Para quem trabalha ou deseja trabalhar com Marketing de Conteúdo, é importantíssimo ter em mãos todos os dados e métricas necessárias para uma boa análise de resultados. O Google Analytics tem se mostrado um fiel companheiro nessa jornada.
Mas mesmo sendo o principal e mais usado serviço de webanalytics, o G. A. pode ser muito difícil pra quem está começando e não está familiarizado com todos os recursos. Então veja essas ferramentas que podem mudar a forma com que você usa o serviço:
Personalizar Dashbord
A dashbord é o painel de controle inicial em que aparecem as informações mais importantes para sua análise. Logo, ela deve ser personalizada de forma a mostrar apenas aquilo que realmente te interessa. O Google Analytics permite isso.
Para isso, você deve criar os widgets que desejar para acompanhar os números que mais tem a ver com o que você procura. Outra opção é o uso de dashbords personalizadas públicas que se encaixam com seu objetivo e podem ser encontradas na própria galeria do Google.
Eliminar o tráfego interno
Muitas vezes, para fins de consulta, você e sua empresa visitam o próprio site ou blog, mas você não quer que esse número apareça nas suas métricas, não é mesmo?
Uma alternativa é eliminar o tráfego interno através de um filtro por IP. Para isso, você deve cadastrar no filtro o número de IP fixo da rede da sua empresa . Isso fazá com que os dados gerados por esse IP sejam automaticamente ignorados pelo Analytics, tornando sua análise mais segura e assertiva.
O próprio Google te ajuda a fazer isso! Veja aqui.
Criar metas
Um sensacional recurso do Google Analytics é a criação de metas. Elas podem ajudar muito na análise das métricas ligadas às ações de marketing da sua empresa.
Há vários tipos de metas e todas muito úteis para seu blog ou website:
- Destino: a meta é alcançada quando ocorre uma visita em uma página escolhida por você.
- Telas por sessão: Você define o número de telas e a meta é cumprida quando um visitante passa por mais que o número definido. Essa função é muito útil para medir engajamento com conteúdos paginados.
- Duração: Quando um visitante permanece no blog ou página por mais tempo que o definido por você, a meta é batida.
Quando uma meta é batida ela se torna uma conversão, o que significa que seu intuito foi cumprido com sucesso.
O uso de metas ajuda a visualizar facilmente se você está alcançando seu objetivo. Por exemplo: se seu objetivo é que o visitante chegue a uma página onde será oferecido um ebook, uma meta de destino poderá te ajudar a analisar seus números.
Aqui você encontra o passo a passo de com fazê-lo.
Google Academy
O Google oferece gratuitamente cursos e lições sobre seus serviços no portal Google Academy . O Analytics está entre eles.
Os cursos têm vários níveis e falam desde como instalar o webanalytics corretamente no seu blog até os recursos e análises de métrica mais avançados.
Os conteúdos foram desenvolvidos originalmente em inglês, mas também estão disponíveis em português. Por isso, essa é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre esse serviço tão útil.
O Google Analytics pode te deixar perdido em meio a tantos números, dados e metas. Porém, saber aproveitar essa ferramenta é uma chave para o sucesso do seu Inbound Marketing.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler o nosso post e saber mais sobre essa importante ferramenta!