O Marketing Digital está em alta, e você já deve ter esbarrado por aí com o tal do Marketing de Conteúdo.
Essa é uma prática cada vez mais usada por grandes empresas, que consiste na produção de conteúdo relevante e de qualidade, que seja interessante e impacte seu público-alvo. O principal objetivo é criar uma percepção positiva da empresa e gerar valor para seus possíveis clientes.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, que tal começar a aplicar no seu negócio? Continue lendo o texto e aprenda 7 dicas incríveis para melhorar sua produção de conteúdo!
1. Acerte no seu tom
O primeiro passo para produzir um conteúdo relevante é definir como você quer atingir seu público-alvo. Você quer ser descontraído? Mais sério? Utilizar um tom jovem?
Essas são coisas a serem pensadas em um primeiro momento, e também na criação de uma persona para seu negócio.
Resumindo, a persona seria a personificação da sua marca, é uma pessoa com nome, idade, escolaridade, sonhos, valores, etc. Em todo momento que você estiver produzindo um conteúdo você deve parar e refletir se sua persona falaria aquilo, daquela forma, utilizando aquelas palavras.
2. Saiba com quem você está falando
Conhecer o público com quem você está dialogando é imprescindível, mas em muitos momentos, saber o público-alvo não é o suficiente. É preciso se aprofundar nesse tema, e para isso a criação de buyers personas podem te ajudar bastante.
O que são as buyers personas? Nesse caso, elas são a personificação dos seus clientes ideais, ou seja, são o seu público-alvo mais concreto e de fácil identificação. Quanto mais específica essa buyer for, mais positivo é para sua empresa.
A partir do momento em que você define fatores como hábitos de consumo, ramo de atividade, número de filhos e se utiliza redes ou não, é possível traçar melhores estratégias para alcançar esse público através da produção de conteúdo.
3. Se planeje!
Fazer marketing de conteúdo também tem a ver com oportunidade, por isso é muito importante ficar atento ao calendário editorial do seu site ou blog. Tenha sempre em mente datas comemorativas importantes, feriados, além de ser bem informado com o contexto político e social em que seu público está inserido.
Por exemplo, se o país está enfrentando uma crise econômica, você pode utilizar essa situação para gerar conteúdo relevante para seu público. É tudo uma questão de tom e modo de abordagem.
4. Mantenha frequência em suas postagens
Uma coisa que se deve ter em mente é que a produção de conteúdo vai gerar resultado para o negócio de médio a longo prazo, ou seja, os resultados não serão imediatos, e você precisa ter paciência.
Manter frequência em seus posts ajuda a fidelizar seus leitores, pois eles sempre poderão buscar conteúdos novos no seu site ou blog. Marketing de conteúdo é uma estratégia que gera muito resultado, porém é necessário se esforçar para isso, e não fazer postagens “só quando der”.
5. Tenha um texto bem escrito
A produção de conteúdo deve ser feita com responsabilidade, portanto se você não se sente capacitado para fazê-lo, contrate alguém que saiba. Principalmente por conta da escaneabilidade do texto, que significa deixar o texto confortável para a leitura.
Atualmente nosso hábito de leitura mudou, principalmente quando tratamos de leitura na web, e existem algumas técnicas para fazer com que seu leitor fique mais tempo na sua página. Uma dica valiosa é: um texto de marketing de conteúdo não se escreve em 10 minutos – ele exige tempo, técnica e qualidade.
6. Conteúdo de qualidade faz a diferença
A sua prioridade com a produção de conteúdo deve ser entregar conteúdos relevantes para seu público. Para que isso aconteça é preciso ter sempre boas referências e conhecer seu público.
Estar sempre ligado nas tendências e assuntos que possam interessar seu público são coisas que você deve estar buscando diariamente. Além disso, uma estratégia que vem sendo muito utilizada é a diversificação do modo como o conteúdo é feito, ou seja, não utilizar apenas textos, mas vídeos, podcasts e outras mídias digitais.
7. Meça seus resultados
Acompanhar suas métricas é a nossa última dica valiosíssima. É muito importante saber quanto tempo as pessoas passam no seu site ou blog, quanto tempo do seu vídeo elas estão assistindo, e claro, quem são essas pessoas que consomem seu conteúdo.
A partir dessa análise você consegue ver se está fazendo certo, ou se precisa de uma nova estratégia para atrair seu público e ter sucesso com seu marketing de conteúdo.
Com essas dicas você já está preparado para começar a produzir conteúdo! Mas como estamos sempre atrás de mais conhecimento, dá uma olhadinha nesse nosso texto sobre as vantagens de aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa!