Lidar com os processos das empresas pode exigir determinadas habilidades até que se chegue a uma maneira ideal para comercializar. Porém, muitas vezes, apenas isso pode não ser suficiente para que se venda o produto ou serviço – é nesse momento que entra o bom relacionamento com o possível consumidor.
6 Formas de promover um bom relacionamento com o cliente
ele se sente especial, compreende melhor o que será oferecido e nota mais o valor do que está em discussão – além de se abrir mais para que possamos identificar mais facilmente quais são as suas necessidades.
Assim, é importante ter conhecimento de alguma orientações uma vez que se busca um bom convívio.
Na era em o que tempo é dinheiro, deixar o cliente esperando é uma má escolha. Ao fazê-lo aguardar, ele pode ficar irritado e insatisfeito com o serviço e comprometer a forma como ele vê o produto e a empresa, o que é prejudicial para o andamento do processo entre vendedor e comprador.
Dessa forma, uma vez entrado em contato, é recomendado que se responda o mais rápido possível. Ao respondermos com velocidade, mostramos ao cliente que estamos disponíveis e dispostos a ajudá-lo, sendo assim uma boa forma de garantir um bom relacionamento.
Muito útil para garantir uma boa impressão nas primeiras reuniões, uma boa postura vai muito além do que simplesmente ser formal e sentar ereto na cadeira.
Tudo começa pela simpatia, já que é importante passar para o cliente que estamos gostando da reunião e da conversa. Algo como um simples sorriso já ajuda a expressar isso. Outros aspectos como utilizar as mãos, expressões faciais e rir também contam para tentar garantir um bom relacionamento.
Porém, precisamos ficar atentos à comportamentos forçados, como sorrisos muito grandes (que expressam nervosismo), expressões fora de contexto e mãos segurando a cabeça (o que demonstra desinteresse).
As pessoas têm diferentes maneiras de se expressar e comunicar com os outros e isso não é diferente durante uma reunião. É importante ser capaz de se adequar ao vocabulário, nível de agitação e até tom de voz do cliente, para que assim ele sinta que o atendimento é único para ele, e não padronizado.
Como por exemplo, um atendimento à um humorista será diferente de um atendimento à um empresário.
Procurar sentir empatia pelo cliente é essencial para um estabelecimento de um bom relacionamento. Ao tentarmos nos colocar no lugar dele, podemos sentir em nossas peles as suas verdadeiras necessidades, e assim, podemos criar uma ligação mais consolidada entre o consumidor e o atendente.
Ao se aproximar, além de conseguir identificar as carências do cliente com mais facilidade, o mesmo passa a confiar mais na empresa e no atendente, graças à um atendimento mais humanizado.
Ao entrar em contato com quem está oferecendo os serviços, o possível cliente tende a ter várias perguntas que precisam ser respondidas. Portanto, é importante passar uma boa impressão nesse momento.
Assim, o desconhecimento dos processos, produtos e serviços oferecidos pode prejudicar a credibilidade e confiança com o atendente. Logo, antes de qualquer ligação, reunião ou mensagem, o atendente deve estar preparado para possíveis perguntas feitas pelos contratantes do serviço.
Os métodos de Rapport são comportamentos que buscam garantir um ambiente de harmonia e confiança. Ele consiste no espelhamento do comportamento para criar um gatilho na mente e assim fazer com que o cliente se sinta livre para falar. É uma técnica sutil e delicada, mas quando colocada em prática, faz a diferença.
Outra vantagem dessa técnica é que, ao ser utilizada em reuniões, tende a deixar as pessoas menos tensas, assim não despertando a idéia de que estão sendo pressionados a comprar algo.
Utilizando os métodos de Rapport, facilita-se também a venda a longo prazo, ou seja, têm-se uma maior chance de fidelizar o cliente.
Depois dessas dicas dá para perceber que o processo de venda de um produto não se limita a produção do produto ou serviço. Grande parte dele também está na força de um bom relacionamento entre a empresa e o cliente!
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