Uncategorized

8 dicas de ouro para colocar em prática na hora de se apresentar!

Rate this post

Você já deve ter reparado que, atualmente, a capacidade de propagação de informações aumentou consideravelmente. Principalmente com a força e a presença das mídias sociais em nossas vidas, as pessoas têm tomado cada vez mais cuidados na forma de se apresentar para que não hajam enganos ou falsas impressões.

Antes de mais nada é muito importante entender que uma reputação é construída a partir de um conjunto de hábitos e posturas, não apenas de um simples olhar. Separamos algumas dicas de ouro que podem te ajudar na hora de realizar sua apresentação pessoal, dá só uma olhada!

Os primeiros contatos

Não é segredo para ninguém de que a primeira impressão é formada em questões de segundos. Mesmo que a impressão desse primeiro contato possa ser desconstruída com uma interação mais profunda, é interessante termos em mente alguns pontos que podem nos ajudar já nas primeiras interações com outras pessoas! Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Atente-se a sua aparência:

    A maneira como você se apresenta para os outros é o principal fator responsável pela formação de uma primeira impressão, mas isso não significa que você deve andar 24 horas por dia de terno e gravata, muito pelo contrário! É importante que você saiba adequar seu vestuário ao contexto que será apresentado, seja ele uma entrevista de emprego ou um churrasco com os amigos.

    A aparência está muito ligada, também, a hábitos de higiene pessoal e as expressões faciais. Ou seja, em primeiros contatos procure sempre sorrir de maneira simpática e verdadeira, as pessoas certamente vão te encarar de forma muito mais positiva.

  2. Adeque seu tom de voz:

    Quanto ao tom de voz é necessário apresentar uma capacidade de adaptação. O interessante é demonstrar certo sincronismo com a pessoa que está interagindo com você, se adequando a seu tom e sua velocidade de fala.

    Além disso, algo muito importante é a escolha do vocabulário! Procure evitar vícios de linguagem e adapte sua fala para o contexto. O ideal é iniciar com uma mistura de seriedade e descontração, e de acordo com o rumo que a conversa tomar, se adeque e saiba dosar a quantidade ideal para cada uma dessas partes.

  3. Cuidado com sua postura:

    O mais recomendado quanto à postura é manter a coluna reta. Se manter curvado representa certo desinteresse ou cansaço, o que pode fazer com que a pessoa com quem está interagindo te interprete mal, gerando uma falsa impressão sobre você.

  4. Tenha confiança no cumprimento:

    Não há nada mais desconfortável do que se embolar na hora de cumprimentar uma pessoa. Por se tratar do primeiro contato, ainda não se sabe se a apresentação será com um aperto de mão formal ou com dois beijinhos na bochecha! É importante, portanto, ter a confiança como base dessa aproximação física.

    Esteja preparado para todas as opções de cumprimento e não se mostre desconfortável com isso. É interessante que você saiba, também, se adaptar ao contexto do local que está inserido. Isso já te ajuda a ter uma ideia de qual cumprimento será adequado.

    É muito importante, também, que você esteja atento nesse momento, pois um simples aperto de mão pode dizer mais do que imagina. Além disso, procure fazer contato visual e não desvie o olhar da pessoa com quem está conversando. Esse é o momento de transmitir certa segurança e credibilidade. 

    A construção da Imagem

    Agora que o momento da formação da primeira impressão já passou, é hora de construir de fato sua imagem. Nesse espaço entram, principalmente, questões comportamentais e habituais. Aqui vão mais algumas dicas:

  5. Mostre-se satisfeito com o que faz:

    Em qualquer uma das situações em que uma imagem está sendo construída é sempre interessante que você se mostre satisfeito com o que faz! Ao demonstrar esse orgulho é muito mais fácil que as pessoas te encarem com certa admiração e sintam vontade de continuar fazendo contato. Mas vale lembrar: se mostrar satisfeito não significa ser pedante ou se mostrar melhor do que as outras pessoas.

  6. Seja amigável e pontual:

    Existem muitos hábitos que são recomendados, mas, principalmente quando se trata de um ambiente profissional com muitas pessoas, lembre-se sempre de cumprimentar todas elas. Isso fará com que todos tenham uma boa imagem de você, além de te colocar como alguém receptivo e aberto para conversas!

    Além disso, não se esqueça: a pontualidade deve ser uma prioridade. Se atrasar muito pode fazer com que as pessoas não confiem em você, o que pode vincular certo desleixo e descompromisso à sua imagem!

  7. Seja uma pessoa ética:

    Por mais óbvio que seja, é muito importante destacar sua ética e seus valores como ponto chave da construção de sua imagem. Por esse motivo, se mostre amigável e honesto e tome atitudes como tal. Não finja ser alguém que você não é. Evite intrigas e conversas paralelas que podem vir a te prejudicar.

  8. Saiba medir seus conhecimentos:

    Mesmo que demonstrar que você entende de determinado assunto possa trazer confiança, é necessário tomar alguns cuidados. Utilizar muitos termos técnicos pode soar um pouco arrogante e você pode acabar sendo mal interpretado.

    É importante, portanto, que você forneça apenas as informações que se mostrarem necessárias e dê continuidade à conversa de acordo com o interesse e com as reações das pessoas.

Pronto para colocar em prática?

Agora que você já sabe as dicas de ouro para se apresentar da melhor maneira, é o momento de colocá-las em prática. O conjunto de todos os pontos que enfatizamos aqui irá auxiliar a construção da sua imagem muito positivamente, pode ter certeza.

É interessante lembrar entretanto, que a principal dica é a adaptação. Ou seja, saiba se adequar ao momento e dosar o que deve, ou não, ser dito e feito. Essas orientações são apenas um caminho para que você guie sua apresentação, então não se esqueça de inserir sua personalidade em cada uma das dicas que discutimos aqui!

Gostou do post e quer receber outros conteúdos tão interessantes quanto esse? Então se inscreva na nossa newsletter para receber vários artigos personalizados!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

7 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago