A experiência é um fator importante na hora de escolher determinada empresa para um serviço. Isso significa que quanto mais agradável for a sua vivência com esse negócio, maiores são as chances dele ser indicado para as outras pessoas. Se ainda não está convencido, pense um pouco sobre as marcas que tem escolhido no seu dia-a-dia. Algumas delas você provavelmente não conhecia e passou a utilizá-las porque outras pessoas a apresentaram como satisfatória e eficiente.
Para proporcionar essa experiência para seus clientes não é necessário nenhuma mágica, mas um pouco mais de conhecimento sobre o marketing de relacionamento.
O marketing de relacionamento é, basicamente, ações estratégicas que tem o intuito de manter e criar um bom relacionamento entre os clientes e a empresa. Assim esse tipo de marketing está muito relacionado a fidelização de clientes.
As ações que o marketing de relacionamento promove tem o intuito de aproximar cada vez mais empresa e cliente, ao ponto deste cliente se tornar um fã da marca. Através dessa aproximação, seu cliente pode compreender mais sobre o funcionamento da sua empresa e passa a enxergar mais valor no produto que você oferece.
Imagine, em uma situação hipotética, que os clientes de sua empresa não entendem os processos que ocorrem para entregar o produto X. Devido a isso, essas pessoas não enxergam a importância deste produto, focando quase sempre no seu custo. Se nesta situação, a empresa passar a apresentar conteúdos que expliquem mais sobre isso, esse quadro pode se transformar.
Além disso, com essa aproximação entre empresa e cliente, as chances de receber um feedback de seus clientes é maior. Assim, é mais fácil perceber os pontos que a sua empresa pode melhorar.
O primeiro passo é conhecer os clientes! Através de uma boa base de informações sobre os clientes de uma empresa é possível pensar em ações para o marketing de relacionamento.
Para isso, é preciso que haja um compilado com informações, que sejam sempre atualizadas. Com esses dados é possível definir quem é o público, seus hábitos de compra e assim, pensar em ações que estejam mais próximas da realidade desse público.
Outro ponto importante é traçar a Customer Experience, ou seja, a experiência de um cliente em uma empresa. Além de conhecer o público, para que seja possível este tipo de marketing, é preciso que haja uma cultura de fidelização dos clientes. Essa cultura só se torna possível quando se estabelece um enfoque no atendimento.
A forma como um cliente é tratado em um primeiro contato influi na sua permanência em uma empresa. Por isso, é preciso que o atendimento preze sempre por uma boa experiência para o cliente.
Depois de pensar nestes pontos, veja 3 ações de marketing de relacionamento para colocar em prática:
Além dessas ações, é preciso que a empresa tenha plataformas que possibilitem esse contato com seus clientes. Para isso, há diferentes possibilidades, como as ouvidorias e as redes sociais. A definição dessas plataformas precisa estar relacionada com o perfil do cliente da empresa.
O mercado está saturado de produtos e serviços similares. Portanto, o marketing de relacionamento se torna um diferencial para sua empresa, além de ser uma ferramenta importante para se aproximar e fidelizar mais dos seus clientes.
É preciso muita dedicação e conhecimento sobre seu público para seu sucesso, além de uma boa dose de criatividade. Acompanhar de perto os resultados das ações escolhidas para o seu negócio é um passo essencial para que essas técnicas obtenham êxito.
A comunicação é algo muito importante para qualquer empreendimento. Receba mais informações sobre o assunto assinando nossa newsletter!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…