4 lições valiosas de Marketing que a Netflix tem a te oferecer

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Provavelmente você já ouviu alguém falar que “Marketing não é tão importante assim”.

Infelizmente, por ser um conhecimento ainda abstrato para muitas pessoas, é comum cometer o erro de não investir nessa área.

Mas afinal, o que é o Marketing?

Em sua essência, significa mercadologia: o estudo da comunicação entre uma organização e seu público-alvo.

Ou seja, é o conjunto de estratégias que definem as necessidades dos seus consumidores e desenvolvem produtos para atendê-las!

Dessa forma, ele gera valor e reconhecimento ao que está sendo vendido – seja um produto ou uma ideia.

Por isso, neste texto vamos listar 4 lições valiosas de marketing de uma das empresas que mais investem nesse setor: a Netflix!

Ficou curioso para saber quais são? Então não saia da cadeira!

1 – Compreenda a realidade local

Geralmente, quando uma marca realiza campanhas em países distintos do seu de origem, ela opta por realizar estratégias mais generalizadas.

Contudo, a Netflix decidiu seguir um caminho diferente.

Assim, pensando em produzir um conteúdo que fosse relevante para cada um dos países nos quais a empresa atua, diversos anúncios foram feitos em cima de notícias reais de cada localização.

Um exemplo foi a campanha de lançamento da série “Better Call Saul” aqui no Brasil.

Em um dos anúncios feitos, havia uma referência a José Maria Marin – ex-presidente da CBF e membro do comitê executivo da FIFA – alvo de investigações que culminaram com sua prisão.

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Sato, gerente de marketing da Netflix no Brasil, reforça o valor dessa estratégia na seguinte frase:

“É o que tentamos fazer todos os dias: trazer nuances locais para os lançamentos para garantir mais relevância e tornar a marca mais próxima da realidade do público”.

2 – Faça bom uso dos dados

Aqui vamos entender como a empresa utiliza de forma inteligente os dados obtidos pelos feedbacks fornecidos pelos usuários.

Saber informações como: “qual dispositivo é utilizado para acessar o conteúdo”, “em que dia e horário os episódios são assistidos” e “quando se pausa, volta ou adianta uma cena” é importantíssimo para garantir a melhor experiência possível aos clientes.

Um exemplo de ação da empresa, baseada na opinião dos consumidores, foi a tradição de lançar temporadas inteiras de uma só vez.

Em vista disso, antes dessa decisão ser tomada oficialmente, a empresa perguntou aos usuários se eles preferiam dessa forma!

Além disso, outro case de sucesso baseado em dados foi a criação da série House of Cards.

Após identificar que os filmes estrelados por Kevin Spacey, os longas do cineasta David Fincher e uma minissérie dos anos 90 sobre política eram muito populares, a Netflix decidiu produzir uma série que unisse todos esses elementos.

Com efeito, o resultado foi o drama político de Fincher, estrelado por Kevin Spacey, adaptado da minissérie dos anos 90.

3 – Mantenha-se fiel a estratégia

Uma outra preocupação muito importante a se pensar é a de unificar estratégia estabelecida nas suas mais diversas plataformas.

Isto é, garantir que a imagem que se pretende passar seja coerente em todas as instâncias da marca.

E é exatamente isso que a Netflix faz!

Assim, o público das redes sociais da empresa entende que o seu tom é mais casual, jovem e descolado.

Consequentemente, isso é refletido desde na maneira como os posts são escritos até no modo como o atendimento é realizado.

Além disso, há no conteúdo produzido a preocupação em fazer humor inteligente – o que com o tom pensado por eles!

4 – Marketing é sinônimo de inovação

No mercado competitivo atual, inovar e diferenciar-se da concorrência é fundamental para qualquer negócio.

Seja através de campanhas criativas, concursos ou experiências inéditas, investir nessas ações é garantia de sucesso!

E é exatamente esse o caminho que a Netflix está seguindo!

Um exemplo foi o concurso criado por eles em 2006, “Netflix Prize”, que teve como proposta premiar 1 milhão de dólares a quem fosse capaz de aprimorar em pelo menos 10% a plataforma.

Esse tipo de ação se chama crowdsourcing e consiste em várias pessoas trabalhando voluntariamente em prol de um mesmo objetivo, contribuindo individualmente com um conhecimento diferente.

Agora que você já aprendeu essas lições extremamente valiosas, ponha a mão na massa e tente aplicá-las na sua empresa!

E se quiser aprender um pouco mais, dê uma lida nesse texto que vai te  ajudar aprofundar no assunto!

 

Redator da Cria

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