Você consegue pensar em alguma situação cotidiana, um evento ou um acontecimento que já exigiu algum tipo de planejamento prévio, mesmo que de forma subjetiva?
Antes de fazer uma viagem por exemplo, é preciso pensar no destino desejado e posteriormente nas melhores formas de visitá-lo, planejando o transporte, a hospedagem, a questão financeira, entre outras decisões necessárias.
Planejar, portanto, se caracteriza por definir as melhores ações para se atingir determinado objetivo. Para isso, necessita-se que sejam realizadas pesquisas, análises e escolhas. Esse tipo de organização é muito importante para se o atingir os objetivos desejados e, em alguns casos, se torna indispensável.
Nas agências voltadas para a comunicação, existe um serviço especializado que pode ser comparado a essas experiências cotidianas. Na Cria, ele é chamado de Planejamento de Campanha, e é voltado especialmente para a definição das melhores estratégias para a realização de uma campanha, que pode ser de algum evento ou lançamento de um produto ou serviço de uma marca no mercado.
Em primeiro lugar, para que o planejamento seja construído de forma eficaz, é importante conhecer muito bem a marca, tendo seus objetivos e necessidades com a campanha bem esclarecidos.
A partir daí, é fundamental olhar para as peculiaridades da campanha, que podem ser divididas em alguns tópicos principais, variando de acordo com cada planejamento:
Todos esses são aspectos importantes que influenciam muito na decisão das estratégias de divulgação da campanha. Após a definição dessas estratégias, o planejamento costuma apresentar um cronograma que contém o passo a passo da divulgação, também pensado de forma estratégica, de acordo com os dias e horários mais adequados para cada ação dentro da campanha.
Sua importância está justamente na assertividade da campanha de determinada marca, ou seja, ele garante que sejam tomadas as melhores medidas de acordo com o que foi pesquisado e analisado sobre a campanha. Um bom exemplo disso pode estar relacionado à veiculação da campanha.
Imagine que foi realizada uma pesquisa que diagnosticou que o público de uma determinada marca está muito concentrado nas redes sociais. Nesse caso, é fundamental fazer um planejamento de posts de acordo com as redes mais acessadas por esse público. Deve-se, então, atentar aos horários mais adequados para postar, olhando também para o formato mais atrativo de post e o conteúdo mais relevante para atraí-lo.
Pode-se perceber que, quando todas as variáveis e possibilidades são analisadas e questionadas, a partir de pesquisas bem específicas de acordo com a marca, todas as ações e suas etapas passam a ser pensadas de forma estratégica.
Assim, a criação da campanha em si se torna cada vez mais embasada e assertiva, além de ser pautada em conceitos pensados especificamente para determinada ocasião de uma campanha. Dessa forma, ela se torna muito mais efetiva para seu público e proporciona resultados positivos para sua marca.
Agora que você já conhece a importância do planejamento de campanha, seus benefícios e o passo a passo para definição das estratégias, é preciso ter em mente que cada escolha estratégica implica em uma renúncia. Optar por determinada forma de divulgação significa portanto, descartar outras possibilidades.
Nessa perspectiva, uma dica final muito importante para ser aplicada durante todo o planejamento é manter sempre um conhecimento atualizado sobre a mídias e suas diferentes formas de veiculação disponíveis, tendo em vista o constante avanço tecnológico e digital que sempre resulta no aparecimento de novidades na área.
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