Categories: Uncategorized

Por que contratar uma agência para serviços de comunicação?

Rate this post

Você já parou pra pensar em todas as preocupações que se deve ter ao administrar um negócio? Registros no cartório, contas no banco, contratação de funcionários, mapeamento dos serviços oferecidos…

No meio de tantos procedimentos, é bem comum que esqueçamos um dos elementos principais: ter uma boa comunicação com o público.Sabemos que a maioria das pessoas possuem dúvidas quanto à importância de se investir em uma agência, seja ela de pequeno ou grande porte.

Se você chegou a esse texto e se identificou, temos uma ótima notícia: neste post, iremos explicar tim-tim por tim-tim as vantagens de se contratar uma agência de comunicação para o seu negócio. Ficou curioso(a)? Então não saia daí!

Entenda o contexto atual

Estamos definitivamente vivendo na era digital.  A todo momento somos bombardeados por informações dos mais diversos tipos: notícias, anúncios, publicações, notificações de redes sociais… Quem é que nunca ficou incomodado por ter que esperar aquele anúncio chato acabar para finalmente assistir a um vídeo?

Para além do meio digital, os lugares que frequentamos agora também estão mais caóticos: placas e outdoors a cada esquina, pessoas distribuindo flyers no sinal, propagandas atrás dos ônibus… O mundo de hoje provavelmente em nada se parece com aquele da época dos nossos pais.

É nessa conjuntura que se torna indispensável uma qualidade para que as empresas consigam atingir seus objetivos: saber se destacar das demais. É isso que vamos explicar logo a seguir.

O grande segredo

Se destacar no mercado competitivo de hoje em dia é algo mais complexo do que parece. Para aplicar tais estratégias, entram em jogo várias variáveis: escolher o tom do discurso, conhecer os interesses e as dores do público alvo, gerenciar os canais de comunicação, além de conseguir sempre manter de forma positiva a imagem desejada.

Em outras palavras, deve ser feito um grande planejamento para que a empresa siga o melhor caminho possível e, assim, consiga obter um grande crescimento de vendas e aceitação no nicho desejado. Para isso, nada melhor que contar com os profissionais que mais entendem desse assunto!

Chame os especialistas!

É aí que entra a atuação das agências: são elas as entidades mais capacitadas para fazer com o que o seu negócio alavanque e consiga se consolidar no mercado. São elas que conseguirão identificar, de forma eficaz, os problemas vivenciados pelo público-alvo e saberão articular — de maneira criativa — os meios de comunicação para obter um maior engajamento dos consumidores.

Quer saber sobre alguns serviços que podem ajudar de uma vez por todas o seu negócio a crescer? Então continue lendo!

Planejamento: por trás das estratégias

O Planejamento é a área da comunicação que, assim como falamos agora há pouco, traçará o modo de atuação da empresa nos meios. Um serviço essencial é o Plano de Comunicação, que elabora a forma de comunicação interna e externa da empresa.

O serviço abrange desde anúncios e campanhas de divulgação até o atendimento e posicionamento no mercado. Geralmente é um documento entregue impresso e/ou em arquivo pdf.

Outro serviço bastante interessante é o Planejamento de Campanha, que abrange a elaboração estratégica de uma campanha, englobando todas as esferas de divulgação. Ele inclui pesquisa de mercado, cronograma, meios de comunicação a serem utilizados, além dos conceitos da campanha. É um serviço essencial para que sua campanha atinja os objetivos planejados!

Mídias sociais: aproxime-se do seu cliente!

Para ter uma comunicação impactante com o seu público, produzindo conteúdo relevante para essas pessoas, é importante investir nas mídias sociais da sua marca. Dessa forma, o cliente se sentirá mais próximo da empresa, construindo assim uma relação de afinidade — o que é positivo para uma maior fidelização e indicação boca-a-boca.

Um dos serviços que você pode contratar é o Plano de gerenciamento, que consiste na elaboração de um documento formado a partir de pesquisas de mercado, público e estratégias de relacionamento entre marca e o cliente para o Facebook do contratante.

E, para administrar de forma inteligente o Facebook da sua marca, é interessante também contratar um gerenciamento de Facebook. O serviço se trata basicamente da produção de conteúdo e postagens de acordo com o posicionamento da empresa e o interesse do público. Ao longo de um mês, são realizados por volta de 15 posts após a finalização.

Identidade visual: dê uma cara à sua marca!

Já ouviu falar do termo identidade visual? Basicamente, ela é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais do empreendimento. Em outras palavras, é a representação visual da marca.

Dentro da identidade visual, existem dezenas de serviços que podem ser feitos por uma agência de comunicação. Um dos mais conhecidos é o logotipo, que consiste na elaboração de um símbolo gráfico e/ou tipográfico com o propósito de identificar uma marca ou empresa. Caso você já possua um, é possível contratar uma revitalização de logotipo, que nesse caso consistirá numa repaginação de um já existente.

Ainda dentro dessa área, também existem os serviços de papelaria: cartão de visita, envelope, timbrado, pasta, catálogo e cartilha. Sem contar com os materiais de divulgação — flyers, folders, cartazes, etiquetas, embalagens, convites e certificados, entre outros. Investir nesses materiais com certeza causará uma ótima impressão para a sua marca, adicionando um toque de personalização.

Redação: a experiência por meio das palavras

Além dos serviços que citamos acima, para uma boa comunicação com o público, é essencial que os textos contidos em seus serviços e materiais sejam condizentes com o propósito da marca num todo. Para resolver este problema, entram os serviços de redação.

Um deles é criação de nome — para a marca ou para um produto — durante a qual é realizada uma análise determinando o que o nome precisa transmitir para que atinja o público de maneira positiva, além de transmitir os conceitos que definem o objeto ou a empresa.

Outro serviço importante é a criação de slogan, que consiste na elaboração de uma frase impactante para a marca. O processo de criação segue a mesma lógica do nome: é realizada uma análise aprofundada durante sua confecção, identificando a melhor estratégia para a empresa.

Além disso, é importante denotar que o redator, numa agência de comunicação, geralmente atua na maioria dos serviços, desde que este conte com uma demanda textual.

Invista e veja os resultados!

Ficou surpreso com a complexidade de uma boa comunicação? Não perca tempo! Se você está abrindo um negócio ou já possui um e está insatisfeito com seus resultados, este é o momento pra você procurar uma agência de comunicação. É bem provável que você encontre uma em sua cidade!

A Cria UFMG é uma agência júnior de comunicação, localizada em Belo Horizonte. Todos os serviços que citamos neste texto — planejamento, mídias sociais, identidade visual e redação — são oferecidos por nós, com o selo garantido de qualidade!

Quer saber mais sobre como funcionamos? Dá uma olhadinha no nosso site e nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Será um prazer conhecer você!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

8 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago