Você já deve ter visto um Cinemagraph em alguma rede social, mas você sabia do que se tratava ? Afinal, o que é isso, e como essa tendência começou?
Esse tipo de imagem é basicamente o design em movimento, uma mistura de vídeo com fotografia criada por Jamie Beck e Kevin Burg, com o intuito de inovar na campanha de um editorial de moda. Felizmente, a técnica se expandiu e conquistou outras áreas.
O nome atribuído se deve a união da palavra cinema e fotografia. Os cinemagraphs passam ao espectador uma sensação de realismo e profundidade, por isso se tornaram uma tendência promissora nos projetos para a web.
O que é um cinemagraph de qualidade?
Uma característica desse tipo de imagem que a torna atrativa na publicidade é o foco naquilo que é importante. Em outras palavras, trata-se de dar “vida” apenas ao ponto que se quer chamar atenção (como o piscar de olhos, acenos de mão, o cabelo movendo-se ao vento etc.). É um método fundamental, pois, assim, a visão do espectador não se desvia e não se confunde.
É aquele que capta rapidamente a atenção do público, visto que nos feeds das redes sociais tudo é muito rápido. É por isso que algo chamativo, porém sutil, é muito importante.
No caso de um anunciante, a mensagem que ele quer passar deve estar explícita. Escolha bem a parte do cinemagraph que estará em movimento, pois é para ela que os olhares serão voltados.
Como são feitos os cinemagraphs?
São várias as formas de se criar esse tipo de imagem, mas a que é mais comumente usada são fotos estáticas, ou vídeos, que passam por um processo de edição, ou no Adobe Photoshop ou no Affter Effects. Em seguida, a imagem é salva como um gif e permanece em loop contínuo, para que assim o movimento nunca pare e a peça não perca o sentido desejado.
Apesar de existirem poucos vídeos explicando sobre a técnica em português, é possível aprender bastante por meio dos conteúdos disponibilizados na internet. Além disso, as páginas internacionais se mostram bem didáticas e claras quando explicam sobre o assunto.
Portanto, basta dar uma pesquisada para poder se capacitar e passar a produzir imagens belíssimas gastando pouco.
Por que utilizar cinemagraphs nas redes sociais?
De acordo com um estudo feito pelas empresas Teads e Neuro-Insight, a publicidade em vídeo gera 16% mais engajamento nas redes sociais. Esse tipo de conteúdo é muito mais relevante para as pessoas e desperta muito mais curiosidade. Logo, a ideia do cinemagraph foi unir o útil ao agradável, juntando imagem e movimento e, dessa forma, potencializando o envolvimento das pessoas.
Cinemagraphs se tornaram conhecidos por serem uma forma de publicidade não intrusiva e bastante cativante, muito mais que uma foto normal que rapidamente pode ser ignorada no feed. Ademais, os resultados são obtidos em menor tempo se comparados com post que envolvem imagens isoladas, ou apenas texto. Outra vantagem é que o custo de produção desse tipo de post é muito menor se comparado ao de um vídeo.
Como o Cinemagraph pode ajudar a sua marca?
Periodicamente, o algoritmo das redes sócias é modificado, e a forma como nos comunicamos por elas também se altera naturalmente. Levando em conta que uma pessoa passa cerca de 10 a 20 segundos em uma página antes de trocar para outra, o cinemagraph ajuda a captar a atenção dos espectadores rapidamente e a passar a mensagem de forma clara.
Apesar do formato do post ajudar bastante, não podemos nos esquecer do conteúdo deste. Um conteúdo de qualidade e relevância é importante para a sua marca, mesmo quando se trata de vender um produto ou uma ideia. Por isso, não se atenha somente ao modelo de imagem ou cinemagraph.
Algumas empresas já utilizaram esse recurso nas suas redes sociais, como a Riot, que usou a técnica com a Antarctica e com o Habib’s. Os dados não são muito precisos, mas se sabe que o resultado que as marcas tiveram foi surpreendente e muito maior do que com os vídeos.
Enfim, as vantagens que os cinemagraphs podem atribuir a sua marca são inúmeras, basta saber usá-los e aplicar bem as dicas citadas acima.
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