4 marcas que dão um show de interatividade e marketing no Twitter!

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Hoje em dia, vivemos em uma era digital em que cada vez mais o meio virtual é usado para a troca de ideias e propagação de informações. Nesse contexto, as redes sociais tem ganhado cada vez mais visibilidade.

Por isso, para facilitar a comunicação com seu público e otimizar a divulgação dos seus serviços e produtos, usá-las é uma estratégia bastante eficaz.

O twitter em particular tem se destacado por, além de ser de fácil adesão, constituir uma ótima oportunidade de atendimento, monitoramento e humanização das marcas. Por esses e outros motivos, é uma excelente forma de aplicar estratégias de marketing e impulsionar o seu negócio.

Pra você entender melhor como isso funciona na prática, separamos alguns cases de marcas que tem se sobressaído quando o assunto é interatividade no Twitter.

Ponto Frio

Famosa por suas postagens frequentes e características, a loja de eletrodomésticos tem se esforçado para se aproximar dos internautas que utilizam o Twitter. Com cerca de 264 mil seguidores, a rede interage com os usuários de uma forma peculiar: se intitula um pinguim e nomeia quem os acompanha de ‘’Pinaltinhas’’. Pode parecer estranho, mas na verdade, essa é uma forma de se aproximar dos consumidores, fazendo com que eles se sintam parte da empresa.

Além disso, a marca procura utilizar uma linguagem mais informal em seus tweets, fazendo inclusive o uso de gírias. Para favorecer ainda mais a aproximação, as publicações abordam temas atuais que têm ganhando visibilidade e conquistado o interesse de muitos, principalmente dos jovens. Os retweets e respostas também são recorrentes.
exemplo ponto frio

Mc Donald’s

Com quase meio milhão de seguidores, a rede americana de hambúrgueres também se esforça para atrair os adeptos da era digital. Porém, é facilmente perceptível que a propaganda de seus produtos é mais forte e, de certo modo, mais direta se comparada a de outras marcas. Isso é comprovado pela alta frequência de posts com fotos dos alimentos, acompanhadas inclusive de seus respectivos preços.

Todavia, a rede não deixa de interagir com seus usuários. Para isso, são usadas estratégias como enquetes e tweets  com perguntas e desafios que estimulam a comunicação. As hashtags também são bastante usadas na página, elas constituem palavras chaves sobre um tópico específico que ajudam a aumentar o alcance das publicações.

Outro artifício utilizado pela empresa para a promoção de seus produtos são os retweeets. Frequentemente, usuários que mencionam positivamente o restaurante e o elogiam tem seus tweets retransmitidos. Veja um exemplo de uma situação em que isso aconteceu duas vezes seguidas:

 

Itaú

Apesar de utilizar uma linguagem mais formal se comparada à outras marcas, o twitter do Banco Itaú é o lugar certo para quem procura estar sempre por dentro das novidades.

A página conta com as mais diversas informações: Dicas culturais, informações sobre a economia do país e até mesmo causas sociais. Toda essa diversidade de temas contribui para que a interação dos seguidores com as postagens seja alto.

Uma época que em o Twitter da empresa bombou foi quando ocorreu o Rock in Rio. Sabiamente, a marca aproveitou a parceria com evento para a produção de uma grande quantidade de postagens sobre ele. Como o assunto estava em alta, não poderia ser diferente:  o engajamento foi alto.

Netflix

E, para finalizar, não poderia faltar a Netflix. Sempre atenta ao Customer Experience, a marca faz de tudo para interagir com seu público e proporcionar a melhor experiência possível do cliente com o seu serviço. O número de seguidores é um bom indício de que esse esforço tem dado resultado: São mais de 2,8 milhões de usuários seguindo e acompanhando as postagens da página.

Os tweets usam do bom o humor para abordar assuntos cotidianos e situações que a maioria da população vive. Além disso, os filmes e séries produzidos também possuem muito lugar entre as publicações. Para abordar essa diversidade de conteúdos, os formatos usados são os mais diversos: desde simples frases até imagens, gifs, vídeos e enquetes. Essa diversidade torna a página mais dinâmica e convidativa.

Vale lembrar que a marca também está sempre respondendo os  tweets não só de seus seguidores, mas até mesmo de outras empresas. Um bom exemplo é essa interação com a rede social da emissora SBT:

 

Afinal, como o twitter pode ajudar a minha marca?

O twitter é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. Usá-lo para estar próximo do seu público é uma forma de entender melhor como ele se comporta e quais os seus interesses. Além disso, processos como a obtenção de feedbacks e a percepção da jornada do cliente ocorrem de maneira mais natural. Dessa forma, fica cada vez mais fácil trabalhar para propiciá-lo uma boa experiência com a sua empresa e adaptar o seu produto para que ele agrade os consumidores.

Como nota-se pelo texto, cada marca usa as estratégias que julga serem mais adequadas para alcançar seu público. O importante é se esforçar para conseguir o melhor engajamento possível!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como as marcas têm usado o twitter, que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto? Baixe o ebook gratuito da Rock Content sobre Marketing no Twitter e descubra mais!

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