Descobrir a melhor forma de investir em Marketing é uma questão que assombra qualquer gestor. Como investir, no que investir e qual tipo de investimento vai gerar mais resultado? Com certeza você já se deparou com essas dúvidas e questionamentos no seu ambiente de trabalho.Mas você sabia que existe uma forma super simples de medir isso? Isso mesmo, é através do ROI (Return Over Investment).
O ROI, (Return Over Investment) ou Retorno sobre investimento, em tradução livre, é uma métrica muito utilizada pelos Gestores de Marketing. Ela serve para medir quão bem sucedida foi alguma estratégia de marketing ou, em linhas mais gerais, um investimento.
Todo investimento visa, de alguma forma, gerar um lucro ou resultado, caso contrário ele seria apenas um gasto, certo? É interessante, também, que o investimento seja o menor para o maior resultado possível, assim, otimizando o budget de marketing.
Pois o ROI serve justamente para isso. Ele possibilita que você calcule a relação entre o dinheiro investido em uma estratégia e o lucro gerado por ela. Dessa forma, você otimiza seus resultados, ao mesmo tempo em que reduz seus custos.
Quer saber melhor como o cálculo do Retorno sobre investimento pode te ajudar? Então continue lendo esse artigo!
Como eu falei, o ROI pode te ajudar a otimizar seus resultados e reduzir seus custos. Mas como assim?
Você já deve ter se deparado com um número enorme de ferramentas e estratégias pagas, que prometem sempre ser as melhores para o seu negócio. Com essa grande quantidade, é possível que você fique confuso com qual irá, de fato, gerar mais resultados.
Isto é comum, pois, como tudo no Marketing, não existe uma “receita de bolo” pronta para ser aplicada.
Portanto, uma ótima estratégia para não perder tempo e dinheiro é aplicando o cálculo do ROI na sua empresa.
Principalmente utilizado no Marketing Digital, por ser mais facilmente mensurável – um dos maiores motivos para investir na área! – , o ROI pode ser aplicado em diversas frentes, como:
Mas atente-se: é claro que o Retorno sobre Investimento não deve ser o único indicador que seu time de marketing deve analisar. No entanto, ele é, definitivamente, um bom guia.
Agora que você já entendeu o que é o ROI e como ele pode ajudar sua empresa, é hora de aprender como calcular esse indicador.
A formulário é bem smples:
Imagem 1 – Fórmula Cálculo ROI
O Lucro obtido é o quanto sua empresa arrecadou após realizar um investimento. É importante atentarmos aqui que estamos falando do Lucro Bruto, ou seja, sem a subtração dos custos!
Este é simples e unicamente quanto foi investido na estratégia em questão. É importante calcular todos os gastos necessários para que o cálculo seja preciso. Mas não se preocupe, ainda vou falar mais sobre os cuidados necessários ao se aplicar o ROI!
Agora que a fórmula está clara, vamos ver uma aplicação na realidade:
Como você pode ver, o resultado foi 300%.
O que isso quer dizer? Simples: o retorno sobre o investimento feito foi de 300%, ou seja, que você arrecadou 3 vezes mais do que gastou na estratégia em questão.
O Cálculo do ROI é, muitas vezes, mais simples do que imaginamos. Mas isso não quer dizer que ele deve ser calculado despretensiosamente. Existem alguns cuidados muito importantes na hora de calcular o seu Retorno sobre Investimento:
Mais uma vez, no marketing, não há certo ou errado. Por isso, não há um ROI alto ou baixo.
Essa determinação depende completamente de algumas especificidades da sua organização, como:
Portanto, não visualize o ROI simplesmente como um dado, é preciso extrair informações dele e saber interpretá-lo.
A única coisa que é, de fato, negativa, é caso o seu Retorno sobre investimento seja menor ou igual a 1, pois isso quer dizer que não há retorno sobre o investimento. Se esse for o caso, está na hora de repensar suas estratégias de marketing!
Depois da leitura desse texto, não é estranho dizer que o ROI pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa. Calculando precisamente o ROI e tomando todos os cuidados que citei, as chances de aumentar a lucratividade do seu negócio são altas!
Portanto, comece a aplicar desde já! Deixe o ROI ser um guia para sua organização, te ajudando a aumentar alguns investimentos e reduzir ou cortar outros!
Mas lembre-se: o Retorno sobre Investimento não pode ser o único guia da sua empresa. Por isso, não deixe de ler esse texto sobre CAC (Custo de Aquisição de Clientes), outro indicador importantíssimo para o seu sucesso!
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