Search

Como aumentar a produtividade do seu time de marketing

Rate this post

Um time de marketing é indispensável para uma empresa ou associação. Esses grupos exercem um papel de divulgação e controle de imagem, além disso, geram conteúdos qualificados para atrair consumidores e são responsáveis pela criação de um relacionamento estável e benéfico para eles e para sua organização.

O objetivo é aumentar a produtividade, e para isso o seu time precisa estar bem motivado. Preste atenção nas necessidades do seu grupo, dessa forma ele vai estar bem alinhado e trazer resultados positivos para empresa.

Mas então, como é a sua equipe? Um grupo unido bem estruturado, ou você ainda sente que seu time pode evoluir e aproveitar alguns incentivos?  Nesse post vamos te ajudar a formar uma equipe que produz cada vez mais!

Os principais erros que atrapalham a produtividade

Para melhorar a produtividade da sua equipe, confira antes os erros mais comuns e algumas dicas para não cometê-los e fazer com que o cotidiano do seu departamento de marketing tenha um ritmo mais dinâmico.

  1.  Não especificar as responsabilidades de cada colaborador:

É difícil executar uma tarefa para a qual você não foi bem instruído. Ao delegar uma tarefa, seja direto para que não ocorram confusões e o resultado seja satisfatório.

Se você quer um planejamento de ações mensais, para agradar clientes antigos, deixe claro o estilo de ações que tem em mente. Especifique qual seria o público alvo, exemplifique, deixe claro qual o objetivo e por qual canal serão realizadas.

  1.   Excesso de reuniões:

Elas são extremamente importantes para o desenvolvimento de ideias e debates. Porém, pausas em excesso durante a produção são pontos fracos.

Para contornar esse problema e continuar com as vantagens de interação de ideias, crie o hábito de enviar e-mails e mensagens para os assuntos mais irrelevantes.

Se a sua equipe estiver trabalhando em gerenciamento de redes sociais, marque somente uma reunião semanal fixa para tratar os assuntos mais importantes. Além disso, já os informe previamente das pautas que serão abordadas e os dados necessários.

Colocando isso em prática, você vai poder focar em assuntos relevantes durante as reuniões. Assuntos básicos podem ser discutidos em plataformas online, assim o encontro não se torna extenso e maçante.

  1.    Mandar e-mails desnecessários:

Para contornar o problema anterior, é indicado que os e-mails sejam utilizados, porém lembre-se de enviar e-mails sucintos e que abordem assuntos relevantes para seus colaboradores.

Tente interagir de maneira descontraída com seus colaboradores, realizando assim uma forma de marketing personalizado. Desse modo, você irá evitar que eles percam a credibilidade ou que sejam ignorados.

  1.    Não identificar a raiz do seu problema:

A sua produtividade vai ser prejudicada se um mesmo problema continuar ocorrendo repetidas vezes. Para que isso não aconteça, quando surgir algo, resolva-o o mais rapidamente possível, porém não pare por aí.

Depois de solucioná-lo, investigue a fundo para saber quais foram os motivos que causaram esse obstáculo inicialmente, em seguida tome as medidas corretas para que esse contratempo não aconteça novamente.

  1. Excesso de pressão:

É necessário que exista um incentivo e uma cobrança saudável sobre os integrantes da sua equipe, para que se sintam motivados.

Porém, um excesso de pressão pode dar início a problemas emocionais e sobrecarga dos colaboradores. O que, além de atrapalhar a produtividade, influencia na vida pessoal deles!

Por isso, seja firme, mas não seja grosseiro. Construa um diálogo aberto com sua equipe e veja como a atmosfera do seu ambiente de trabalho vai melhorar.

Agora que você já sabe o que não deve fazer chegou a hora de aprender como melhorar a produtividade da sua equipe. Mas para isso, você deve conhecê-la bem, não é mesmo?

Como é sua equipe?

É essencial identificar qual é o atual estado do grupo de colaboradores. Desse modo, você não vai desperdiçar esforços e será possível tratar de maneira individual os problemas que forem detectados.

Para isso, estabeleça um roteiro para a análise das características de cada profissional da sua equipe de marketing.

  •        Qual é o nível de experiência deles?
  •       Quais são as características mais marcantes durante a execução de um projeto?
  •        Eles já estiveram envolvidos em projetos semelhantes aos que são formulados dentro da empresa?
  •         Durante o processo de execução, as características predominantes são a liderança e a proatividade? É importante analisar o quão proativo é seu time. A responsabilidade não é somente sua.
  •        Eles possuem o nível de formação e conhecimento necessários para a realização dos projetos?

Essa pequena pesquisa será de grande auxílio para estabelecer os atuais pontos fracos e fortes de cada integrante. Após concluída, já será possível ter uma perspectiva das lacunas que devem ser preenchidas para uma melhor qualificação.

Mas qual é a qualificação que você precisa?

Identifique suas necessidades

Para não gastar tempo e esforço da sua equipe em projetos sem propósito, é importante saber no que você deve investir. Se estiverem bem qualificados para realizarem os trabalhos, eles se sentirão mais motivados a produzir.

Por exemplo, se sua equipe não possui uma qualificação em redes sociais, mas ao mesmo tempo isso não é algo visado pela corporação, não é necessário que hajam investimentos nessa área.

Saber quais são seus objetivos é indispensável para qualificar seu time da maneira certa para sua empresa.

Dicas para aumentar a produtividade do seu time

  1. Qualifique sua equipe de maneira correta:

Se sua equipe está bem qualificada para o trabalho, ela terá um aumento significativo na produtividade!

Com base nos conhecimentos que você adquiriu sobre cada integrante, invista em mini cursos, palestras e dinâmicas de ensino, para que eles tenham o que é necessário para desenvolver os projetos com maior eficiência.

O mercado de marketing cresce cada vez mais assim como a qualidade dos workshops existentes.

  • Crie um local de compartilhamento de ideias:

As análises de marketing e os projetos desenvolvidos, são mais eficientes se realizados em conjunto. Para isso, crie um local descontraído onde seus colaboradores possam compartilhar suas ideias, talvez escrevendo pequenos post-its ou em um grande quadro negro.

  • Defina objetivos e estabeleça metas:

Ninguém quer falhar quando metas são estabelecidas. Elas mostram um bom desempenho da empresa e que o time está no caminho certo. Elas funcionam muito bem, principalmente quando a cultura empresarial está bem difundida entre os membros.

Além disso, a criação de metas estimula  os colaboradores a se dedicarem mais em seus projetos. Mas para isso é importante que elas estejam condizentes com a realidade, desse modo podemos evitar uma sobrecarga de trabalho.

Se todos sabem o que devem alcançar, a chance de produzirem algo condizente, sem dificuldades, é bem maior.

  • Mostre gráficos:

O ser humano é um animal extremamente visual. Causa um grande impacto quando dados, antes abstratos, tomam forma e se tornam claros para os membros. Assim é mais visível o progresso dos projetos, além de aumentar muito a facilidade de compreensão e absorção do conteúdo.

Podendo visualizar no que deve melhorar, a equipe ficará motivada para realizar os trabalhos, produzindo materiais de qualidade para o que é necessário.

  • Indique aplicativos para interação:

O trabalho de um time é feito em conjunto, para isso indique aplicativos para que eles possam acompanhar o projeto e dar opiniões sobre ele.

Criar um Google Drive, por exemplo, é uma boa opção, pois nele existe uma gama de possibilidades de múltiplas edições em planilhas, documentos e apresentações de slides.

  • Crie um ambiente agradável:

Um lugar que você se sente bem, estimula a produção. Não deixe seu ambiente de trabalho cheio de informações desnecessárias, cores neutras fazem com que a concentração seja melhor.

Quer aprender mais em como a decoração influencia no seu rendimento? Dá uma olhada nesse nosso outro texto e aprenda mais!

Não se esqueça

Essas dicas são importantes para o crescimento e rendimento da sua equipe. Mas a análise dos seus problemas específicos deve ser algo realizado na rotina da empresa.

Não restrinja a sua produtividade somente a esses pontos, procure sempre inovar na maneira que lida com seus colaboradores, desse modo eles estarão sempre motivados nos projetos que realizarem.

Agora que você já sabe no que deve ficar atento, é hora de colocar em prática! Para se informar um pouco mais sobre a ligação entre satisfação e produtividade, confira esse texto e conheça a Pirâmide de Maslow e como ela pode ser útil para o seu ambiente empresarial!

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing