O que são mockups e porque eles são tão importantes

Rate this post

Pessoas são a base do processo de vendas. Assim, para o desenvolvimento de novas técnicas, é necessário que sejam explorados a fundo as características e o modo de ver e conhecer do consumidor.

É inegável que o ser humano descobre, organiza e recria a realidade através da percepção visual do mundo a sua volta. Por isso, cada vez mais, são desenvolvidas maneiras causar impacto no cliente através de estímulos visuais, entre elas, o uso de mockups.

O que são mockups?

Mockups são uma representação visual de algo a ser vendido. Você já deve ter visto, por exemplo, aplicações de um logotipo em placas e cartões de visita antes mesmo de serem feitos. Esse é um tipo de mockup e se caracteriza por simular, com alta fidelidade, o resultado real de um serviço de comunicação.

Mockups na Cria

Nessas imagens foram feitas aplicações do logo e de uma arte em sacolas de papel e nos copos descartáveis. Isso possibilita uma melhor visualização do trabalho e aproxima o cliente do resultado final.

Porque usar mockups?

O uso de mockups é importante para a divulgação porque, além de causarem impacto visual, fornecem uma apresentação mais palpável e específica ao cliente. Dessa forma são uma ferramenta para transportar o produto para uma dimensão mais real e próxima do consumidor.

Podem ser feitos mockups de cartões de visita e placas como citados anteriormente, mas também de flyers, folders, embalagens, cartazes e websites.

Wireframes X Mockups X Protótipos

Na criação e desenvolvimento de websites é comum os termos “wireframe”, “mockup” e “protótipo” serem alvo de confusão. Isso acontece porque muitas vezes são usados sem distinção pelo senso comum, quando na verdade tratam de ferramentas com diferentes focos e funções.

Wireframes: é a representação estrutural do site a ser feito, mostrando como deve ser organizada a interface, sem fidelidade ao design.

Mockups: é a representação visual e estática do resultado do site, com foco no design da interface.

Protótipos: é uma simulação não estática da interface, com foco na interação entre consumidor e plataforma. Pode ser de alta ou baixa fidelidade ao design.

Outro tipo de mockup

Se você já esteve em um estande de vendas de um novo empreendimento imobiliário, já viu aquelas maquetes que representam tridimensionalmente o projeto. Essas maquetes também são consideradas mockups e tem a finalidade de apresentar de forma mais clara o terreno e o empreendimento, facilitando a análise da parte visual pelos consumidores.

Saber usar as características do cliente a seu favor é uma vantagem no momento da venda. E quem não gosta de ter um contato mais próximo com o que pretende comprar, não é mesmo? Para esse propósito é indispensável o uso dos mockups na apresentação dos produtos, aproximando-os do comprador.

Então, gostou de aprender mais sobre mockups e como podem auxiliar nas vendas da sua empresa? Para receber mais conteúdos assim, assine a nossa newsletter!

 

 

Izabela Carvalho

Recent Posts

Neuromarketing: é tudo parte da sua cabeça

Descubra o Neuromarketing, uma maneira de usar estímulos mentais dentro da comunicação.

2 dias ago

Análise de dados: Números que guiam sua marca ao sucesso

Veja como uma boa análise de dados pode ser um divisor de águas para a…

1 semana ago

Marketing de Experiência: estratégia de venda memorável

Tenha uma experiência maravilhosa descobrindo sobre o Markering que está cada vez mais presente no…

2 semanas ago

Compromisso com Diversidade e Inclusão: mais que uma meta

Descubra mais sobre a importância de iniciativas de Diversidade e Inclusão dentro do mercado.

3 semanas ago

Marketing de busca: Transforme visitas em vendas

Descubra como fazer com que as visitas no seu site se tornem vendas concretas.

4 semanas ago

Como aumentar suas vendas no período da Páscoa?

Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…

1 mês ago