Se você já é habituado no mundo do marketing e seu vocabulário, certamente já ouviu falar da imensidão de funis que podem guiar uma estratégia ou uma ação. Mas você já ouviu falar do funil de vendas?
Em tempos de alta personalização e valorização da experiência, as empresas estão direcionando esforços para o acompanhamento de seus consumidores. Atualmente, a competitividade no mercado tem dificultado nossa tomada de decisões. Antes de realizar uma compra sempre fica uma dúvida: qual empresa escolher?
Pensando nisso, o funil de vendas foi desenvolvido. Trata-se de uma maneira aprofundada de estudar como os consumidores chegam a uma marca. A partir de seu uso, podem-se traçar estratégias que trarão benefícios para ambos os lados: tanto o dos consumidores quanto o das organizações. Se você quer entender mais sobre esse processo e como aplicá-lo, é só continuar lendo!
Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um processo que consiste em estudar a trajetória de seu cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com sua marca até o fechamento do negócio.
Sendo uma das estratégias que mais tem gerado resultados no gerenciamento de processos de vendas, esse funil se tornou fundamental para qualquer negócio. E vale lembrar: por mais que existam diferentes modelos com algumas variações, a base de todos eles é a mesma!
Como foi dito, o funil de vendas se tornou essencial para qualquer empresa. Por isso, separamos alguns tópicos para que você entenda as vantagens da aplicação dessa técnica no seu negócio. Dá só uma olhada!
Como você já sabe exatamente a jornada de seus consumidores, é muito mais fácil despertar o interesse deles! Muitas pessoas não sabem que tem um problema até que alguém diga a elas. O funil pode ser a oportunidade para apresentar sua marca antes mesmo deles apontarem uma necessidade.
O funil de vendas abre um espaço muito grande para educar o comprador. A partir do momento em que ele entende que tem uma necessidade e que sua solução trará resultados positivos para sua empresa, não restam dúvidas de que a compra deve ser realizada!
Você pode até estar se perguntando: mas por que os custos no processo de vendas são reduzidos? É simples! Basta seguir o raciocínio: se nós temos consumidores cada vez mais educados sobre o que sua empresa vende e o quanto ele precisa da solução que você oferece, gastos em técnicas de vendas e persuasão do consumidor tornam-se menos recorrentes.
Como o funil serve para facilitar todo o processo de vendas, fica muito mais fácil traçar as ações certas no momento certo. Como as chances de suas estratégias serem cada vez mais efetivas aumentam, o número de vendas só tende a crescer também!
O funil de vendas é dividido em três partes: topo, meio e fundo. Cada uma dessas etapas é composta por alguns dos principais comportamentos que os consumidores têm durante o processo de vendas. E vale lembrar: o funil, assim como seu formato sugere, vai se estreitando. Isso significa que, durante o processo, algumas pessoas vão saindo e apenas as mais qualificadas continuam.
Esse é o momento de aprendizado e descoberta do cliente. Seu consumidor ainda não sabe que tem um problema ou necessidade, então é nesse estágio que você deve começar a despertar o interesse das pessoas.
Nesse momento você deve utilizar assuntos que tenham ligação com o problema do cliente. Só assim, você fará com que ele entenda como algumas mudanças podem ser necessárias!
O meio do funil representa o reconhecimento do problema. Seu cliente irá começar a pesquisar mais sobre o assunto, por isso esse é o momento de educar seus compradores.
Estar presente nos mesmos meios de comunicação que ele é essencial nessa etapa do funil. Não tente vender seu produto e fazer postagens publicitárias logo de início. Você deve auxiliar seu consumidor no processo de busca de soluções para sua necessidade, por esse motivo é um bom momento para utilizar estratégias como o marketing de conteúdo.
Como no final dessa etapa as pessoas começam a considerar soluções, é o momento de demonstrar porque sua empresa pode ser a melhor para o problema de deus consumidores.
Esse é o momento de mostrar que a sua solução é a melhor dentre todas as oferecidas no mercado. É nessa fase que a decisão de compra será tomada, seu cliente irá comparar as opções disponíveis e optar pela que lhe traga mais vantagens.
Procure mostrar como sua empresa gerou resultados e solucionou problemas de outras pessoas. Utilize dados, gráficos e tudo o que faça com que as pessoas se sintam confiantes para fecharem negócio com você!
Para entender melhor como o funil pode ser aplicado à realidade do seu negócio, separamos um exemplo para ajudar você!
Vamos supor que esteja com vontade de cozinhar uma receita. Ao ler a receita na internet, você vê que precisará de um utensílio que ainda não conhece muito bem (topo de funil).
Após ler a receita irá pesquisar se tem a real necessidade de adquirir aquele utensílio e começará a selecionar possíveis locais de compra (meio de funil). Depois de muita busca, a decisão de que é necessário comprar o produto é tomada, só não se sabe qual das marcas você deve escolher.
Sendo assim, você passa a pesquisar sobre os utensílios das empresas e buscar opiniões de outras pessoas. Ao pesquisar muito, a decisão final é tomada. Você já sabe aonde irá comprar o produto e dá seguimento aos procedimentos de aquisição (fundo de funil).
Esse funil é essencial para que você selecione as estratégias certas para aumentar suas vendas. Entre os mais diversos modelos, procure aquele que mais se encaixa com a realidade do seu negócio, se for necessário não exite em criar o seu próprio funil! Cada etapa é uma oportunidade de interagir da melhor maneira com seus consumidores, então não deixe de fazer proveito disso!
Gostou do conteúdo e quer entender um pouco mais sobre as interações do cliente para com a sua marca? Esse texto sobre o que é a jornada do cliente e qual sua importância para as vendas pode ajudar você!
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