O que são mockups e porque eles são tão importantes

Rate this post

Pessoas são a base do processo de vendas. Assim, para o desenvolvimento de novas técnicas, é necessário que sejam explorados a fundo as características e o modo de ver e conhecer do consumidor.

É inegável que o ser humano descobre, organiza e recria a realidade através da percepção visual do mundo a sua volta. Por isso, cada vez mais, são desenvolvidas maneiras causar impacto no cliente através de estímulos visuais, entre elas, o uso de mockups.

O que são mockups?

Mockups são uma representação visual de algo a ser vendido. Você já deve ter visto, por exemplo, aplicações de um logotipo em placas e cartões de visita antes mesmo de serem feitos. Esse é um tipo de mockup e se caracteriza por simular, com alta fidelidade, o resultado real de um serviço de comunicação.

Mockups na Cria

Nessas imagens foram feitas aplicações do logo e de uma arte em sacolas de papel e nos copos descartáveis. Isso possibilita uma melhor visualização do trabalho e aproxima o cliente do resultado final.

Porque usar mockups?

O uso de mockups é importante para a divulgação porque, além de causarem impacto visual, fornecem uma apresentação mais palpável e específica ao cliente. Dessa forma são uma ferramenta para transportar o produto para uma dimensão mais real e próxima do consumidor.

Podem ser feitos mockups de cartões de visita e placas como citados anteriormente, mas também de flyers, folders, embalagens, cartazes e websites.

Wireframes X Mockups X Protótipos

Na criação e desenvolvimento de websites é comum os termos “wireframe”, “mockup” e “protótipo” serem alvo de confusão. Isso acontece porque muitas vezes são usados sem distinção pelo senso comum, quando na verdade tratam de ferramentas com diferentes focos e funções.

Wireframes: é a representação estrutural do site a ser feito, mostrando como deve ser organizada a interface, sem fidelidade ao design.

Mockups: é a representação visual e estática do resultado do site, com foco no design da interface.

Protótipos: é uma simulação não estática da interface, com foco na interação entre consumidor e plataforma. Pode ser de alta ou baixa fidelidade ao design.

Outro tipo de mockup

Se você já esteve em um estande de vendas de um novo empreendimento imobiliário, já viu aquelas maquetes que representam tridimensionalmente o projeto. Essas maquetes também são consideradas mockups e tem a finalidade de apresentar de forma mais clara o terreno e o empreendimento, facilitando a análise da parte visual pelos consumidores.

Saber usar as características do cliente a seu favor é uma vantagem no momento da venda. E quem não gosta de ter um contato mais próximo com o que pretende comprar, não é mesmo? Para esse propósito é indispensável o uso dos mockups na apresentação dos produtos, aproximando-os do comprador.

Então, gostou de aprender mais sobre mockups e como podem auxiliar nas vendas da sua empresa? Para receber mais conteúdos assim, assine a nossa newsletter!

 

 

Izabela Carvalho

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

6 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago