Hoje em dia, em meio a alta concorrência no mercado, crise econômica, propagandas caras e mudanças no comportamento do consumidor, fica difícil lançar um produto que traga retorno no mercado.Tornou-se preciso alterar a estratégia de venda. Algo que está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital e que pode trazer ótimos resultados para as empresas são os tão falados digital influencers.
Um produto de qualidade com valor agregado, com diferenciais diante do concorrente e com um preço justo pode não ser suficiente para você ter visibilidade no mercado. Além disso, não basta saber quem é o seu público e o que ele almeja, você precisa também atingi-lo da forma certa.
O influenciador digital é a ponte entre a sua audiência e você. São pessoas que contam com uma grande audiência nas redes sociais, geralmente muito bem segmentada para um determinado assunto. Ademais, fazem propaganda de forma sutil, sempre usando uma linguagem muito próxima do público desejado.
Hoje em dia, as marcas precisam vender não só um produto, mas também a experiência que ele gera no consumidor. O digital influencer já vem com toda a bagagem (vivência, lifestyle, desejos) que você precisa para influenciar o público a comprar seu produto. O fato do consumidor conhecer a pessoa que está fazendo a divulgação torna esse processo mais humano e orgânico.
Vamos pensar nas compras não essenciais, (itens de higiene pessoal e comida podem não entrar nesse esquema). Quando você comprou aquela roupa, estava emocionalmente influenciado a adquiri-la . Você estava comprando a marca, o desejo de parecer com a pessoa da “foto” estampada na loja.
Entramos no “efeito da 3ª pessoa” quando nunca aceitamos que somos influenciados. Mas, na verdade, em alguma medida,a propagando sempre te atinge e instiga a curiosidade sobre o produto.
Existem vários fatores que te influenciam a comprar:
Vale lembrar que existem os grupos primários – família e amigos – e os secundários – como os digital influencers.
Trazer alguém que consiga se aproximar do seu público de forma natural e despertar nele a vontade de acompanhar as tendências é um bom caminho para se mostrar no mercado. Muitas vezes, você sabe quem é o seu público mas demora muito para conseguir o engajamento dele. O influenciador vai ter acesso direto com o espectro certeiro que você quer atingir.
Além disso, se escolhido de forma correta, o influencer tem “total autoridade” para tratar do seu produto e para recomendá-lo, já que a opinião dele conta, e muito, para seus seguidores.
Existem várias formas de iniciar a parceria entre sua marca e o digital influencer. A primeira, e mais indicada delas, é iniciar um relacionamento naturalmente. Ou seja, a marca manda o produto para a casa (ou para a caixa postal) do influenciador e apresenta seus objetivos, a história e os diferenciais daquele produto. É o modo mais indicado porque, caso o influenciador realmente goste do que recebeu, ele elogiará nas suas redes de forma espontânea. Além de ser mais econômico para sua empresa, gera mais confiança nos seguidores, uma vez que trata-se da própria experiência do influencer.
Outra forma é fazer publieditoriais, posts pagos publicados nas redes sociais para vincular sua marca. São também chamados de “publi posts” e o ideal é que sejam elaborados de forma fluida e interessante. Nesses posts normalmente há uma imagem ou vídeo do digital influencer usando o produto ou o serviço contratante.
O que é talvez mais importante que escolher a forma com que a parceria vai ser feita, é escolher um digital influencer que faça sentido para a sua marca. Ele deve defender as mesmas coisas que o produto e o ideal é que seja uma pessoa que usaria o que está sendo divulgado. Além disso, é importante que essa escolha leve em conta o grau de engajamento desse influencer nas redes socias, não só o número bruto de seguidores.
Esse novo modelo de divulgação através de pessoas que tenham visibilidade nas redes sociais tem trazido excelentes resultados para diversos modelos de negócios. É um investimento que vale a pena!
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