Qual a importância de um planejamento de campanha?

Rate this post

Você consegue pensar em alguma situação cotidiana, um evento ou um acontecimento que já exigiu algum tipo de planejamento prévio, mesmo que de forma subjetiva?

Antes de fazer uma viagem por exemplo, é preciso pensar no destino desejado e posteriormente nas melhores formas de visitá-lo, planejando o transporte, a hospedagem, a questão financeira, entre outras decisões necessárias.

Planejar, portanto, se caracteriza por definir as melhores ações para se atingir determinado objetivo. Para isso, necessita-se que sejam realizadas pesquisas, análises e escolhas. Esse tipo de organização é muito importante para se o atingir os objetivos desejados e, em alguns casos, se torna indispensável.

 

E nas empresas de comunicação?

 

Nas agências voltadas para a comunicação, existe um serviço especializado que pode ser comparado a essas experiências cotidianas. Na Cria, ele é chamado de Planejamento de Campanha, e é voltado especialmente para a definição das melhores estratégias para a realização de uma campanha, que pode ser de algum evento ou lançamento de um produto ou serviço de uma marca no mercado.

Quais os passos para realizar um planejamento de campanha?

 

Em primeiro lugar, para que o planejamento seja construído de forma eficaz, é importante conhecer muito bem a marca, tendo seus objetivos e necessidades com a campanha bem esclarecidos.

A partir daí, é fundamental olhar para as peculiaridades da campanha, que podem ser divididas em alguns tópicos principais, variando de acordo com cada planejamento:

 

  • Posicionamento: pode ser entendido como tudo aquilo que caracteriza uma marca do ponto de vista de seu público, ou seja, a forma como ela é ou deseja ser vista e lembrada por ele.

 

  • Público: definir e conhecer bem o público da marca ou da campanha em si, bem como seus hábitos e preferências, é muito importante para saber quais estratégias são mais atrativas para ele.

 

  • Conceitos: conceitos são elementos intangíveis, mas muito relevantes, que devem estar relacionados à campanha para orientar o processo criativo e a própria percepção do público sobre ela.

 

  • Mercado: consiste na pesquisa do mercado em que a marca se encontra inserida, suas principais tendências, seus pontos positivos e negativos. Além disso, a pesquisa da concorrência, visando conhecer suas ações, também é um fator muito importante, para a construção de estratégias originais e diferenciadas.

 

Todos esses são aspectos importantes que influenciam muito na decisão das estratégias de divulgação da campanha. Após a definição dessas estratégias, o planejamento costuma apresentar um cronograma que contém o passo a passo da divulgação, também pensado de forma estratégica, de acordo com os dias e horários mais adequados para cada ação dentro da campanha.

Qual a importância do planejamento de campanha?

 

Sua importância está justamente na assertividade da campanha de determinada marca, ou seja, ele garante que sejam tomadas as melhores medidas de acordo com o que foi pesquisado e analisado sobre a campanha. Um bom exemplo disso pode estar relacionado à veiculação da campanha.

Imagine que foi realizada uma pesquisa que diagnosticou que o público de uma determinada marca está muito concentrado nas redes sociais. Nesse caso, é fundamental fazer um planejamento de posts de acordo com as redes mais acessadas por esse público. Deve-se, então, atentar aos horários mais adequados para postar, olhando também para o formato mais atrativo de post e o conteúdo mais relevante para atraí-lo.

E as vantagens para o processo criativo?

 

Pode-se perceber que, quando todas as variáveis e possibilidades são analisadas e questionadas, a partir de pesquisas bem específicas de acordo com a marca, todas as ações e suas etapas passam a ser pensadas de forma estratégica.

Assim, a criação da campanha em si se torna cada vez mais embasada e assertiva, além de ser pautada em conceitos pensados especificamente para determinada ocasião de uma campanha. Dessa forma, ela se torna muito mais efetiva para seu público e proporciona resultados positivos para sua marca.

 

Afinal, como fazer boas escolhas?

 

Agora que você já conhece a importância do planejamento de campanha, seus benefícios e o passo a passo para definição das estratégias, é preciso ter em mente que cada escolha estratégica implica em uma renúncia. Optar por determinada forma de divulgação significa portanto, descartar outras possibilidades.

Nessa perspectiva, uma dica final muito importante para ser aplicada durante todo o planejamento é manter sempre um conhecimento atualizado sobre a mídias e suas diferentes formas de veiculação disponíveis, tendo em vista o constante avanço tecnológico e digital que sempre resulta no aparecimento de novidades na área.

Gostou das dicas sobre o Planejamento de Campanha? Quer saber mais sobre os outros serviços que a Cria oferece? Acesse nossa página no Behance!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

2 dias ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

1 mês ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago