Que as estratégias de marketing são boas para uma empresa todo mundo sabe, não é? Com elas, é possível se destacar no mercado e alavancar os resultados do seu negócio.
Mas nada disso será possível se você não tiver uma equipe de funcionários motivada e satisfeita com o trabalho no geral.
Para isso, usamos uma tática que pode trazer muitos benefícios para sua empresa: o endomarketing! Se você quer entender melhor como essa tática pode ser benéfica para o seu negócio, fizemos esse post para te ajudar!
Mas afinal, o que é o Endomarketing?
Ao passo que, no marketing externo, as ações são mais direcionadas ao cliente, de modo a convencê-lo a comprar seus produtos ou seus serviços, no endomarketing – ou marketing interno, o foco se volta completamente para os funcionários da sua organização.
Chamamos de endomarketing, então, todas as estratégias dirigidas para o interior de uma empresa que possuem o intuito de gerar um maior engajamento de seus membros e, assim, criar um sentimento de “time” entre os colaboradores.
Nesse sentido, é muito interessante que o setor de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos de uma empresa esteja alinhado com o de Marketing. É essencial ter uma equipe conectada, para que as dores da empresa sejam reconhecidas e soluções e ações sejam pensadas com mais eficácia.
Como aplicar um endomarketing efetivo?
Para que uma ação de marketing interno seja bem-sucedida, ela precisa ser bem desenvolvida e planejada. Por isso, nós trouxemos quatro dicas para você colocar em prática agora mesmo!
1- Pense nos objetivos
Pensar aonde você quer chegar é muito importante na hora de decidir qual ação você deve executar. Por exemplo: se uma empresa está com um problema de falta de motivação dos seus funcionários, o objetivo do endomarketing pode ser melhorar os níveis de motivação.
2- Faça um planejamento
Depois que você sabe aonde pretende chegar, é importante pensar em como você vai chegar lá. Para isso, elaborar perguntas como “quanto tempo eu tenho para atingir esse objetivo?” ou “quanto vai custar para eu colocar minha ação em prática?” é uma ótima escolha.
3- Crie uma cultura de reconhecimento e feedbacks
Após definir os objetivos e fazer um planejamento, está na hora de partir para a ação! Uma alternativa boa para motivar os membros é reconhecer as atitudes adequadas, os bons exemplos e dar feedbacks sempre quando for preciso.
Assim, a empresa se torna um lugar mais harmonioso, transparente e os funcionários se sentirão mais à vontade para trabalhar.
4- Faça eventos colaborativos
Eventos colaborativos como workshops, palestras ou até mesmo confraternizações são grandes aliados para quem deseja dividir suas experiências do trabalho e da vida com os colegas.
Ter um espaço para que os funcionários possam conversar e descansar também é uma excelente opção! Tal prática estimula a empatia, melhora o clima organizacional e aumenta o rendimento dos trabalhadores.
E quais benefícios eu ganho com um bom endomarketing?
Como já foi dito, o endomarketing é uma técnica que afeta diretamente os resultados da sua empresa. Dá só uma olhada em alguns de seus principais benefícios:
1- Crescimento da motivação dos funcionários
Usar as táticas de marketing interno faz com que os trabalhadores se sintam mais felizes e confiantes com o serviço realizado e com o ambiente de trabalho. Além disso, o ânimo dos colaboradores aumenta quando a empresa se mostra receptiva às sugestões dos seus membros.
O resultado é que, quanto mais aberta às propostas dos funcionários uma empresa está, mais membros sentirão vontade de argumentar e sugerir novas ideias, criando assim um brainstorm contínuo.
azer um ótimo benefício, pois, assim como nos brainstorms, as melhores ideias surgem quando menos esperamos.
Quer saber mais alguns métodos para motivar os membros da sua empresa? Dá uma lida nesse outro texto do nosso blog!
2- Diminuição da rotatividade dos membros
Atualmente, a retenção de membros é um problema que a maioria das organizações enfrentam.
No entanto, é extremamente importante para uma organização que um membro se sinta parte da empresa e goste do que faz! Além de se tornarem promotores da sua marca e contribuírem para o seu marketing externo, os funcionários não vão querer se desligar.
Esse benefício é ótimo para um fator que chamamos de gestão do conhecimento. Ou seja, garantir que o conhecimento permaneça na empresa, seja por documentos arquivados, ou até mesmo através dos membros que ficam no quadro de funcionários do seu negócio por mais tempo.
Outro fator que auxilia na retenção de membros é o que chamamos de employer branding, que consiste em fazer com que sua empresa se torne um destino atrativo para os colaboradores.
3- Aumento da produtividade e das vendas
A relação entre vendas e produtividade é diretamente proporcional. Sendo assim, quanto mais produtivo um funcionário for, mais a empresa conseguirá vender.
Uma vez que os empregados se sentem mais confiantes e motivados com o trabalho, eles terão uma conduta mais proativa e segura. Isso agrega valor ao produto e chama a atenção dos clientes, contribuindo para maiores oportunidades de negócios.
É importante lembrar que os benefícios a serem conquistados dependem de empresa para empresa, do planejamento e de como o endomarketing foi aplicado. O tempo para um resultado satisfatório também é um fator que pode variar.
Agora que você já percebeu que um bom marketing interno pode melhorar os rumos do seu empreendimento, que tal ver quatro exemplos dessas ações em prática? Confira esse texto do Blog!