Muitas pessoas, quando escutam o termo hacking, fazem uma associação a algo negativo que irá invadir a sua privacidade sem uma autorização prévia. Uma profissão, entretanto, que têm tomado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e desconstruindo essa forma de pensar, é a de Growth Hacker.
Você provavelmente já deve ter visto em seu Linkedin algumas pessoas que exercem o cargo de Growth Hacker nas empresas, principalmente em Startups. Caso você ainda não saiba muito bem as funções desses profissionais e como eles podem alavancar suas vendas, esse é o post ideal. Fizemos um resumo sobre a área de atuação de um Growth Hacker para sanar as suas dúvidas. Dá só uma olhada!
Growth Hacking é uma área que têm crescido muito no mercado empreendedor por ser responsável por encontrar brechas para possibilitar o crescimento das empresas. Sendo assim, um profissional da área é responsável por encontrar e aplicar inovações nas organizações com o intuito de fazê-las crescer.
Empresas que investem em Growth Hacking, possuem um setor para cuidar de seu crescimento acelerado. Por esse motivo, esses profissionais são muito encontrados em Startups, afinal, são responsáveis por promover sua expansão. Assim, com a atuação de um Growth Hacker na empresa, clientes tendem a se tornar promotores da marca mais facilmente, compartilhando-a com suas conexões e fazendo com que o conhecimento sobre a empresa seja exponencial.
Agora que você já sabe o que um profissional de Growth Hacking faz, chegou a hora de saber quais características indispensáveis eles devem ter. Como um bom Growth Hacker, é necessário ter conhecimento em Marketing para fazer com que a empresa consiga se expandir como comentamos mais acima. Dá só uma olhada no que todo profissional da área deve saber para potencializar sua empresa.
Como o objetivo do Growth Hacker é atingir e impactar clientes de uma maneira mais efetiva a ponto de torná-los promotores da marca, o conhecimento sobre a jornada do cliente é indispensável.
Saber a forma como os usuários da sua marca consomem seus serviços ajudam esses profissionais a encontrarem gargalos no processo de vendas e promoverem ações que venham acelerar a compra do cliente.
Como sua função é fazer com que a empresa alavanque suas vendas, é essencial que o profissional de Growth Hacking entenda sobre a psicologia do consumidor. Ter consciência dos gatilhos psicológicos que levam as pessoas ao consumo ajuda a direcionar a definição de testes e estratégias mais efetivas para sua empresa.
Além disso, ao saber como a mente do consumidor funciona, é mais fácil influenciar a decisão de seus potenciais clientes.
Antes de chegar a fórmula ideal de crescimento, é necessário fazer muitos testes e adaptá los de acordo com a reação de seu público. Assim, já que um Growth Hacker deve estar sempre trazendo inovações que fazem com que uma empresa cresça, é essencial que ele seja analítico para conciliar esses testes e saber o que está dando mais resultados para sua empresa. Ser analítico facilita, justamente, na previsão das ações de seus consumidores.
Assim como no Marketing de Conteúdo, o Growth Hacker também possui um funil que guia suas estratégias. Esse funil possui três fases: a de obtenção de visitantes; ativação de membros; e retenção de usuários.
O primeiro estágio do funil de um Growth Hacker é o de obtenção de visitantes. O objetivo dessa primeira fase do funil é, basicamente, fazer com que as pessoas entrem em contato com suas mídias digitais ou aplicativos pela primeira vez. Como se trata de um primeiro contato, essas pessoas ainda são consideradas visitantes.
A partir do momento em que os visitantes tomam uma ação que cria um relacionamento com a sua empresa, eles se tornam membros. Como agora esse membro, também chamado de lead (uma pessoa que te forneceu alguma informação de contato), criou um vínculo com sua empresa, ele se uniu a você de alguma maneira e é necessário fazer proveito disso.
O terceiro e último estágio do funil é o mais complicado e almejado pelos Growth Hackers. Nessa fase, os membros devem se tornar usuários, ou seja, pessoas que fazem contato com sua empresa regularmente. Ao criar usuários retidos, sua empresa irá conseguir atingir o tão sonhado crescimento.
Já que agora você já tem uma ideia do que é Growth Hacking, chegou a hora de ver alguns exemplos e se convencer de que essa área têm tudo para crescer ainda mais no mercado e nas empresas. Dá só uma olhada nesses três cases de sucesso no que diz respeito ao Growth Hacking.
Recentemente, o Linkedin, uma rede social de negócios fundada em 2002, permitiu que os usuários criassem perfis públicos. Essa jogada, muito bem pensada pelo time de Growth Hacking da empresa, trouxe mais de 150 milhões de usuários para a rede, afinal, o nome de cada um deles passou a aparecer nos resultados de busca do Google.
Ao pesquisar o nome das pessoas em mecanismos de busca, um dos primeiros resultados, certamente, é o de seu linkedin. Isso fez com que muitas pessoas viessem para a rede, fazendo com que a estratégia se tornasse um case de sucesso no que diz respeito a área de Growth Hacking.
Ao permitir a sincronização de arquivos em diferentes dispositivos, o Dropbox foi o segundo case de sucesso que selecionamos para você.
A empresa optou por utilizar uma estratégia de gamification. Ou seja, ao fazer determinada ação, você obtém uma recompensa. No caso da Dropbox, ao convidar outras pessoas para fazer uso dos serviços oferecidos pela empresa, o usuário ganhava mais espaços para o upload de arquivos.
Essa iniciativa, utilizada posteriormente por muitas outras empresas, fez com que muitos usuários passassem a promover e a utilizar o aplicativo.
No caso da Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos, a estratégia de Growth Hacking foi focada na experiência do usuário. Ao criar uma conta, muitas pessoas não se sentiam à vontade para seguir outros perfis. A atitude da empresa, diante disso, foi fazer com que alguns perfis de alta qualidade fossem seguidos automaticamente, melhorando a experiência das pessoas que se cadastraram na rede social.
Depois de tudo o que você leu, deve ter percebido que Growth Hacking realmente gera resultados. Com toda certeza inovar sempre não é algo fácil, por isso esses profissionais devem ter como base uma profunda análise de dados que irá guiar os testes da empresa, possibilitando seu crescimento acelerado.
Growth Hacking é certamente uma área que têm tudo para se expandir ainda mais, afinal, que empresa não quer crescer de forma tão rápida e benéfica?
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