As mais diferentes empresas estão sempre buscando a mesma coisa nas redes sociais: um perfil bem sucedido. Atualmente, existe um grande número de profissionais cujo o trabalho é exatamente esse: eles buscam aumentar a atenção colocada ao redor da marca em questão.
Dentre tantas e tantas estratégias que são traçadas para chegar ao objetivo tão desejado nas redes, existe uma em especial que é extremamente efetiva, mas que muitas vezes é deixada de lado! A ideia em questão aqui é o Buzz, uma ferramenta muito efetiva para a sua gestão de marca.
O Buzz se encaixa muito no mundo atual, em que todos compartilham uma ampla quantidade de conteúdos todos os dias. Quer ver seu conteúdo sendo compartilhado por aí? Então continue lendo esse texto e fique atento às dicas!
A ideia de “Buzz” no marketing pode ser pensada como um conjunto de técnicas que são pensadas para, de certa forma, criar engajamento com o seu público. Contudo, diferente do marketing viral, não basta o número de visualizações do conteúdo, mas o quanto as pessoas estando falando sobre ele.
O Buzz Marketing e o Marketing Viral são conceitos que podem se parecer à primeira vista, mas são bem diferentes quando analisamos com mais proximidade e entendemos a diferença de alcance e impressão.
O Buzz Marketing não quer atingir as pessoas de qualquer forma, não quer só que elas saibam que a sua empresa existe. Nesse caso, temos um objetivo claro.
Porém, o mais importante do buzz marketing é que um produto ou serviço que se queira divulgar se tornem objetos de discussão na imprensa e também nas redes sociais, adicionando assim, mais valor à marca. Se você for resumir o termo de forma concisa, buzz é “gerar confusão”.
Uma maneira de buscar esse Buzz é usando assuntos que você sabe que geram um gatilho para um comportamento mais ativo do seu público, como tabus, trendy topics, etc. Mas sempre lembre-se de ser fiel ao seu posicionamento enquanto marca na hora de escolher um desses tópicos!
Gerar interesse na sua empresa a partir do Buzz parece ser sempre bom, mas são necessários alguns cuidados para não acabar trazendo uma carga negativa pra imagem da marca!
A face responsiva e de alto potencial de distribuição das redes sociais é muito positiva para o seu marketing, mas essa dispersão do conteúdo pode acabar atrapalhando se não for bem pensada. Então fique atento em algumas dicas que a Cria separou pra você:
O Branding de uma marca não é construído por acaso, e seguir esse direcionamento é essencial para uma comunicação bem sucedida. Assim, a sua Brand Persona – e também suas Buyers – tem que ser levadas em conta no momento em que se decide engajar a marca em alguma discussão.
Muitas vezes é melhor ficar calado do que se pronunciar de uma forma que seu público pode não compreender, ou pior, condenar.
Sempre que uma mensagem é proposta, precisamos lembrar que não é possível controlar todas as interpretações que serão feitas delas. Contudo, é indispensável que, ao abordar um assunto de Buzz (principalmente se ele for um tabu/tópico polêmico), haja um levantamento de todas as ambiguidades que a equipe conseguir.
Esse momento de revisão pode prever problemas e precaver danos sérios a imagem da empresa. Não deixe ele passar despercebido somente por buscar agilidade, não valerá a pena.
Quando você possui uma rede social que conversa com o que está acontecendo no mundo, mostra sua opinião e tem maneira criativas de jogar com tudo isso, você leva o seu público a interagir. A interação, muito mais que o alcance, é um dos pontos chaves para a gestão de redes para a maioria das metas.
Levando em conta as recentes mudanças nos algoritmos no Facebook, por exemplo, disputar um lugar na rede está cada vez mais complicado. Pensando nisso, nada melhor que se tornar uma discussão relevante entre o seu público!
Precisa de um exemplo para tudo ficar mais claro? Vamos pensar em uma situação hipotética de uma empresa de cosméticos que tem como ponto forte de seu posicionamento a questão do empoderamento feminino. Durante o mês de luta das mulheres em março, vale a pena ela se pronunciar e deixar sua opinião.
Entretanto, caso se tratasse de uma discussão sobre os direitos dos animais e a marca não tiver um posicionamento quanto a isso, não faria sentido ela usar esse tópico. Ficou mais claro? Agora continue lendo que vamos pra alguns exemplos para complementar seu entendimento!
Durante o tempo de lançamento do filme da Liga da Justiça, a Cria percebeu que o assunto estava muito alta no meio de discussão do seu público no facebook. Assim, foi preparada uma série de posts utilizando o tema para gerar interação e discussão sobre a página.
O mais importante nessa situação foi que o foco não se deteve a uma conversa sobre o filme, sem trazer conteúdo da página. A empresa aproveitou o Buzz para divulgar serviço de redação, que não costumam estar tão em evidência nas demais campanhas.
Assim, os posts todos ficaram com alto alcance, mas isso não foi o objetivo principal, eles tinham um objetivo de conscientização do público que acabou colaborando para os focos comerciais da empresa.
A Boticário se tornou alvo de discussões por todo o país em 2015 após ter lançado sua campanha do dia dos namorados. Na campanha, várias pessoas estão se preparando para a noite do dia dos namorados separadamente e, quando se encontram, se formam tanto casais homossexuais quanto heterossexuais, de diferentes idades.
O posicionamento da marca foi alvo de discussões em uma realidade em que poucas marcas se pronunciavam sobre o tema, e a homofobia e luta pela representatividade estão sempre em voga.
Mesmo que, utilizando do Buzz na época, a marca tenha recebido não só feedbacks positivos, mas também muitos negativos, a repercussão do nome da empresa foi muito significativa. O vídeo é pauta de discussões de marketing até hoje.
Agora que você já aprendeu um pouquinho sobre essa técnica do marketing, vamos praticar! Fique atento às oportunidades que podem aparecer para a sua marca e ganhe as discussões do seu alvo no mercado.
Gostou desse tipo de conteúdo e quer aprender mais? Olha só esse outro artigo do nosso blog e aprenda como os diferentes tipos de marketing podem te ajudar!
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