Você já percebeu que as empresas têm aproximado sua relação direta com o cliente? E já percebeu também como é bom sentir que elas se importam com você e querem te ouvir? Isso se chama Marketing de Relacionamento, e nós vamos te explicar como ele pode ajudar a trazer sucesso para sua empresa!
Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias que têm como objetivo captar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem promotores da sua marca.
O que ele pretende nada mais é do que criar um relacionamento entre a empresa e os clientes, através de uma atmosfera íntima e pessoal. Isso beneficia não só o cliente, que vai ser melhor atendido, mas também a empresa, pois esta vai fidelizar clientes, o que ajuda a aumentar as vendas, e receber feedbacks melhores.
Utilizar o Marketing de Relacionamento na sua empresa acaba se tornando um diferencial em relação às concorrentes. O cliente terá uma experiência melhor com a sua empresa e, por esse motivo, ele irá escolhê-la quando necessitar novamente dos seus serviços! Além disso, ele também irá falar bem do seu negócio para conhecidos, fazendo um marketing gratuito para você.
Existem várias formas de aplicar o Marketing de Relacionamento, a maioria delas digitais. A forma mais comum e utilizada é através das redes sociais, produzindo conteúdos descontraídos e respondendo comentários e mensagens, para que o cliente se sinta próximo e crie uma relação de confiança.
Outra forma comum é o e-mail marketing. Fazer um e-mail descontraído, informal e pessoal vai fazer com que o cliente sinta que há de fato um relacionamento entre ele e a empresa e vai levá-lo a confiar nela, ajudando mais uma vez com a fidelização.
Mas há também a aplicação do Marketing de Relacionamento offline, que pode funcionar com brindes ou com algum sistema de recompensas para clientes fiéis, ajudando no aumento das vendas.
Antes de começar a aplicar essa estratégia na sua empresa, é importante conhecer o seu público. Para isso, deve-se criar a buyer persona, que nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal. Assim, com a buyer persona em mãos, é hora de aplicar o Marketing de Relacionamento para atraí-la e fidelizá-la.
O princípio fundamental e que deve ser aplicado sempre no Marketing de Relacionamento é o atendimento humanizado. É muito importante mostrar sempre para o cliente que quem está por trás da tela respondendo a ele é uma pessoa, e não um computador – como ocorre na maioria das vezes.
Usar linguagem informal, chamar o cliente sempre pelo nome, se mostrar disponível e atencioso são atos essenciais e que vão fazer toda a diferença. A partir dessas ações, o cliente vai aumentar sua confiança na empresa e terá sempre sua preferência por ela.
Além disso, é muito importante também que a empresa tome posicionamento e se mostre disposta a resolver os problemas que os clientes relatam a ela, pois assim estes vão se sentir importantes e vão ver que têm de fato um grande valor para a sua empresa.
A Nubank é uma das melhores empresas quando se fala de Marketing de Relacionamento. O atendimento dela é totalmente humanizado e personalizado, o que faz com que ela seja uma das empresas mais bem faladas do mercado, o que a tornou muito requisitada.
Um bom exemplo sobre o Marketing de Relacionamento da Nubank é o de um cliente que teve seu cartão mastigado pelo seu cachorro e, ao solicitar um novo, a empresa mandou também uma carta escrita à mão e um brinquedo roxo, cor da Nubank, para o cachorro. O cliente postou essa história no Twitter e ela viralizou, novamente uma forma de marketing gratuito em consequência do Marketing de Relacionamento.
Outra grande empresa referência neste tipo de marketing é a Netflix. O que ela faz é produzir um conteúdo descontraído que é a cara de seu público-alvo: jovens. As postagens são, na maioria, vídeos e imagens com legendas engraçadas, que geram milhares de curtidas e comentários.
Além de conteúdo, a Netflix também responde a maioria dos internautas em suas redes sociais, seja por comentários ou por mensagens diretas. Muitas vezes ela chega até a fazer respostas engraçadas que viralizam, como foi o caso de quando afirmou que gostaria de ser chamada de “a Netflix”, pois é uma menina.
Claro! O resultado pode não vir a curto prazo, mas a fidelização de clientes que você vai conquistar com certeza vai causar um grande impacto positivo no seu negócio. Além disso, o marketing gratuito que você vai obter com a divulgação boca a boca vai ajudar a aumentar suas vendas.
Comece com a sua buyer persona e depois com o marketing digital, já que este é mais fácil e não tem custos. Depois, vale partir para o Marketing de Relacionamento offline e buscar outras maneiras de conquistar a confiança e a fidelidade dos seus clientes!
Agora que você já sabe o que é Marketing de Relacionamento e como pode aplicar ele na sua empresa, que tal aprender mais sobre a relação cliente e empresa?
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