Você já se viu em uma situação que precisava de uma solução criativa para um problema, mas não conseguia achar uma saída? Ou um momento em que precisava criar algo novo mas as idéias simplesmente não surgiam? Para esses momentos, o brainstorming é uma prática de grande sucesso !
Quer melhorar o desempenho da sua equipe, ter soluções mais inovadoras e ideias mais criativas? Então confira as dicas abaixo para fazer um brainstorming de sucesso!
Brainstorming é uma expressão de origem inglesa, que une as palavras “brain” que significa cérebro, e “storm” que significa tempestade. Pode ser traduzido livremente para o português como “tempestade de idéias”. Esta técnica foi introduzida no Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, que a idealizou como uma prática de incentivo à criatividade em grupo.
Na prática, o brainstorming é uma técnica utilizada em todo mundo, nos mais diferentes ramos empresariais. Esta técnica não tem uma receita fixa e pode ser adaptada para melhor atender uma determinada situação. Seu objetivo é gerar idéias, propor conceitos e buscar soluções criativas, inovadoras e eficientes de uma forma rápida. É realizado por um grupo de participantes, por meio de exposição e debate das mais variadas ideias e também com a ajuda de referências. Pode durar alguns minutos, horas, ou até mesmo dias.
Pois esta é uma dinâmica em grupo, que por assim ser, apresenta ideias diversas, a partir de diferentes experiências de vida e de referências. É uma maneira rápida e eficaz de chegar a soluções “fora da caixa” e fugir do senso comum e clichês. Além de ter resultados motivacionais em seus membros, que se sentem mais parte da empresa e importantes na tomada de decisões, você acaba por incentivar o trabalho em grupo e a união entre os participantes.
Geralmente o brainstorming funciona com base em algumas regras: não criticar ideias, encorajar pensamentos diferentes e incomuns, e estimular a quantidade de sugestões. O ambiente deve ser relaxante e propício à geração de novas idéias.
Ao final, com base em uma análise e debate, as melhores idéias são selecionadas para serem aperfeiçoadas ou colocadas em prática. Mas para que tudo isso ocorra com sucesso, separamos 7 dicas para você!
Apesar de para muitos o brainstorming ser um termo já muito conhecido, para outras pessoas o termo ainda pode ser uma incógnita. Por isso, tenha certeza de que todos os participantes da atividade entendam o que realmente é um brains e qual sua função.
Explique aos membros que o brainstorming se trata de uma dinâmica de grupo que se baseia na liberdade para propor ideias e soluções, flexibilidade para estar aberto para ideias que a princípio podem parecer malucas e muito debate para chegar a um resultado final muito interessante.
Para que o brainstorming seja realmente produtivo é muito importante que os participantes estejam bem à vontade. Para isso, a reunião deve acontecer em um local bastante confortável, com espaço para acomodar a todos, arejado, limpo e organizado. O local também deve ser inspirador e deve facilitar o fluxo de ideias e criatividade.
Mas mais do que ambiente físico, estar à vontade depende também das pessoas. Por isso, julgamentos, críticas e piadas em relação a alguém ou sua ideia não são aceitáveis em um brainstorming. Todos devem estar em um clima leve, de união, amizade, descontração, e principalmente receptivos para ouvirem o que o outro tem a dizer.
Quando reunimos um grupo de pessoas para debater a solução para algum problema ou ideia para um serviço ou produto, é muito comum que as primeiras ideias partam do senso comum, ou seja, clichês. A melhor forma de evitar isso, é deixar a equipe a vontade para falar tudo que lhes vier à mente em relação ao tema abordado. É preciso “abraçar as bobagens”, fazendo com que todas as pessoas se sintam confortáveis para expor seus pensamentos, mesmo que pareça uma besteira.
Para incentivar essa produção de ideias “fora da caixa”, o líder ou mediador pode encorajar a prática, falando algumas ideias que pareçam bobagens, estimulando assim que os outros façam o mesmo. Muitas ideias bem sucedidas surgem a partir de sugestões que, pareciam a princípio uma bobagem ou loucura, mas que ao serem estudadas percebeu-se que era algo viável e, principalmente, diferente do que estava sendo feito pelo restante do mercado.
Apesar de toda a liberdade de processo criativo e debate do brainstorming, é importante lembrar que este serve a um propósito. Por isso, é essencial ter um tema bem definido. É preciso que todos saibam o propósito daquela dinâmica e, também, qual o objetivo a ser atingido.
O ideal é que o brainstorming seja guiado por uma pergunta como, por exemplo, “Como aumentar o engajamento da marca nas redes sociais?”. A partir desta definição, os participantes poderão manter o foco no assunto específico evitando perda de tempo e divagações desnecessárias.
Não existe fórmula para brainstorming, por isso, também não existe um tempo determinado para a dinâmica no geral. Mas é importante que se estabeleça um tempo de duração, pois, caso contrário, pode gerar uma dinâmica muito desgastante que não atinja objetivo nenhum, além de perder o foco.
Um brainstorming muito longo pode gerar cansaço, além de ideias que deixam de ser significativas ou se tornam muito repetitivas. Também em alguns momentos pode ser difícil manter o controle e foco de toda a equipe. Se for muito curto, pode gerar ansiedade já que todos querem expor suas ideias, confusão, além de que algumas ideias não serão expostas, o que pode gerar frustração e tudo isso leva a uma solução menos interessante. Busque uma duração média, que seja o suficiente para que as ideias sejam elaboradas, debatidas, e que possíveis novas ideias surjam desse debate.
Apesar de não ter um tempo pré definido, o recomendado é de pelo menos 30 minutos para soluções mais rápidas e pontuais, e até 2 horas para um problema que exigir mais esforço. Em alguns casos, um brainstorming pode durar até dias, quando novas ideias são apresentadas com o decorrer do tempo. Neste caso não é preciso marcar uma reunião todo dia, mas manter o espírito da dinâmica vivo, por exemplo, com post its com as anotações expostas, ou um documento online para anotações compartilhado com todos.
Um mediador é uma pessoa que está ali para coordenar o brainstorming. Sua presença é muito importante, pois um ambiente com um grupo de pessoas com muitas ideias pode facilmente acabar saindo do tema ou se tornando uma grande confusão de pessoas falando ao mesmo tempo. A função do mediador é buscar o foco, e amenizar conflitos, caso eles apareçam.
O mediador pode ser neutro, ou seja, não dar ideias e apenas coordenar o grupo, ou também pode participar efetivamente com sugestões. Se ele participar, o importante é lembrar que seu maior papel ali é de coordenar todo o processo.
Além disso, ele também deve criar um fluxo de sugestões ou ideias, tentando a partir de um ponto sugerir outro. Também faz parte do seu papel manter as anotações relevantes da dinâmica. Por fim, o mediador deve trazer referências para o brains, sejam leituras, vídeos, filmes, imagens ou outros. É claro que isto não cabe exclusivamente ao mediador e o ideal é incentivar todos a trazerem esse material para facilitar o processo criativo.
Para obter bons resultados, uma das principais dicas é ter um grupo diverso de pessoas, com referências, experiências de vida e pensamentos diferentes. Um time que pensa diferente e tem experiências diferentes, motivados por um bem em comum, pode trazer uma solução muito mais inovadora e criativa.
Quanto mais diversas são as pessoas, mais variadas serão as ideias. Assim na hora de selecionar a sugestão que será a melhor solução para a pergunta ou tema proposto, as opções serão melhores e o trabalho mais fácil e eficiente.
Agora que você já sabe que o brainstorming é uma dinâmica que busca ideias criativas para soluções mais eficientes através do trabalho em grupo, sua importância para resolver efetivamente e rapidamente problemas e dicas para fazer um brains de sucesso, é hora da prática! Não esqueça de reunir um grupo diverso de membros, deixar a criatividade solta e manter o foco no problema.
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