Se a sua empresa trabalha com produção de conteúdo ou mesmo tem a redação de textos e artigos como processo, conhecer e utilizar o copidesque é essencial para alavancar o seu negócio.
Você já deve ter ouvido falar em revisão textual, mas é possível que a função do copidesque ainda não seja tão clara. A seguir, vamos explicar melhor do que se trata essa etapa tão importante do processo editorial:
O copidesque, ou copy desk, é um trabalho editorial que surgiu no meio jornalístico, mas que, atualmente, passou a ter bastante destaque na produção de conteúdo para web.
A etapa do copidesque no fluxo editorial é de extrema importância para a credibilização de uma marca. Isso porque ela garante que os materiais escritos e vinculados ao nome desta tenham qualidade e , dessa forma, sejam capazes de fidelizar clientes.
O trabalho de copidesque consiste em uma das etapas finais do processo editorial. Nesse momento, o profissional responsável deverá realizar uma revisão do texto a partir de diversos critérios.
Além de executar uma correção gramatical e ortográfica da produção textual em questão, o revisor copidesque é responsável por verificar a coesão e a coerência do texto, podendo reescrever frases e parágrafos e até mesmo adicionar conteúdos relevantes ao texto caso julgue pertinente. Pode ser que, por exemplo, o revisor copidesque perceba a necessidade de adequar a linguagem do texto à persona da marca.
Durante essa etapa, também é importante que seja feita uma análise textual do ponto de vista do marketing de conteúdo e do SEO (Search Engine Optimization) – caso o conteúdo seja feito para a web -, a fim de garantir que o texto terá um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Nesse aspecto, o revisor copidesque deve analisar a negritagem, a escaneabilidade do texto, o CTA (Call To Action), o uso de palavras-chave e a adequação do título e dos intertítulos.
De modo geral, o revisor se atenta mais à correção do texto, ou seja, aos aspectos formais – gramática, ortografia e sintaxe.
Normalmente, a revisão ocorre depois do trabalho de copidesque, de modo que o revisor deve prestar bastante atenção a detalhes que possam ter passado despercebidos pelo copidesque. A revisão é como um filtro final que preza principalmente pela correção de quaisquer erros de linguagem, mas que nem por isso deixa de olhar para a coerência, a coesão e até mesmo para a formatação – caso esses aspectos estejam deixando a desejar.
Ser um revisor copidesque não significa que você deve dominar todas as regras ortográficas e nem ter as melhores estratégias de marketing de conteúdo na ponta da língua. Ser um bom revisor copidesque significa apenas que você deve se rodear de ferramentas e referências para melhor corrigir as produções textuais.
É claro que ter um conhecimento considerável sobre SEO e saber escrever bem são competências desejadas para um revisor copidesque. Isso não significa, no entanto, que você não pode estudar ou fazer consultas durante o processo de revisão. Muito pelo contrário, esses hábitos são essenciais ao copidesque!
Desse modo, um revisor copidesque deve estar sempre cercado de referências e ferramentas que, com o tempo, acabam se tornando parte da memória desse profissional – o que torna a correção copidesque cada vez mais ágil. É aí que entram, por exemplo, os dicionários de sinônimos, as ferramentas de busca de palavras-chave – como o SEMRush e o Keyword Planner – e as cartilhas de regras gramaticais.
A comunicação pode se dar de inúmeras formas, e uma delas é o texto. Marcas que usam produções textuais como parte do seu processo comunicativo devem estar sempre atentas à qualidade desses textos, uma vez que eles são nada mais nada menos que uma manifestação da credibilidade e do conhecimento da marca em questão. Dessa forma, conhecer e saber utilizar o copidesque pode ser de grande importância para alavancar o seu negócio e até mesmo para ajudar a torná-lo referência no mercado!
Gostou de saber um pouco mais sobre o trabalho de copidesque? Para receber conteúdos assim, fresquinhos, é só assinar nossa newsletter e receber com exclusividade nossas notícias em primeira mão!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…