Um dos passos mais importantes ao se construir uma marca é a criação de um logotipo. Para isso, existem inúmeros serviços no mercado e é comum ser atraído por ofertas tentadoras que prometem rapidez e preços muito baixos. Muitas vezes esses logos já vem prontos e são apenas adaptados ao nome que o cliente deseja.
Na hora de escolher o melhor serviço, você deve ficar bastante atento para não ser prejudicado, comprando um logo que não vai conseguir fazer seu papel principal: comunicar de forma simples a personalidade, a visão e os objetivos de seu negócio.
É necessário, portanto, entender a importância de um serviço de qualidade. Para isso, listamos para você alguns motivos que esclarecem o porquê que logotipos prontos podem prejudicar, e muito, a sua marca.
Devemos sempre duvidar da qualidade de serviços que fornecem logotipos prontos. Muitas vezes eles são construídos utilizando desenhos disponíveis em bancos de recursos gráficos. O autor apenas entra no site, escolhe os símbolos que deseja e cria um logo sem nenhum esforço.
Isso é bastante negativo, pois várias pessoas tem acesso ao mesmo recurso e grande parte deles são facilmente identificáveis em várias outras peças de design digitais ou impressas. Uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer é descobrir no futuro que o seu logo é, também, o ícone que outra empresa está usando no cartão de visitas dela.
Embora úteis para aplicações como folders, banners e postagens em mídias sociais, esses bancos nunca devem ser usados para a construção de logos. Fazer isso é reduzir a sua marca a um mero recurso visual, sem considerar o potencial comunicacional que a mesma deve possuir.
Desenvolver um logotipo é uma tarefa que exige bastante cuidado para garantir a individualidade de seu design. Caso contrário, é muito comum que sua marca fique parecida com outras que já existem no mercado.
Quem vende logos prontos não se importa com a originalidade do produto, mas sim com a quantidade de seus próprios ganhos. Em casos mais graves o mesmo logotipo pode até ser vendido mais de uma vez, o que acarreta em duas marcas idênticas competindo por um mesmo nicho.
Não se preocupar com a personalização significa colocar em risco a credibilidade do produto ou serviço a ser vendido. Um logotipo original é mais fácil de ser notado e facilitará o alcance de seus objetivos.
Para garantir isso, prefira profissionais que pesquisem sobre o mercado, se inteirem sobre o tema de seu negócio e pensem sobre o processo de criação como um caminho para potencializar o seu sucesso.
Muito além de agradar aos olhos, o logotipo tem que fazer sentido para a empresa e para o público. Ele deve transmitir a informação correta e gerar um impacto que é traduzido em maior visibilidade e, consequentemente, um maior sucesso.
Logos prontos são vazios de conceito e não agregam em nada à força de sua marca. Isso se não resultarem no efeito inverso, reproduzindo clichês, tendências fracas ou inadequações ao contexto em que se inserem.
Logos existem para estabelecer o primeiro contato de seu negócio com o seu público, sendo vistos antes mesmo do que o seu próprio produto ou serviço. Assim, devem receber atenção e o devido investimento como qualquer outro recurso de marketing.
Um bom logotipo consegue gerar confiança nos clientes e fazê-los entender que é a sua empresa é a melhor opção para ele. Portanto, nada de optar por serviços baratos, genéricos que sejam feitos sem planejamento. Valorize profissionais que procurem entender as necessidades de seu negócio e utilizem do design para causar a melhor primeira impressão possível.
Agora que você já entende melhor porque não é interessante comprar um logo pronto, saiba ainda mais como os recursos visuais podem ajudar no seu negócio neste texto sobre a importância do design na construção da sua marca.
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