“Ter uma identidade visual bem elaborada, criativa e imponente é um grande passo para tornar seu produto um caso de sucesso”. Você já deve ter ouvido essa frase, principalmente no nosso contexto atual de grande concorrência e ampla diversidade de mercado. Mas afinal, o que é uma identidade visual e como criá-la da melhor maneira?
Seu produto precisa de uma identificação, de uma marca que o faça ser reconhecido pelo mercado, e claro, pelo seu público. Essa identidade não é só criada pelo logo, mas pelo conjunto de itens que identifique sua marca, como por exemplo, as tipografias, as cores e os materiais promocionais (como flyer, caneca e boné). Ter tudo isso unificado e equilibrado vai fazer seu produto ser um diferencial no mercado.
Saiba qual é o público, quem são os concorrentes, como está o mercado, a visão, o valor e a missão da empresa. Além disso, é importante ter em mente detalhes técnicos, cores de preferência, orçamentos e prazos.
Essas perguntas fazem parte do Briefing, um documento que é a base para começarmos a parte criativa da identidade visual. Aqui na Cria, duas pessoas, uma do núcleo de gestão de contas e a outra do núcleo de planejamento, são responsáveis pelos Briefings. O projeto só começa a rodar quando esses documentos forem lidos e discutidos pela equipe no próximo passo.
Embasados pelas informações do briefing, agora é hora de uma parte crucial para a criação de uma identidade visual: o brainstorm. Nesse momento, a equipe toda se reúne para sugerir ideias, lembrar de referências e combinar qual caminho será seguido. Como o brainstorm é uma reunião bem livre, é necessária a presença de uma pessoa que conduza esse momento, sempre voltando ao foco e lembrando o que deve ser decidido.
Toda ideia é válida e, às vezes, uma sugestão que parece não fazer sentido, pode ser um insight importante e acabar sendo um guia para a criação. Na Cria, o brainstorm é formado por pelo menos quatro pessoas. Toda a equipe do projeto participa desse momento, não só os membros da criação. A partir disso, saímos do brains com as linhas de teste definidas e os prazos para cada uma delas.
Agora com todas as diretrizes em mãos, é a vez do profissional colocar no papel tudo o que foi pensado nos passos anteriores. Ele será o responsável por traçar uma fonte, pensar em cores e elaborar formas que representem o que a empresa quer passar para seu público.
Existem muitos fatores por trás desses elementos! Sobre as cores, é importante que o profissional domine sua psicologia, para saber o que cada cor desperta no cérebro das pessoas. Por exemplo, cores frias normalmente remetem paz e tranquilidade, enquanto cores quentes são usadas para criar dinamicidade e movimento. Já sobre as formas, cada uma passa algo, por exemplo, formas circulares normalmente transmitem sentimentos positivos, como amizade e parceria. Já triângulos e retângulos, passam mais estabilidade e equilíbrio.
A Ginga foi uma aceleradora que procurou a Cria para criar sua identidade visual. Nesse logo, usamos cores vibrantes justamente para transmitir dinamicidade e modernidade, e formas circulares, já que a Ginga tem uma preocupação social marcante e quer transmitir para seu cliente o sentimento de parceria.
Com a identidade visual pronta e aprovada, é importante fazer um manual de identidade, afinal, esse documento estabelecerá as diretrizes de como aplicá-la. Baseado neste manual, é hora de fazer todos os itens físicos e virtuais de comunicação da empresa.
A marca de pão de queijo Emiliano procurou a Cria para elaborar toda sua identidade visual. Com o manual em mãos, fizemos a embalagem e flyers unificados que conversam com o público da empresa da melhor maneira!
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