Em tempos de redes sociais, sites e blogs, todos queremos divulgar nossa marca na internet. Porém, acabamos esquecendo da importância da divulgação física! O velho e bom flyer (ou panfleto) é um excelente meio de divulgar sua empresa e a qualidade dele conta muito na percepção do cliente.
Quando as empresas optam por valorizar essa divulgação física, muitas vezes não se dá muita atenção para a confecção da peça em si. Um flyer mal produzido pode indicar para o consumidor um desleixo, uma falta de cuidado e ele pode levar isso em consideração na hora da compra. Por isso, separamos essas 6 dicas para fazer um flyer impactante!
Antes de começar, defina o que você quer com esses panfletos. Atrair novos clientes? Divulgar uma promoção? Informar sobre um novo serviço?
Todas essas opções são viáveis desde que alinhadas com os objetivos da empresa. Por isso, escolha bem o porquê desse material, esse direcionamento irá te guiar até o final do processo.
Estabelecer esse objetivo também é importante para você poder mensurar a efetividade dessa ação de divulgação e poder melhorar os próximos materiais.
Saber onde a peça será veiculada é essencial para orientar o processo criativo. Por isso, busque locais frequentados por seus consumidores ou possíveis clientes e monte estratégias de divulgação nesses lugares.
Um flyer para uma recepção de uma faculdade será bem diferente de um panfleto entregue na porta de uma festa. Verifique o seu público e os locais onde ele frequenta, assim como os comportamentos deles naqueles locais. Desse jeito você conseguirá se comunicar melhor com seus clientes.
O panfleto tem um espaço reduzido para colocarmos muita informação. Qualquer texto que seja longo demais irá prejudicar a diagramação da arte e criar um grande emaranhado visual.
Por isso, seja objetivo na hora de falar sobre seu produto. O tempo de leitura desse tipo de peça é pequeno e você precisa fisgar o leitor bem rápido. Chamadas atrativas são um ótimo recurso!
Um exemplo para seguir pode ser esse flyer, feito pela nossa equipe, para a Mr. Magus, que traz um volume textual menor e mesmo assim passa todas as informações necessárias:
Abuse de informações visuais. Desenhos, artes, vetores, etc; são ótimos para ajudar na leitura e quebrar o volume de informações escritas.
Transformar informações mais cansativas em belos infográficos, por exemplo, é uma excelente saída para facilitar o entendimento do cliente e ainda prendê-lo por mais um tempo.
Contratar um bom profissional é prezar para que tudo isso ocorra bem. Busque uma pessoa preparada para condensar toda a informação e diagrama-las da forma mais harmônica possível.
Assim, além de te ajudar com toda a parte estratégica que você já tinha começado a pensar, ele fará com que ela seja seguida a risca e com uma qualidade técnica muito melhor.
Busque a melhor impressão para seu público. Não é preciso gastar muito para fazer um bom flyer, é só escolher as melhores opções.
Você pode colocar um verniz localizado, se for um público mais técnico e que preze por uma qualidade muito boa, ou optar por um couchê com gramatura menor, caso seja uma distribuição em maior quantidade.
Inovar em formatos e aplicações também pode ser uma ótima opção para conquistar os olhares do público!
Um cartaz que pode ilustrar essa ideia é o do evento Mercado em conexão, feito pela Cria UFMG, que inova no modo de dispor as informações:
Tudo isso nós usamos aqui na Cria para guiar os ótimos trabalhos que fazemos para os nossos clientes. Quer dar uma olhada em qual é o resultado? Acesse nosso Behance e conheça mais!
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