Você provavelmente já ouviu falar do Instagram, não é mesmo? Ele é muito conhecido por ser uma rede social de postagem de fotos e vídeos, mas vai muito além disso.
O Instagram possui um alcance enorme, uma vez que trabalha diretamente com imagens, facilitando o processamento das informações pelo nosso cérebro. É também uma das redes sociais com o maior número de engajamento, onde muitas pessoas gostam de postar e visualizar publicações diariamente.
A curiosidade é algo que sempre foi muito presente na relação público X empresa (ou serviço, se for, por exemplo, uma blogueira), e com o crescente acesso à informação, está ainda maior nos dias de hoje. Por isso, saber o que acontece no dia a dia, como é a rotina e quais são as novidades de um determinado serviço são coisas que instigam o público, além de serem recursos oferecidos pelo aplicativo.
Por esses motivos, o Instagram pode ser um grande aliado das empresas, ultrapassandoa ideia de que ele seria apenas uma rede social de postagem de fotos e vídeos.
Uma boa alternativa para promover essa relação é através do Instagram Stories, quefunciona de maneira parecida com o “My Story” do aplicativo Snapchat: podem serpostadas fotos, vídeos ou textos que ficam disponíveis para visualização durante 24horas. As “histórias” podem ser respondidas e visualizadas inúmeras vezes.
Por meio do Stories, as empresas se abrem ao público. A postagem de fotos e vídeos rotineiros atraem a todos aqueles que querem saber o que se passa na empresa de forma mais clara. Links externos também podem ser postados nas histórias, caso sua empresa possua o selo de autenticidade.
Outro ponto são as transmissões ao vivo, que são uma ótima alternativa para anunciar novidades e interagir com o público. Elas permitem que o usuário que esteja vendo a transmissão comente, em tempo real, suas impressões e opiniões.
Todos esses recursos permitem que a empresa se aproxime do público através das mídias sociais de uma maneira incrível que, além de criar um sentimento de identidade, possui um alcance enorme, facilitando com que outros públicos cheguem até o seu serviço!
A novidade mais recente proposta pelo Instagram Stories são as enquetes. Você posta um Story e seleciona o sticker “enquete”, podendo assim fazer perguntas ao público e dar duas possibilidades de resposta.
Isso ajuda, inclusive, a selecionar melhor os conteúdos a serem postados nas redes sociais de acordo com a opinião do público. Além disso, você pode ver quem votou em cada resposta! Assim, se algumas pessoas tiverem mais peso do que outras para a sua tomada de decisões, você ficará sabendo qual é a opinião delas.
Mostrar novos produtos, divulgar promoções e fazer perguntas diretas aos clientes por meio dos Stories é algo recorrente que colabora muito para o crescimento e reconhecimento dos serviços.
Um case de sucesso é a loja de roupas, acessórios e sapatos Cali Store (@calistoree), que, desde a sua criação, utilizou do Instagram para divulgar os seus produtos. Com o surgimento do Stories, a relação com o cliente se estreitou, o que contribuiu de forma efetiva para o reconhecimento da loja no mercado.
Hoje, já com um site super acessado, uma loja física e um público fiel, as novidades de produtos e promoções são postadas, diariamente, nas histórias do Instagram da loja.
Dessa forma, as informações chegam mais rapidamente ao cliente, que pode se interessar por um produto antes mesmo de entrar no site ou ir até a loja da marca.
Um outro case de sucesso é a empresa Alliance (@alliancebh), de produção de eventos. Eles utilizam o Stories para divulgar fotos de festas que organizaram e eventos que promoveram, como campeonatos de futebol para os alunos que fecham contrato de festas de formatura.
Isso, além de aproximar o cliente da empresa, mostra como o serviço não se limita apenas à festa, podendo ser muito mais amplo e divertido. Ou seja, o Stories é utilizado para divulgar os valores, o discurso da empresa, o que contribui para o reconhecimento dela no mercado.
Ou seja, investir na plataforma Instagram é algo que aumenta (e muito) o reconhecimento de sua empresa, uma vez que essa rede social possui um engajamento enorme.
Focar no Instagram Stories colabora de maneira efetiva para a interação e aproximação do público, além ser um aliado no gerenciamento da sua marca!
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Gostei muito!
Com certeza irei compartilhar. Interessante e com informativo.
Parabéns e obrigada.
Brigada Lumena! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo :)