Você provavelmente já deve estar cansado de ouvir que um design bem feito é muito importante na hora de construir a identidade de uma marca, não é mesmo?
O problema é que as tendências dessa área estão sempre mudando muito rápido e, se você não conseguir acompanhá-las, sua empresa pode ser prejudicada – uma vez que é essencial que a marca esteja sempre atualizada.
E assim como 2017 foi o ano do memphis, do material design, e do gradiente, 2018 começa cheio de novidades!
Então para que você possa ficar antenado a tudo que acontece no mundo do design, separamos neste post com 6 tendências de design que consideramos as mais promissoras para esse ano. Vamos lá?
1- Pode entrar, 3D!
O uso do 3D em plataformas digitais vem só aumentando nos últimos anos e em 2018 ele só tende a crescer ainda mais! Tanto em peças visuais, tipografias e até em logotipos, essa técnica do design tem tudo para ser uma das mais populares do ano.
Outra maneira de usar o 3d que está super em alta chama One color 3D design, que nada mais é do que utilizar a mesma cor do produto apresentado no fundo da peça.
Mas cuidado! Para que essa técnica fique agradável aos olhos do consumidor, é necessário dominar bem as técnicas de luz, sombra e reflexos.
Olha que legal esse exemplo das embalagens da Pipocas Magrela, feito pelo designer Hugo Aranha:
2- Dupla exposição
Para quem não sabe, a dupla exposição é um técnica fotográfica que tem como objetivo mesclar duas imagens em uma só. Essa técnica tem gerado resultados surpreendentes e continua sendo uma forte tendência para esse ano.
Fonte: Pinterest
Um exemplo bem legal que eu dou agora da dupla exposição ligada à publicidade é do anúncio feito pelo Itaú Personnalité, no qual a empresa mistura fotos de pessoas com lugares famosos. Olha que sensacional!
3- Espaços negativos
Essa técnica não é muita novidade para várias pessoas. No entanto, ela continua firme e forte na área do design e da comunicação, e continua sendo uma grande tendência do ano.
Com essa técnica, é possível criar formas e objetos de acordo com a sobreposição ou a composição dos elementos no anúncio, tornando-o mais interessante e, de uma certa forma, interativo para o leitor
Um dos mais famosos exemplos de espaços negativos na publicidade é de uma campanha de adoção de animais. Com o slogan “There’s always room for more. Adopt.” – “Sempre há lugar para mais um. Adote.”, essa campanha traz fotos de famílias em momentos de carinho e cumplicidade.
No entanto, no espaço vazio que se forma no meio das pessoas, é possível perceber silhuetas de vários animais. Incrível, não?
Além disso, um outro ótimo exemplo é o da empresa americana de eletrônicos de áudio, JBL, também usou e abusou da gestalt e dos espaços vazios para anunciar seus novos fones de ouvido que cancelam os ruídos externos.
Esses anúncios são uns dos nossos preferidos e temos certeza que você vai gostar também, olha só:
4- Cores, cores e mais cores!
Para quem quer se destacar no mercado em 2018, uma boa saída pode ser utilizar cores bem fortes e vibrantes.
O único cuidado que devemos ter é que utilizar cores muito vibrantes pode ocasionar o que chamamos de fadiga visual.
Então, é interessante que se combine essas cores vibrantes com tons mais claros, a fim de que seu anúncio se torne mais harmonioso e retenha a atenção do seu público.
Uma outra ideia para você usar e abusar das cores, e ainda assim não incomodar o leitor, é deixar os tons mais fortes nos detalhes.
Veja como são interessantes esses anúncios do site da Spotify: nele podemos perceber o bom uso de cores: além do vermelho e do azul serem cores que se combinam muito bem, os tons de azul são mais claros e o vermelho, que por sua vez é mais forte, fica somente em alguns detalhes.
5- Cinemagraphs
Para quem não sabe, cinemagraphs, ou cinemagrafia, são fotografias que possuem uma parte com uma pequena animação.
Essa técnica, cujo nome é a mistura os nomes de cinema + fotografia, foi criada por Jamie Beck e Kevin Burg, e tem como objetivo dar mais “vida” e movimento à fotos. Confira estes exemplos:
Amazon
Armani
6- Tipografia e Lettering
Apesar de muitas pessoas acreditarem que tipografia é a mesma coisa que lettering, esses dois conceitos possuem algumas diferenças bem pontuais que merecem ser destacadas. Vamos entender um pouco mais sobre essas duas:
De acordo com Gerrit Noordzij, professor de letras, “Tipografia é escrever com caracteres pré-fabricados”. Isto é, ela é basicamente o estudo de com os tipos (letras) vão se interagir entre si em uma determinada superfície.
A tipografia sempre deve seguir os conceitos determinados no projeto. Lettering, por sua vez, é “a arte de desenhar letras”. Geralmente, o lettering é feito à mão, mas existem pessoas que dominam essa técnica no computador.
Olha que legal esse anúncio da novela Alto Astral feito pelo Estúdio Maquinário. Nesse caso, foi utilizado um estilo de brush script combinado com um leve toque de aquarela. Bem legal, né?
É importante frisar que essas tendências são previsões do que pode acontecer de novo no mundo do design esse ano, e, portanto, é bom sempre estar atento a qualquer nova técnica e estar bem atualizado, pois elas estão constantemente mudando com certa rapidez e frequência!
E agora que você já está atualizado sobre tudo o que te espera para esse anos, que tal continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre design lendo esse outro texto do nosso blog? Nos vemos lá!