Cada vez mais as empresas estão deixando a velha maneira de fazer propaganda e apostando em estratégias mais atuais. E nesse contexto que a produção de webséries por grandes marcas entra e toma forma.
Pode-se pensar a websérie como um tipo de conteúdo estruturado para ambientar o público com a empresa e melhorar o relacionamento entre os dois. É um tipo de marketing de conteúdo que pode ser explorado pela marca para se aproximar do público, além de ser feito de maneira episódica. Esse formato aumenta a curiosidade e o desejo por saber o final da história.
Além disso, a websérie faz uso do storytelling para ser efetiva. Ela cria uma narrativa, uma história que prende o espectador. Assim, fica mais fácil passar os conceitos e ideais da marca, e o entretenimento acaba servindo como estratégia de venda, não apenas puro divertimento.
Para você conhecer mais sobre as webséries que estão rolando por aí e se inspirar nelas para produzir o melhor conteúdo para sua marca, separamos 5 exemplos que podem te ajudar nessa missão:
Essa websérie brasileira foi criada pela Volkswagen e aborda as aventuras de Márcio, um especialista em segurança digital. A série contém 8 episódios e é dirigida por Marcus Alqueres. O enredo é recheado de mistérios e tramas enigmáticas e os carros da marca também se fazem presentes!
A parte especial da produção é que a empresa que está desenvolvendo o projeto também contratou um time para analisar o desempenho da série. Essa equipe ficará responsável por monitorar o desempenho da websérie nas redes sociais.
Essa é uma série mais literal, produzida pela marca brasileira de refrigerantes Guaraná Antárctica. A inovação, nesse caso, vem do meio no qual os episódios foram publicados: o Instagram.
Os vídeos eram curtos e associavam o consumo deste refrigerante a outros alimentos. Isso era feito mostrando pequenas receitas práticas, deixando os vídeos com duração de aproximadamente 30 segundos.
Também é possível criar um conteúdo mais tocante, com maior apelo para o emocional do público. Nessa produção da gigante Coca-Cola, podemos ver, a cada episódio, uma história de superação diferente.
O título em português, que quer dizer “Encruzilhadas”, tem muito a ver com a temática abordada. As situações mostradas, que poderiam acabar em crueldade, terminam como atos de bondade. Essa ação da marca ajuda o público a enxergar melhor o engajamento da Coca-Cola com ações sociais.
Essa websérie de 4 episódios contou com uma ação promocional integrada a ela. Com a intenção de promover o seu programa de esqui, a American Airlines idealizou esta produção. Nela, dois youtubers muito conhecidos na época (Chongas e Jacaré Banguela) foram chamados para tentar esquiar sem neve.
Além dos vídeos exibidos, a promoção constava em responder a pergunta “Dá para curtir uma estação de esqui sem neve?”. O participante que desse a resposta mais criativa ganharia uma viagem ao Colorado para realmente esquiar no programa da empresa.
Esse já é um exemplo que utiliza do humor para chamar a atenção do público. O site de móveis Mobly chamou a atriz Tatá Werneck para estrelar os vídeos desse canal. A cada 15 dias um novo episódio foi postado, mostrando porque comprar móveis na internet.
Essa estratégia é muito interessante, pois conta com uma personalidade famosa, que agrega bastante valor ao vídeo. Além disso, traz um entretenimento de fácil assimilação por se tratar de um programa humorístico.
Agora que você já conheceu vários tipos de webséries e já sabe o seu valor, está na hora de por a mão na massa! Existem vários modelos e opções, basta você identificar a que mais se adequa à realidade da sua empresa. Pense bastante em quais ideias você vai querer passar e busque a melhor estratégia para conseguir transmití-las.
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