Search

Como um bom posicionamento é o segredo para o sucesso da sua marca!

5/5 - (1 vote)

Você já deve ter percebido que algumas marcas tem uma personalidade e identidade própria, que se mantém firme e condizente mesmo após anos. Essas marcas criam uma forte imagem na mente do consumidor, uma essência que é percebida facilmente e se torna referência no imaginário do cliente.

Como tudo isso acontece? Através de um bom posicionamento! O posicionamento é como a identidade de uma marca e, portanto, um guia para suas ações.

Quer saber como desenvolver um bom posicionamento e garantir esse sucesso para a sua marca? Então é só seguir a leitura!

O que é posicionamento de marca ?

O posicionamento de marca pode ser resumido de uma maneira simples como a forma de pensar de uma determinada marca. Assim sendo, o posicionamento guia as atitudes da marca, sua comunicação e também sua produção e design, como logo, slogan e campanhas.

O posicionamento é a união entre a identidade própria da marca: seus princípios, valores, objetivos, personalidade e história;  e como os consumidores a enxergam: qual imagem vem à cabeça quando pensam na marca, a que a marca remete e o que esperam dela.

Para que seu posicionamento seja real para seu público é necessário que ele realmente se conecte à essência da empresa, dessa forma, será mais fácil criar uma referência na mente do consumidor em relação à marca. Em resumo, o posicionamento é o que faz a sua marca se diferenciar das demais que produzem o mesmo produto.

Como desenvolver um bom posicionamento

A primeira coisa para se ter em mente quando falamos de posicionamento de uma empresa ou marca é que ele deve ser condizente com o que a empresa realmente acredita, para assim gerar identificação com os consumidores. Tendo isso em mente, uma boa forma de começar a desenvolver um posicionamento é unir a segmentação e a diferenciação. Mas o que é isso? Calma que a gente explica!

 

  • Segmentação

 

A segmentação nada mais é do que entender qual público a empresa deseja atingir, ou seja, para nos comunicar precisamos saber com quem estamos falando. Philip Kotler, um grande nome do marketing, define segmentação como: “identificar e traçar o perfil de grupos distintos de compradores que diferem em suas necessidades e preferências.”

O mais importante de ter em mente quando falamos sobre segmentação é: não tente abraçar o mundo. Nem sempre um público mais amplo é melhor. Com uma segmentação mais definida seu posicionamento terá mais personalidade e será mais fácil para este público se relacionar com a marca.

Existem algumas formas para pensar a segmentação de uma marca, são elas:

  • Segmentação Geográfica: onde se localiza seu público? Por exemplo: bairro, cidade ou estado.
  • Segmentação Demográfica: informações básicas como idade, sexo, profissão, classe social, entre outros.
  • Segmentação psicográfica: essa segmentação se relaciona às características de  personalidade do consumidor, tais como seus valores e estilo de vida.
  • Segmentação comportamental: diz respeito a como um público se comporta em relação ao consumo de um produto, por exemplo o quanto pesquisa antes de comprar, onde faz essas pesquisas, atitudes de compra, etc.

 

  • Diferenciação

 

A diferenciação se trata de características que diferenciam uma marca ou empresa das demais concorrentes no mercado. Em um mercado de grande concorrência, é ainda mais importante pensar na diferenciação. Assim como na segmentação, existem algumas técnicas para diferenciação. São elas:

  • Superioridade: definir que sua marca é a melhor no que faz.
  • Distintividade: o seu produto não é como os outros, é diferente.
  • Produto: oferecer um produto de qualidade, agregando, por exemplo, um belo design.
  • Serviço: qualidade do serviço, suporte ao consumidor e atendimento.
  • Pessoas: funcionários capacitados que transmitem confiança e apresentam boa comunicação.
  • Imagem: uma marca conhecida do público.

Além da união da segmentação e diferenciação, existem outras coisas a se pensar na hora de construir o posicionamento da sua marca. Mostre para o mercado qual o seu valor, ou seja, quais os valores da sua empresa e como isso se reflete no seu produto. Também demonstre que sua marca quer ser atuante na vida de seus consumidores, como parte de suas vidas e até mesmo transformadora. Por fim, demonstre que sua empresa realmente sabe como fazer tudo isso acontecer.

E como um bom posicionamento  irá te ajudar no caminho do sucesso?

Ao definir um bom posicionamento e transmitir seus valores e ideais em seus produtos, forma de agir e comunicação, o resultado será que pessoas com interesses semelhantes se identificarão com sua mensagem.

Mas e como saber se o seu posicionamento está obtendo sucesso? É simples! Seu consumidor saberá com clareza a essência da marca e irá concordar com o que ela propõe. Assim seus clientes sabem exatamente aquilo que te diferencia dos concorrentes do mercado, muito bom não é mesmo?!

Hora de colocar na prática

Agora que você já sabe mais sobre posicionamento, como construí-lo e qual sua importância, é hora de colocar na prática. Lembre-se, posicionamento demanda tempo e trabalho para ser fixado na mente do consumidor, não é uma receita mágica e rápida. Posicionamento não é uma simples ação, é um processo de construção contínua dentro da empresa e persuasão para encorajar o cliente a concordar com o que a marca demonstra de si mesma. Deve ser um esforço da empresa como um todo e refletir na sua comunicação.

Quer saber mais sobre comunicação e como ela irá ajudar a sua empresa? Então confere este texto aqui do nosso blog.

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing