Pessoas são a base do processo de vendas. Assim, para o desenvolvimento de novas técnicas, é necessário que sejam explorados a fundo as características e o modo de ver e conhecer do consumidor.
É inegável que o ser humano descobre, organiza e recria a realidade através da percepção visual do mundo a sua volta. Por isso, cada vez mais, são desenvolvidas maneiras causar impacto no cliente através de estímulos visuais, entre elas, o uso de mockups.
Mockups são uma representação visual de algo a ser vendido. Você já deve ter visto, por exemplo, aplicações de um logotipo em placas e cartões de visita antes mesmo de serem feitos. Esse é um tipo de mockup e se caracteriza por simular, com alta fidelidade, o resultado real de um serviço de comunicação.
Nessas imagens foram feitas aplicações do logo e de uma arte em sacolas de papel e nos copos descartáveis. Isso possibilita uma melhor visualização do trabalho e aproxima o cliente do resultado final.
O uso de mockups é importante para a divulgação porque, além de causarem impacto visual, fornecem uma apresentação mais palpável e específica ao cliente. Dessa forma são uma ferramenta para transportar o produto para uma dimensão mais real e próxima do consumidor.
Podem ser feitos mockups de cartões de visita e placas como citados anteriormente, mas também de flyers, folders, embalagens, cartazes e websites.
Na criação e desenvolvimento de websites é comum os termos “wireframe”, “mockup” e “protótipo” serem alvo de confusão. Isso acontece porque muitas vezes são usados sem distinção pelo senso comum, quando na verdade tratam de ferramentas com diferentes focos e funções.
Wireframes: é a representação estrutural do site a ser feito, mostrando como deve ser organizada a interface, sem fidelidade ao design.
Mockups: é a representação visual e estática do resultado do site, com foco no design da interface.
Protótipos: é uma simulação não estática da interface, com foco na interação entre consumidor e plataforma. Pode ser de alta ou baixa fidelidade ao design.
Se você já esteve em um estande de vendas de um novo empreendimento imobiliário, já viu aquelas maquetes que representam tridimensionalmente o projeto. Essas maquetes também são consideradas mockups e tem a finalidade de apresentar de forma mais clara o terreno e o empreendimento, facilitando a análise da parte visual pelos consumidores.
Saber usar as características do cliente a seu favor é uma vantagem no momento da venda. E quem não gosta de ter um contato mais próximo com o que pretende comprar, não é mesmo? Para esse propósito é indispensável o uso dos mockups na apresentação dos produtos, aproximando-os do comprador.
Então, gostou de aprender mais sobre mockups e como podem auxiliar nas vendas da sua empresa? Para receber mais conteúdos assim, assine a nossa newsletter!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…