Abrir uma empresa e criar uma marca para representá-la é um processo difícil e que exige muito estudo sobre o mercado, a própria empresa, e, claro, do público que se deseja alcançar. Neste contexto, a Pesquisa de Mercado se mostra como uma saída adequada e inteligente. Conheça mais sobre essa atividade neste texto.
É um serviço oferecidos por algumas agências e empresas do ramo da comunicação, que auxilia e acompanha o processo de branding de alguma empresa, que nada mais é do que a criação e consolidação da marca que vai representar essa empresa.
Envolve várias etapas e estratégias, que podem variar de acordo com a necessidade de cada um, mas costuma se basear em estudos, pesquisas, investigações, buscas e inquéritos elaborados pelo seu realizador.
O intuito de se realizar tal prática é o de obter um maior conhecimento sobre o local onde o negócio vai se encaixar, e, com isso, construir a marca com um embasamento e argumentes melhores.
Para que o branding seja o melhor possível, antes, uma pesquisa de mercado completa deve ter sido feita. Primeiramente precisa-se saber quem vai consumir, de que maneira vai consumir, por quanto tempo, entre outros pontos para que se consiga definir uma comunicação adequada para este contexto.
Uma marca é toda a cara da empresa e a imagem com a qual se remete sempre que se pensa nela. É uma construção a partir de conceitos e ideias colocadas num certo posicionamento no mercado geral. Todos os seus aspectos devem ser detalhadamente pensados e coerentes uns com os outros para que a mesma seja forte e concreta.
Primeiramente, deve-se pensar muito bem quais são os ideais e diferenciais do negócio, porque ele existe e qual o seu intuito. Isso vai refletir na imagem que deve ser passada, para que contemple esses ideias. Esses são os conceitos da marca: um conjunto de termos e significações que possam diferenciar determinada marca de alguma outra, além de criar um senso de identidade para ela.
Essa identidade deve perpassar todos os aspectos comunicacionais da marca, ressoando na identidade visual, no logotipo, no seu some, em como é a linguagem utilizada para se expressar, nas cores usadas, entre outros. Tudo deve correr em uníssono.
Além disso, é papel da marca também criar um senso de pertencimento dos funcionários que ali trabalham. Eles devem se identificar bem com os valores e o posicionamento da empresa no mercado, conseguindo identificar bem todos estes aspectos pela marca em si, e a imagem que ela constrói na mente de cada um.
A marca, por meio do processos de Branding, deve se preocupar com todos os seus aspectos, procurar a melhor saída e garantir uma unidade de sentido e ressonância dentre suas diversas estratégias.
Mas então você pode pensar: Mas porque eu iria precisar de um serviço extenso e complicado como esse? A resposta é simples: sem um planejamento bem pensado e executado, a marca está fadada ao fracasso.
Muitas vezes podemos achar, e dizer até com certeza, que sabemos bem tudo sobre o mercado no qual vamos entrar e o público que pretendemos atingir. Às vezes essa ciência vem até da prática na área, mas na maioria dos casos, provém de achismos. E é exatamente isso que faz a empresa tomar atitudes equivocadas e acabar fracassando.
Deve-se ter certeza do quer se está propondo, e mais ainda, comprovar e ter argumentos que embasem sua determinação. Só assim se conseguem tomar atitudes na direção certa e atingir o alvo bem na mosca. Não é uma questão de sorte, mas sim de muito estudo e pesquisas.
É muito importante definir bem detalhadamente o público ideal da marca, mapeando o mercado e os consumidores do setor. Só assim pode-se ver a real viabilidade de um negócio, além dos direcionamentos estratégicos e metodologias abordados para que se consiga chegar ao objetivo final.
É importante lembrar que nada é fixo e não há uma fórmula para se realizar uma pesquisa de mercado. É necessário que se contrate uma equipe profissional e de qualidade para que realizem o serviço de acordo com o que for melhor, mais prático e completo para o contexto de cada empresa, oferecendo um serviço customizado e eficiente, que possa realmente ser útil.
Agora que você já entende mais sobre branding, pesquisa de mercado e construção de marca, que tal se inscrever na nossa newsletter para receber sempre conteúdos exclusivos e novos, que podem acabar te ajudando no seu negócio e na consolidação da sua marca.
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…