Criar uma marca de impacto, que tenha uma boa relação com o público-alvo e uma imagem autêntica e positiva, não é o que podemos chamar de uma tarefa fácil. Então, para nos ajudar nessa missão, o branding surgiu como facilitador para as etapas de gestão de marca, planejamento e relacionamento com o cliente.
Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender melhor o que é o branding e como podemos usá-lo ao nosso favor. Pensando nisso, neste post vamos ajudar você a compreender mais sobre assunto. Vamos lá?
A tradução literal nos diz que branding significa “marca”, mas essa prática não se resume a apenas essa palavra. Ela faz referência a todo um conjunto de elementos que atuam nas ações e estratégias de determinada empresa, para estabelecer uma marca no mercado de forma eficiente e segura.
De forma sucinta, branding é uma boa gestão de marca. Vendo o termo dessa forma, fica mais tranquilo entender porque ele tem se tornado tão fundamental para quem deseja consolidar um negócio. Por isso, é muito importante saber quais são seus principais aspectos e benefícios antes de tomar qualquer ação.
Com certeza você já deve ter visto pela cidade ou nas redes sociais alguma publicidade da Coca Cola e, mesmo que não se lembre exatamente do anúncio, tenho certeza que a essência da marca é algo que vem rapidamente a sua mente. Pensar em valores como felicidade, alegria e bons momentos é algo muito associado a essa empresa.
Isso só é possível porque o branding da Coca Cola é mais focado nos porquês do que em seus produtos, isto é, em outras palavras, ela divulga mais os valores que possui do que o refrigerante que vende, sendo que essa estratégia é possível por meio do Golden Circle.
Além dos valores, o branding também atua na identidade visual como um todo e nos conteúdos de entretenimento da marca, ou seja, no brand content. A partir da elaboração de estratégias para a gestão e utilizando-se das características ditas acima, ele surge com o objetivo de gerar identificação, impacto e empatia entre a marca e o público.
Uma boa gestão de marca gera impactos positivos para qualquer empresa, seja ela micro ou um negócio já consolidado no mercado. E para entender porque o branding é tão fundamental, nada melhor do que olhar bem de perto as suas vantagens:
Ter um bom branding também é saber como se diferenciar da concorrência e ao mesmo tempo ser visto como referência no ramo do seu negócio. Pois, através da gestão de marca sua empresa desenvolve uma voz única, que será reconhecida em todos os locais em que há contato entre público e produtos.
Por meio de um planejamento bem executado, elaboração de ações de marketing e divulgação, o branding tem como um dos seus maiores benefícios gerar maior visibilidade para uma marca. Além disso, executando bem todos esses tópicos, a divulgação “boca a boca” surge como uma grande vantagem.
Ela acontece quando o público que está satisfeito com o produto e que tem contato com as ações de branding realizadas decide falar sobre a marca para outras pessoas, colaborando assim, para aumentar a visibilidade da empresa.
Tanto as microempresas quanto os grandes negócios tendem a ser privilegiados pelo seu público quando possuem uma boa gestão de marca. Isso porque, ao criar laços de identificação e investir no relacionamento entre marca e cliente, as pessoas se sentem representadas.
Dessa forma, passam a enxergar mais a marca e seus valores do que os produtos em si, o que agrega valor para a empresa e par os serviços oferecidos por ela.
Sendo assim, gestão de marca tem se tornado a grande jogada do momento, e investir nessa área tem se tornado fundamental para conseguir levar sua marca ao topo.
Através da união entre planejamento, gestão e cuidado com o relacionamento entre empresa e público, é possível que a criação das campanhas de divulgação, identidade visual e estratégias para diálogo com o cliente se tornem ainda mais efetivas e tragam diversos benefícios para o seu negócio.
O branding gera muitos impactos positivos para a visibilidade externa da marca, mas como essa estratégia pode ser aplicada dentro da sua empresa? Para entender melhor como employer branding funciona, é só acessar este outro texto do nosso blog.
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