“Tem como você me dar um desconto?”. A grande maioria das pessoas que trabalha com vendas foge desse tipo de frase. Isso porque lidar com o contratante durante um processo de negociação é como andar em uma corda bamba: deve existir equilíbrio entre negar e ceder, entre a empresa e o cliente, para não colocar em risco o relacionamento com o consumidor nem os processos da empresa.
Independente das inúmeras técnicas de vendas e da área de atuação, sempre vai existir o comprador que barganha e pede por melhores condições, sejam no preço ou no prazo. Ao invés de aplicar métodos que não levam em conta a individualidade da empresa e do cliente, conheça sete dicas de como contornar a situação atingindo um preço justo sem perder o negócio.
O primeiro passo para encarar uma negociação de frente é estabelecer até onde você pode ir. Seja com relação ao prazo ou ao preço, sempre vai existir um mínimo valor justo ou o menor tempo hábil para realizar o serviço. Tenha esses limites em mente quando estiver em decisão com o cliente.
Para ter sucesso em uma negociação é fundamental manter uma posição firme e segura durante o processo. Existem algumas atitudes que podem ser tomadas em relação a isso, como fazer a reunião em um lugar que você se sinta confortável – prioritariamente sua sede – além de dominar os serviços oferecidos e enxergar valor na proposta.
Muitas vezes, principalmente quando se trata de grandes empresas, os clientes não podem comparecer às reuniões, que são feitas por outros funcionários. Porém, ao apresentar uma proposta de serviço, é essencial conversar com quem é responsável por aceitar a proposta. Isso evita não só que informações se percam, mas também que seja feita uma negociação com o funcionário presente na reunião e posteriormente outra com o contratante.
Mais uma dica, talvez a mais importante, é fazer com que o cliente veja valor no que você está propondo. É um processo longo que envolve técnicas de vendas, como o método spin, que fazem com que o cliente perceba suas deficiências e o que elas acarretam e vejam a solução no que você está propondo. Isso faz o cliente enxergar muito mais valor na proposta e, consequentemente, não reclamar tanto das condições de preço e prazo estabelecidas.
Umas das coisas mais importantes para uma empresa é manter sempre um bom relacionamento com o cliente. Dessa maneira, é muito mais humano e conscientizador que, ao negar um pedido do cliente, se explique o motivo do não. Apesar de algumas correntes pregarem que não devemos explicações, convenhamos que é bem mais agradável manter a comunicação transparente. Então, sempre que não for possível aceitar um prazo ou preço proposto, faça o cliente entender que isso prejudicaria a empresa e até a execução do serviço.
Como dito no início do texto, em uma negociação é muito importante manter o equilíbrio entre negar e ceder, mas também entre empresa e cliente. Principalmente no caso de pequenas empreendimentos, podem existir reais dificuldades quanto ao pagamento, mas ao mesmo tempo, não é viável para a empresa reduzir o preço abaixo do delimitado para o serviço.
Nesse caso, é aconselhável propor formas mais flexíveis de pagamento ou condições especiais, como descontos para pagamentos à vista. Isso possibilita a manutenção da venda e a fidelização do cliente.
Depois de todo o processo de negociação, quando se chegar a um acordo quanto aos preços e prazos, destaque para o cliente como essa oferta é única e como foi feita pensando nele. Evidenciar que as condições propostas são específicas para este cliente gera um sentimento de importância e o pensamento de que sua condição foi levada em consideração e que a empresa se preocupou em se ajustar a elas, na medida do possível.
Agora que você já sabe como agir durante o processo de negociação, não precisa mais fugir dos pedidos de desconto. Negocie com segurança, equilibre sempre as particularidades da sua empresa e de seu cliente e boa sorte!
Gostou do texto e quer saber mais sobre como ter um bom relacionamento com o cliente? Aprenda, com mais sete dicas, como fidelizar o seu cliente.
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