Provavelmente você já ouviu alguém falar que “Marketing não é tão importante assim”.
Infelizmente, por ser um conhecimento ainda abstrato para muitas pessoas, é comum cometer o erro de não investir nessa área.
Mas afinal, o que é o Marketing?
Em sua essência, significa mercadologia: o estudo da comunicação entre uma organização e seu público-alvo.
Ou seja, é o conjunto de estratégias que definem as necessidades dos seus consumidores e desenvolvem produtos para atendê-las!
Dessa forma, ele gera valor e reconhecimento ao que está sendo vendido – seja um produto ou uma ideia.
Por isso, neste texto vamos listar 4 lições valiosas de marketing de uma das empresas que mais investem nesse setor: a Netflix!
Ficou curioso para saber quais são? Então não saia da cadeira!
1 – Compreenda a realidade local
Geralmente, quando uma marca realiza campanhas em países distintos do seu de origem, ela opta por realizar estratégias mais generalizadas.
Contudo, a Netflix decidiu seguir um caminho diferente.
Assim, pensando em produzir um conteúdo que fosse relevante para cada um dos países nos quais a empresa atua, diversos anúncios foram feitos em cima de notícias reais de cada localização.
Um exemplo foi a campanha de lançamento da série “Better Call Saul” aqui no Brasil.
Em um dos anúncios feitos, havia uma referência a José Maria Marin – ex-presidente da CBF e membro do comitê executivo da FIFA – alvo de investigações que culminaram com sua prisão.
Tiago Sato, gerente de marketing da Netflix no Brasil, reforça o valor dessa estratégia na seguinte frase:
“É o que tentamos fazer todos os dias: trazer nuances locais para os lançamentos para garantir mais relevância e tornar a marca mais próxima da realidade do público”.
2 – Faça bom uso dos dados
Aqui vamos entender como a empresa utiliza de forma inteligente os dados obtidos pelos feedbacks fornecidos pelos usuários.
Saber informações como: “qual dispositivo é utilizado para acessar o conteúdo”, “em que dia e horário os episódios são assistidos” e “quando se pausa, volta ou adianta uma cena” é importantíssimo para garantir a melhor experiência possível aos clientes.
Um exemplo de ação da empresa, baseada na opinião dos consumidores, foi a tradição de lançar temporadas inteiras de uma só vez.
Em vista disso, antes dessa decisão ser tomada oficialmente, a empresa perguntou aos usuários se eles preferiam dessa forma!
Além disso, outro case de sucesso baseado em dados foi a criação da série House of Cards.
Após identificar que os filmes estrelados por Kevin Spacey, os longas do cineasta David Fincher e uma minissérie dos anos 90 sobre política eram muito populares, a Netflix decidiu produzir uma série que unisse todos esses elementos.
Com efeito, o resultado foi o drama político de Fincher, estrelado por Kevin Spacey, adaptado da minissérie dos anos 90.
3 – Mantenha-se fiel a estratégia
Uma outra preocupação muito importante a se pensar é a de unificar estratégia estabelecida nas suas mais diversas plataformas.
Isto é, garantir que a imagem que se pretende passar seja coerente em todas as instâncias da marca.
E é exatamente isso que a Netflix faz!
Assim, o público das redes sociais da empresa entende que o seu tom é mais casual, jovem e descolado.
Consequentemente, isso é refletido desde na maneira como os posts são escritos até no modo como o atendimento é realizado.
Além disso, há no conteúdo produzido a preocupação em fazer humor inteligente – o que com o tom pensado por eles!
4 – Marketing é sinônimo de inovação
No mercado competitivo atual, inovar e diferenciar-se da concorrência é fundamental para qualquer negócio.
Seja através de campanhas criativas, concursos ou experiências inéditas, investir nessas ações é garantia de sucesso!
E é exatamente esse o caminho que a Netflix está seguindo!
Um exemplo foi o concurso criado por eles em 2006, “Netflix Prize”, que teve como proposta premiar 1 milhão de dólares a quem fosse capaz de aprimorar em pelo menos 10% a plataforma.
Esse tipo de ação se chama crowdsourcing e consiste em várias pessoas trabalhando voluntariamente em prol de um mesmo objetivo, contribuindo individualmente com um conhecimento diferente.
Agora que você já aprendeu essas lições extremamente valiosas, ponha a mão na massa e tente aplicá-las na sua empresa!
E se quiser aprender um pouco mais, dê uma lida nesse texto que vai te ajudar aprofundar no assunto!