Quero melhorar o engajamento social da minha marca, como fazer isso?

Rate this post

Uma boa ação pode mudar mundo. A frase pode parecer clichê, porém pode trazer grandes impactos positivos para a sua marca se aplicada de maneira correta. Mas, afinal, o que são exatamente essas boas ações?

Hoje, mais que simplesmente vender um produto, as grandes marcas buscam vender valores e ideias que estejam ligadas com o seu produto. Para isso, algumas dessas marcas utilizam o marketing social.

O marketing social está ligado a essa ideia de realizar ações que visam melhorar certos problemas sociais, como a educação e o meio ambiente. Ele pode ser utilizado tanto por instituições sem fins lucrativos quanto por empresas, como o McDonald’s que promove o McDia Feliz.

A partir dessa noção de marketing social, é preciso definir alguns pontos para sua marca obter o engajamento desejado com essas ações.

O primeiro passo é: saber seus valores e o posicionamento da sua marca

O posicionamento de uma marca está ligado ao diferencial de seu produto e, principalmente, aos seus valores. É importante lembrar que o posicionamento precisa estar alinhado aos princípios e aspirações da marca para evitar contradições. Marcas bem sucedidas como a Natura e Coca-Cola possuem ações de engajamento bem alinhadas com sua missão, visão e valores.

O que fazer depois de identificar seus posicionamento de marca?

Após isso, é preciso verificar se seu negócio pode ser alinhado com a ação social que pretende adotar, para assim, evitar possíveis incompatibilidades com seu posicionamento. É importante lembrar que, para gerar um bom engajamento, é preciso que seu público já esteja familiarizado com o que está propondo. A exemplo temos a marca Avon, que possui um posicionamento mais voltado para a emancipação feminina, algo que é refletido nos projetos sociais que são adotados pelo Instituto Avon.

Como posso estimular o engajamento da minha ação no meu público?

Existem inúmeras formas de se divulgar uma causa, porém é preciso escolher o meio que seu público esteja presente. Atualmente, grande parte dos seguidores das marcas estão nas redes sociais, desta forma, é preciso que se organize uma campanha de divulgação para a ação que pretende promover. Essa divulgação pode ocorrer através de postagens nas redes sociais, vídeos institucionais ou até no meio físico com cartazes.

Além de traçar um bom plano de divulgação, há outras maneiras de gerar engajamento no público  com marketing social, como por exemplo,utilizando o marketing de oportunidade. Para saber mais sobre essa ferramenta siga o link, ou pode deixar só o link na palavra, não sei.

Quer saber como você pode utilizar o marketing de oportunidade para gerar mais engajamento? Acesse o link e aprenda tudo sobre essa prática.

Como posso manter esse engajamento social?

Antes de qualquer prática de divulgação do marketing social é fundamental pensar e planejar esta ação a longo prazo. Um exemplo de empresa que realizou este planejamento é a Natura, que promove sustentabilidade desde 1983 e que, ainda hoje, é uma das referências de empresa sustentável.

Sendo assim, antes de investir em ações que tornem sua marca mais engajada socialmente, é preciso de ações ligadas ao posicionamento de sua empresa. Além disso, é importante entender esse novo papel social que a marca busca atender.  Assim, para manter seu público engajado com as ações é preciso de muito planejamento e vontade de transformar algumas realidades.

Gostou desse conteúdo? Descubra mais sobre processos de humanização de uma marca neste texto do nosso blog sobre a importância desse processo nas redes sociais.

Marcela Brito

Recent Posts

O Impacto do Instagram Reels no Mercado Publicitário

O Reels tem se tornado o formato preferido para a divulgação de produtos. Entenda os…

16 horas ago

40 anos de Rock in Rio: celebrando o Marketing de Experiência

Descubra como o Rock in Rio trabalha o Marketing de Experiência na edição de 40…

1 semana ago

Collabs: o caminho para fortalecer seu posicionamento de marca

Descubra como a Carmed e outras empresas transformaram tendências de consumo em Collabs de sucesso…

2 semanas ago

O método da Disney para uma experiência do cliente mágica

Descubra como promover uma boa experiência ao cliente a partir do case de sucesso da…

3 semanas ago

A Campanha de Marketing por trás do sucesso de ‘Deadpool & Wolverine’

Neste artigo você conhecerá as estratégias de marketing usadas na divulgação do filme "Deadpool &…

4 semanas ago

O que levar em conta para criar uma marca de sucesso?

Neste artigo, você irá aprender tudo que precisa para se destacar no mercado como uma…

3 meses ago