Para chegar ao crescimento rápido, tão almejado pelos empreendedores em todas as áreas do mercado, muitos executivos se voltam para algumas técnicas de marketing que prometem tais resultados. Mas é importante saber quais delas devem ser usadas em conjunto para se chegar ao tão esperado sucesso.
Nesse texto, nós trazemos duas práticas que funcionam muito bem juntas: o mapeamento da Jornada do Cliente e o Growth Hacking. A primeira já mais conhecida por empresários e a segunda um pouco mais recente no vocabulário do brasileiro, carregam um potencial significativo se usadas de forma realmente efetiva.
Dá uma olhadinha em como elas funcionam em conjunto!
Empresas que conseguem enxergar o serviço a partir dos olhos dos seus clientes e descobrir onde podem ser feitas melhorias já estão um grande passo à frente de seus concorrentes. Mapear a jornada do cliente é um método que permite a você ter exatamente essa visão.
Essa comprovada estratégia de marketing consiste em mapear todas as etapas pelas quais o cliente passa dentro de uma empresa: desde o primeiro contato até as suas atuações após a finalização de uma compra, por exemplo. Destacar as emoções sentidas por ele durante todo esse processo também é algo fundamental.
A partir da elaboração de um material rico como esse, o seu time de vendas pode visualizar pontos de tensão que pedem por soluções, assim como pontos positivos que devem ser mantidos em projetos futuros.
Já o Growth Hacking é um termo criado por Sean Ellis que designa um marketing orientado a experimentos. O que isso quer dizer? De modo bastante resumido, o growth hacker é alguém que busca oportunidades/brechas (hacks) para estimular gatilhos de crescimento para uma empresa.
Como essa prática envolve a muti psicologia do consumidor, é importante saber como as pessoas reagem a cada estágio da compra para que sejam encontradas lacunas dentro desse processo. São nas falhas que os growth hackers encontram brechas onde podem propor ações que farão toda diferença.
Como já vimos, o growth hacker precisa desenvolver um conhecimento profundo sobre como se comporta seu público-alvo na hora de tomar decisões, para depois propor suas operações. Nesse processo, a grande complicação é conseguir focar nos touch points essenciais.
E é justamente esse o momento em que entra o grande valor da jornada do cliente. Na atualidade, com o aumento da complexidade da caminhada do consumidor e encurtamento dos orçamentos , os times de marketing buscam estratégias que sejam as mais precisas possíveis. Para isso, o growth hacker deve alinhar os procedimentos do marketing à jornada de decisão do consumidor.
Unindo um mapeamento bem feito com um engajado time de Growth Hackers você tem o crescimento batendo à sua porta. Isso ocorre pois, assim, todos os touch points que se mostrarem problemáticos já estarão destacados no mapa da jornada. Desse modo, o growth hacker só vai analisar lacunas comprovadas, não perdendo tempo com problemas que na verdade não são concretos.
Pouco adianta você ter uma equipe capacitada buscando lacunas para realizar ações mas estipular essas etapas através de mera intuição ou achismo. Hoje, a resposta e a reação do cliente devem guiar suas estratégias, afinal, é ele quem vai utilizar de seu produto ou serviço e se tornar um promotor ou um detrator no final do processo.
Um dos exemplos mais usados é o do Twitter. Após o seu “boom” inicial, em que todos se inscreveram e usavam muito a rede social, o aplicativo foi perdendo a graça e muitos usuários pararam de acessá-lo com frequência.
A resposta da plataforma foi contratar um time de growth hackers para analisarem como podiam melhorar o produto. Analisando o comportamento do usuário a equipe descobriu que as pessoas que seguiam uma média de 5 a 10 contas, utilizavam o app principalmente para acompanhar tais perfis.
Assim, a companhia alterou pontos no produto e hoje é uma das maiores redes de relacionamento, sendo utilizada diariamente por uma parte significativa da população da internet. Isso só foi possível pois ela se atentou para como os consumidores estavam se sentindo e investiu em um hack para preencher as brechas problemáticas.
Agora que você já sabe como fazer uso dessas estratégias pode ser produtivo para o seu negócio e hora de botar a mão na massa e começar a integrá las ao seu processo de marketing!
Gostou do assunto e conhecer um pouco mais sobre o Growth hacking? Confira esse texto que aprofunda um pouco na explicação desse termo!
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