tipo de ajuda. É bom lembrar que nem todos têm as mesmas habilidades e facilidades.
Por isso, estar disposto a ajudar os colegas, mesmo que seja apenas dando uma opinião ou conselho, bem como saber escutar o que eles têm a dizer, é uma forma de demonstrar empatia, melhorando o jeito que todos enxergarão você.
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Respeite o espaço do outro:
Um profissional admirado é aquele que respeita os colegas e a empresa onde trabalha, dá bons exemplos e, principalmente, reconhece seu papel e dos demais membros na construção da firma.
Respeitar o espaço e o trabalho dos colegas é fundamental para que se construa um bom relacionamento. Fazer o seu trabalho, sem invadir ou dar palpites desnecessários no trabalho deles, é essencial para que se estabeleça uma relação de colaboração e respeito.
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Cuidado com as brincadeiras:
Nem todas as pessoas reagem a brincadeiras da mesma forma. No ambiente de trabalho não é diferente. De fato, é muito interessante que colegas sejam também amigos. Entretanto, o ambiente empresarial exige certa maturidade. Pessoas descontraídas e simpáticas são sempre bem vistas, mas cuidado com as brincadeiras. Certos tipos de brincadeiras devem ser evitados para não gerar desconforto desnecessário.
Apelidos, trocadilhos e brincadeiras que envolvam a vida pessoal devem ser sempre evitadas. Evite ser aquele que cria situações inconvenientes no trabalho ou fora dele. Você não quer manchar sua imagem, isso dificultará que você tenha um bom relacionamento com todos.
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Mantenha sempre a organização:
Ser pontual, manter a agenda sempre atualizada e o ambiente de trabalho sempre limpo e organizado são requisitos para que você seja um bom profissional. Falta de organização nem sempre afeta apenas a pessoa que não a mantém, e sim toda uma empresa.
Marcar reuniões e chegar atrasado, não definir um horário certo por não ter se organizado corretamente e deixar o ambiente de trabalho com objetos jogados são hábitos que afetam diretamente os colegas de trabalho. Por esse motivo, é sempre importante que se mantenha o mínimo de organização para que o ambiente se torne harmônico, agradável e produtivo.
Qual o próximo passo?
Além dessas dicas, existe também a Comunicação Interna, que influi diretamente na convivência empresarial. Neste texto você pode encontrar descobrir como uma boa comunicação interna influencia diretamente na eficiência de uma empresa, criando uma rede de interação entre colegas, funcionários e líderes.
A regra fundamental é tratar o outro como você gostaria de ser tratado. Pequenas mudanças fazem toda diferença!