A Pirâmide de Maslow é muito conhecida na área da psicologia, relação interpessoal (gestão de pessoas, por exemplo) e também no Marketing. Mas e você, sabe o que é a Pirâmide de Maslow? Mais ainda, sabe como ela pode te ajudar a aumentar a produtividade dos membros de sua empresa? Nesse post a gente te conta!
A Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow, foi proposta pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow. Ele identificou que existe uma ordem lógica de necessidades a serem satisfeitas antes que uma pessoa se sinta disposta a lidar com a necessidade do nível seguinte. Maslow então dividiu essas necessidades em cinco níveis, representadas na forma de uma pirâmide, sendo as necessidades mais básicas a sua base.
A pirâmide é aplicada nas empresas no setor de gestão de pessoas, para aumentar a produtividade dos membros. Já no marketing ela é utilizada para entender quais necessidades um produto, serviço ou solução busca atender, para assim definir o melhor mercado e público. Aqui iremos falar da função motivacional e de aumento de produtividade da Pirâmide.
Neste formato de pirâmide as necessidades são dependentes, ou seja, é necessário suprir as necessidades do nível anterior e mais básicas para então ir “subindo” até chegar ao topo.
Quando uma pessoa não tem suas necessidades satisfeitas, isso afeta diretamente seu comportamento de uma maneira negativa. Observar a Pirâmide de Maslow é importante para entender como deixar os membros da empresa mais satisfeitos, fazendo com que produzam melhor e cresçam na empresa.
Na prática, os profissionais precisam primeiramente atender às suas necessidades de bem-estar físico e manutenção da saúde, para depois se motivarem a desempenhar melhor as suas funções profissionais. Por exemplo, ofereça uma remuneração que possibilite o pagamento de despesas mínimas de sobrevivência para ele e sua família.
A necessidade de se sentir seguro no trabalho pode ser suprida através de um emprego estável e que conceda benefícios: seguro de vida, plano de saúde, vale alimentação etc.
Já as necessidades sociais partem da ideia de pertencer a um determinado grupo ou empresa. Esse sentimento ocorre quando os profissionais se sentem aceitos uns pelos outros e criam vínculos sociais.
As necessidades de autoestima dependem da valorização e reconhecimento profissional no ambiente de trabalho. Formas de se suprir essa necessidade são: um elogio por um serviço bem realizado, ou um aumento de salário por bom desempenho.
Por fim, o último nível da Pirâmide de Maslow aplicada em empresas é a necessidade do membro de estar em uma empresa que proporcione um bom plano de carreira. Aqueles que se encontram no topo da Pirâmide buscam por cargos e atividades que os desafiem a utilizar seus pontos fortes, sua criatividade e suas habilidades para elaboração de estratégias ou solução de problemas.
Desenvolvida por Abraham Maslow, a Pirâmide de Maslow apresenta uma ordem lógica de necessidades a serem satisfeitas para se chegar a um estado de realização. Na prática, para aumentar a produtividade dos seus membros: ofereça condições para manter necessidades básicas; benefícios que apresentem segurança no trabalho; um bom relacionamento social entre os membros; reconhecimento pelo trabalho bem feito, e desafios apropriados para as habilidades dos profissionais.
Agora que você já conhece a Pirâmide de Maslow e viu como pode aplicá-la no mundo dos negócios para ter membros mais produtivos e motivados, é hora de partir para a prática! Para saber mais maneiras de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, dá uma olhada nessas dicas.
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