Você já assistiu ou ouviu falar de House of Cards? Bom, essa série da Netflix têm feito muito sucesso por abordar o Marketing Político e suas estratégias. Esse tipo de Marketing se trata justamente das estratégias traçadas para a construção de uma imagem forte que venha a garantir as movimentações políticas de determinado candidato ou partido.
Se você gosta do assunto e sempre teve vontade de entender como campanhas bem feitas podem vencer eleições e também como escândalos podem ser abafados, esse é o artigo ideal!
Ter uma Imagem Pública significa, em poucas palavras, existir publicamente. Uma imagem pública não precisa ser necessariamente vinculada à uma pessoa. Ela também pode ser um objeto, um local ou até mesmo um fato, como grandes acontecimentos que marcaram de alguma forma a sociedade.
É preciso ter em mente que conquistar essa Imagem Pública não é algo que acontece de uma hora para outra. Ela deve ser pensada como uma grande disputa de perspectivas, demorando muito tempo para ser formada a partir de análises, opiniões e representações.
Além disso, a imagem pública é algo construído, já que ela se encontra no campo da recepção. Os fatos e atitudes tomadas em determinadas situações fazem com que as pessoas compartilhem valores e ideias sobre algo, vinculando essa percepção à sua imagem pública.
Para a construção de uma imagem pública existem três etapas essenciais que devem ser consideradas. Dá só uma olhada em cada uma delas!
Como é preciso existir publicamente, o primeiro passo é criar fatos e eventos para conseguir emplacar uma imagem pública! Para isso, é preciso pensar em ações que façam com que as pessoas voltem sua atenção para o que for desejado.
Nesse momento, é preciso tomar cuidado para que essa imagem não se relacione a algo negativo.
É preciso pensar a Imagem Pública a partir do desejo dos veículos de comunicação e criar uma relação com estes. Já que é a imprensa, na maioria das vezes, quem dita o que será ou não aceito e também o que será enquadrado e terá um certo enfoque, essa etapa é uma das mais importantes para a consolidação de uma imagem pública.
Essa é a etapa da recepção, ou seja, esse é o momento em que a imagem pública realmente se consolida. É muito importante entender que ela é formada a partir de um conjunto de intérpretes que produzem significados sobre aquilo que lhes é apresentado. Assim, é extremamente importante ficar por dentro do que tem sido dito nas mídias sociais, bem como o Facebook, o Instagram, e o Twitter.
É importante entender que essas fases são interdependentes e, ao não considerar uma das etapas, o resultado final está sendo colocado em jogo. Para ficar mais claro, vamos partir para um exemplo!
Quando pensamos em Barack Obama, ex presidente dos Estados Unidos, muitas coisas nos vem à cabeça. Sua Imagem Pública é extremamente marcada, para muitos, por sua simpatia e por sua subversão a determinadas regras de etiqueta que os outros presidentes costumavam seguir.
Considerado um grande marco da comunicação política, Obama conseguiu mobilizar um contingente enorme de jovens que votaram e se engajaram pela primeira vez em uma campanha eleitoral. A questão que fica é: como ele conseguiu fazer isso?
A estratégia utilizada por sua equipe de Marketing e Comunicação foi fazer Obama presente em todas as redes sociais. Além disso, ele também participava de programas de entretenimento e mostrava que, assim como qualquer pessoa, ele também tinha costumes e hábitos pessoais.
Essa relação mais próxima com a realidade da população fez com que um carisma muito grande fosse associado à figura do ex presidente, tornando-o diferente de todos os outros que já passaram por esse cargo. Obama é, portanto, um marco na utilização da comunicação digital de uma maneira muito criativa para a construção de uma imagem pública.
Agora que já entendemos o que é preciso para a aquisição de uma Imagem Pública, chegou o momento de saber como a negociação pode impulsioná-la positivamente. Antes de compreendermos o que é de fato uma negociação, é necessário passar por dois outros conceitos: o de domínio e o de convencimento discursivo.
O primeiro se trata de um grupo que acumula uma grande quantidade de poder que acaba por eliminar a existência de divergências e de grupos com diferentes formas de se pensar. Já o segundo diz respeito a criação de alguns consensos a partir de argumentos chave. Trata-se de convencer ou de ser convencido pelos outros.
Assim, a negociação política é justamente a forma de composição do poder que surge entre o domínio e o convencimento discursivo. Ou seja, a partir do acúmulo de poder, pode-se convencer as pessoas sobre algo ou alguém, dando origem às alianças e às barganhas.
Existir publicamente e negociar são fatores totalmente ligados ao marketing político. Tendo em vista que o Marketing se baseia no gosto pela novidade, o jogo político demanda a articulação com a comunicação de massa, de modo a encontrar as melhores estratégias para agregar valor a determinadas instâncias.
Por mais que muitas pessoas pensem que o Marketing é trabalhado apenas nos períodos eleitorais, é preciso desconstruir essa ideia. Nos tempos atuais, há uma hipervisibilidade da política nos meios de comunicação e, por esse motivo, é essencial que cada movimentação seja calculada e planejada.
Com essa grande cota de visibilidade voltada à política, o controle social dos governos nunca foi tão presente. As informações são transmitidas para as pessoas quase instantaneamente, fazendo com que estratégias para criar Imagens Públicas positivas e negociações sejam fundamentais para o jogo político.
Nesse texto, vimos que Marketing Político tem como principal objetivo criar estratégias para divulgar um candidato ou um partido, mas a ideia central não é fazer com que eleições sejam vencidas. É preciso entender que, no contexto político atual, as eleições são intermináveis, afinal as pessoas estão em negociação o tempo todo, seja dentro ou fora do período eleitoral.
O Marketing político surge, portanto, como uma forma de garantir que a imagem de determinado partido ou candidato será positiva para efetivar e garantir suas futuras articulações.
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