Uma boa ação pode mudar mundo. A frase pode parecer clichê, porém pode trazer grandes impactos positivos para a sua marca se aplicada de maneira correta. Mas, afinal, o que são exatamente essas boas ações?
Hoje, mais que simplesmente vender um produto, as grandes marcas buscam vender valores e ideias que estejam ligadas com o seu produto. Para isso, algumas dessas marcas utilizam o marketing social.
O marketing social está ligado a essa ideia de realizar ações que visam melhorar certos problemas sociais, como a educação e o meio ambiente. Ele pode ser utilizado tanto por instituições sem fins lucrativos quanto por empresas, como o McDonald’s que promove o McDia Feliz.
A partir dessa noção de marketing social, é preciso definir alguns pontos para sua marca obter o engajamento desejado com essas ações.
O posicionamento de uma marca está ligado ao diferencial de seu produto e, principalmente, aos seus valores. É importante lembrar que o posicionamento precisa estar alinhado aos princípios e aspirações da marca para evitar contradições. Marcas bem sucedidas como a Natura e Coca-Cola possuem ações de engajamento bem alinhadas com sua missão, visão e valores.
Após isso, é preciso verificar se seu negócio pode ser alinhado com a ação social que pretende adotar, para assim, evitar possíveis incompatibilidades com seu posicionamento. É importante lembrar que, para gerar um bom engajamento, é preciso que seu público já esteja familiarizado com o que está propondo. A exemplo temos a marca Avon, que possui um posicionamento mais voltado para a emancipação feminina, algo que é refletido nos projetos sociais que são adotados pelo Instituto Avon.
Existem inúmeras formas de se divulgar uma causa, porém é preciso escolher o meio que seu público esteja presente. Atualmente, grande parte dos seguidores das marcas estão nas redes sociais, desta forma, é preciso que se organize uma campanha de divulgação para a ação que pretende promover. Essa divulgação pode ocorrer através de postagens nas redes sociais, vídeos institucionais ou até no meio físico com cartazes.
Além de traçar um bom plano de divulgação, há outras maneiras de gerar engajamento no público com marketing social, como por exemplo,utilizando o marketing de oportunidade. Para saber mais sobre essa ferramenta siga o link, ou pode deixar só o link na palavra, não sei.
Quer saber como você pode utilizar o marketing de oportunidade para gerar mais engajamento? Acesse o link e aprenda tudo sobre essa prática.
Antes de qualquer prática de divulgação do marketing social é fundamental pensar e planejar esta ação a longo prazo. Um exemplo de empresa que realizou este planejamento é a Natura, que promove sustentabilidade desde 1983 e que, ainda hoje, é uma das referências de empresa sustentável.
Sendo assim, antes de investir em ações que tornem sua marca mais engajada socialmente, é preciso de ações ligadas ao posicionamento de sua empresa. Além disso, é importante entender esse novo papel social que a marca busca atender. Assim, para manter seu público engajado com as ações é preciso de muito planejamento e vontade de transformar algumas realidades.
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