O que é marketing pessoal e como ele pode te ajudar?

Rate this post

 

No cenário competitivo o qual vivemos hoje, ser apenas um bom profissional não é mais o suficiente para deslanchar em uma carreira. Mais que nunca, o mercado de trabalho vem exigindo que demonstremos nossa competência e enstusiasmo de alguma forma.

 

Não, não estamos falando de certificados ou diplomas, estamos falando de outra estratégia que é bem simples: o marketing pessoal! Você já ouviu falar dele?

 

Entenda o que é o marketing pessoal

 

O marketing pessoal é a maneira a qual você projeta sua personalidade e ações publicamente com o objetivo de agregar valor a sua imagem. Ou seja, é o conjunto de atitudes que você pode planejar para ser bem visto no nicho profissional (ou até mesmo pessoal) o qual você participa.

 

Ficou curioso pra saber como usá-lo a seu favor? Então siga as dicas abaixo!

 

Escolha seu objetivo

 

Antes de começar a traçar uma estratégia de marketing pessoal, é muito importante que você saiba seu objetivo. Alguns dos mais comuns são:

 

  • Encontrar um emprego melhor ou melhorar a performance no seu atual
  • Melhorar seu relacionamento com outras pessoas
  • Melhorar sua saúde física, mental ou espiritual
  • Tornar-se referência na área em que atua

 

Se identificou com algum? Uma vez escolhido seu objetivo, é hora de refletir sobre o momento o qual você está passando atualmente.

 

Analise a sua situação

 

Esse é o momento o qual você deve se perguntar sobre as dificuldades para atingir o seu objetivo.

 

Seja honesto: Quais são seus pontos fortes e fracos? Quanto tempo e/ou dinheiro você tem para investir nessa estratégia? Quais recursos já estão ao seu alcance? Quem e o quê é a sua concorrência?

 

É importante que você saiba identificar nesse momento o que tem te atrapalhado e, perante a isso, começar a trabalhar em soluções para esses problemas. A partir dessa análise, você também conseguirá levantar quais habilidades você ainda pode aprender ou aperfeiçoar para atingir o máximo de sucesso na sua jornada!

 

Encontre seu público alvo

 

Para conseguir bons resultados, é fundamental que você saiba e entenda quem você quer atingir com o seu marketing pessoal. Procure por pessoas que representam o grupo que você pretende atingir e pesquise sobre seus gostos, hobbies, onde estudaram etc. Você pode realizar essa pesquisa através de redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o Linkedin.

 

Fique atento também em como essas pessoas se comportam nas redes. Saber o que elas compartilham, quem elas seguem e o que criticam é importante para compreender o modo de pensar predominante nesse determinado grupo.

 

Se você chegou até aqui, sorria, pois agora é a hora de pôr a estratégia em prática!

 

Ponha a mão na massa!

 

Use e abuse das redes sociais! Siga e interaja com profissionais da sua área, mesmo sabendo da possibilidade de eles não te responderem. Participe de discussões que surgirem em páginas ou grupos de assuntos do seu nicho.

 

Além disso, ajude pessoas que buscam ensinamentos e sugestões na sua área. Demonstrando que você ama o que faz, com certeza você será reconhecido.

 

Outra forma de se inserir nesse meio é fazendo um blog para postar conteúdos relacionados a sua área. Você pode fazê-lo sozinho ou convidar um grupo de colegas para mantê-lo juntos. Produza textos bem escritos e que contenham informações verdadeiras.

 

Ademais, preste atenção em erros de ortografia, pois estes podem facilmente acabar com a reputação do seu blog!

 

Cuidado com o que você posta!

 

Sabe aquelas fotos da última festa que você aparece bebendo todas e participando de várias situações constrangedoras? Cuide para que elas não apareçam publicamente nos seus perfis! Tal tipo de conteúdo pode não parecer legal para os olhos de várias pessoas, o que pode acabar diminuindo sua credibilidade.

 

Uma maneira de não abrir mão dessa liberdade e ao mesmo tempo não se prejudicar é criar filtros personalizados de privacidade, que restringem a visualização de determinados posts apenas a uma lista pré-definida de amigos. Assim você pode definir que apenas seus colegas do ensino médio poderão ver as fotos do happy hour da última sexta, por exemplo.

 

Aceite o desafio

 

Por em prática seu marketing pessoal 一 por mais que pareça ser uma tarefa difícil 一 é algo simples de ser feito. Desde o início do processo, tente o executar com bastante organização e tempo, desse jeito você vai tirar de letra!

 

Gostou das dicas e se interessou em saber mais sobre o assunto? Dá um pulinho nesse outro post do nosso blog então!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

7 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago