Search

Como a organização pode influenciar na sua produtividade?

Rate this post

Você com certeza já passou por dias muito estressantes por não estar conseguindo resolver seus problemas no tempo certo. E em um mundo em que o mercado é muito concorrido em quase todos os campos de atuação, qualquer estratégia que possa melhorar a sua produtividade é muito bem-vinda!

Por isso, separamos esse post para falar de uma das mais importantes: a organização. Então confira as nossas dicas para não perder a cabeça naquela semana de trabalho super cheia!

A relação entre organização e produtividade

Falar de organização é tão importante quanto abordar qualquer outro aspecto que torna alguém um bom profissional, como foco e eficiência. Isso porque a falta dela pode fazer com que você se perca nos seus objetivos e nos seus prazos a serem cumpridos e, desse modo, prejudique processos essenciais da empresa ou órgão em que trabalha.

Ou seja, um profissional que não mantém suas tarefas bem organizadas termina por não conseguir resolvê-las com agilidade, engajamento e qualidade. Mas calma! Nunca é tarde para fazer um balanço do que foi feito de certo e errado e corrigir as falhas para poder crescer sempre mais.

Aqui  vão algumas dicas de como se organizar melhor:

Faça uma lista das suas atividades e defina prazos

Comece a semana listando todas as atividades que você terá que realizar: isso fará com que você tenha uma visão geral de toda a quantidade de trabalho a ser feito e, assim, saiba o que deve ser priorizado.

Feito isso, organize os prazos para a conclusão de cada tarefa e tente reduzi-los com o passar dos dias. Vá marcando o que já foi feito ao longo da semana e, no final do expediente, faça um rascunho dos compromissos do dia seguinte.

Uma estratégia interessante é usar bons aplicativos de organização, como o Evernote e o Neotriad!

Simplifique os processos

Essa estratégia pode ser feita a partir do uso – e abuso – da tecnologia disponível: deixe sua precisão trabalhar a favor dos seus resultados!

Um bom exemplo é criar documentos através de ferramentas do Google como o Google docs, o Google planilhas e o Google slides, pois elas permitem que várias pessoas possam alterar o documento ao mesmo tempo e acessá-lo com maior facilidade em smartphones.

Assim, é possível ganhar tempo e tornar o seu trabalho muito mais fácil, ágil e dinâmico, já que trocar ideias e ações com seus colegas (ou com você mesmo, caso trabalhe sozinho) simultaneamente é bem mais produtivo! E, claro, você irá conseguir resolver seus compromissos onde quer que você esteja!

Organize seus documentos

É importante que você crie categorias para seus documentos, como: “projetos”, “pesquisas”, etc. Tente também separá-los por ordem de urgência, e mantenha os assuntos já resolvidos e os assuntos não resolvidos em locais diferentes.

Isso porque documentos organizados dessa forma vão evitar que, durante uma urgência, você não perca a cabeça resgatando um documento importante dentro de pilhas e mais pilhas de informações!

Evite o uso de muitos papéis

Eles não só ocupam espaço, como possuem diversos problemas, como a possibilidade de perda, a deterioração com o passar do tempo e o fato das informações ficarem em locais separados, dificultando o acesso e a sua administração.

Isso não só propicia falhas, como também consome tempo do expediente em que você poderia estar se dedicando a outras atividades mais importantes.

Adote um software de gestão financeira

Esse é o passo definitivo para ganhar muito em organização e produtividade e é válido não só para empresas, como também para profissionais mais autônomos.

Um software de gestão pode ser uma excelente solução para simplificar os processos – com destaque ainda maior quando o assunto é gestão financeira. Ele vai agrupar todas as informações necessárias em um só lugar, sem a necessidade de criar uma enorme papelada.

Além disso, ele ainda oferece diversos serviços úteis que podem facilitar bastante a sua gestão, como por exemplo: gerar de relatórios de resultados, trazer mais controle sob aspectos das finanças (como contas a pagar e receber) e até auxiliar na montagem de um plano financeiro!

E a vantagem de toda essa eficiência operacional? Aumentar a lucratividade e reduzir prejuízos!

Prepare-se para começar a se organizar!

Essas foram algumas dicas simples (porém muito importantes!) que poderão ajudar você a realizar suas atividades com mais qualidade, tornando o ambiente de trabalho mais harmônico e, consequentemente, mais produtivo.

A organização também contribui para que o cérebro consiga armazenar mais informações de maneira ordenada e, assim, fazer com que você tenha maiores condições de ter melhores ideias e insights para o seu trabalho!

Gostou do post? Então saiba mais dicas sobre o assunto em mais um dos nossos textos e se torne um expert em produtividade!

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing