Não tem como ignorar: é inegável o poder e alcance das redes sociais, em especial o facebook. Atualmente, 66% dos usuários brasileiros da internet estão nessa rede, ou seja, um prato cheio para quem busca divulgar seu negócio. Assim, a fanpage da sua marca deve estar sempre produzindo posts de qualidade que engajem o consumidor. Hoje vamos falar um pouco mais sobre um elemento que muitas vezes acaba passando despercebido mas que é essencial para a construção de um bom post no facebook: as legendas.
Devido ao grande volume de informação que recebemos nas redes sociais, é natural que deslizemos o olho pelo feed de notícias de maneira desatenta, parando somente quando vemos uma imagem que nos atrai.
Isso não significa desmerecer a legenda. Desmerecê-la seria não adaptá-la à realidade das redes que vivenciamos hoje, o que não significa de jeito algum que ela deva ser vista como secundária na produção de uma publicação.
Uma legenda serve como guia e contexto. Guia, pois é ela que direciona a função do post, e contexto, pois é ele que contextualiza a arte.
A imagem pode atrair o olhar do usuário, mas a partir do momento em que ali ele se foca, a legenda tem que rapidamente instruí-lo em todo o necessário para que ele entenda ou interaja com a publicação. Além disso, ela desafoga a arte, que não deve conter uma infinidade de textos para que consiga transmitir sua mensagem.
Para que a legenda consiga fazer esse papel, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de construir o post! Dá só uma olhada:
Esse é a primeira informação que se deve ter em mente: quem é o meu público? Com quem eu estou falando? A escolha do seu tom e das suas palavras serão guiadas por esse dado.
Por exemplo: se o seu público é predominantemente jovem e ligado nas tendências, não cabe você utilizar uma linguagem formal e extremamente técnica, pois seus consumidores não irão se identificar com o que você está dizendo.
Por outro lado, se seu público é formado por empresários mais formais e estabelecidos, o uso de gírias e memes seriam como um peixe fora d’água na sua fanpage.
Entenda seu consumidor em potencial a fundo para que você saiba como falar com ele e fazê-lo se sentir pertencente ao mundo da sua marca. A criação de personas é uma estratégia essencial nesse processo.
Como já te contamos, a legenda tem que ser rápida ao passar sua mensagem, ou pode correr o risco de perder na concorrência pela atenção do usuário. Esse efeito é ainda mais acentuado pelo acesso mobile, que torna o consumo de informação mais instantâneo e imediato.
Logo, foque em legendas menores. Se ela se estender para além do botão de “leia mais”, a chance de que seja lida por inteiro é extremamente baixa. Seja sempre objetivo com o que você quer dizer, sem deixar de transmitir o essencial para que a pessoa entenda do que se trata aquele post.
O tamanho do twitter de 140 caracteres pode ser um bom padrão, apesar de curto, então não se preocupe se você for um pouco além disso.
Porém, claro que existem algumas exceções. Caso você use a sua página para promover algum tipo de conteúdo mais extenso, é aceitável a aparição do “leia mais”. Isso é aplicável, por exemplo, no caso de receitas em fanpages ligadas à gastronomia, pois é quase impossível que uma receita inteira caiba antes de ser interrompida.
Lembre-se, porém, que, mesmo com essa “permissão”, é importante dizer do que se trata o conteúdo extenso que se segue antes do “leia mais”. Assim, o público especificamente interessado saberá do que se trata e se será útil para ele. Faça uma legenda, dê o espaço de uma linha e aí escreva o conteúdo.
Para que esses posts não corram o risco de nunca serem lidos totalmente, faça uma boa estratégia de produção de conteúdo para facebook, para que você saiba exatamente que tipo de postagem despertará a curiosidade do seu público e os fará clicar no “leia mais”.
Essa dica é extremamente importante na hora que você for estruturar sua legenda. Você sempre quer que o usuário responda de alguma maneira ao seu post, e a legenda é uma grande aliada nisso.
Você pode colocar perguntas que façam seu visitante refletir, engajando-o na informação que você está oferecendo/compartilhando. Você pode também fazer perguntas mais concretas, e convidá-lo a responder nos comentários, gerando interação.
Aliás, tente sempre fazer um call-to-action (CTA) em suas legendas. As CTAs são chamadas no final que convidam o usuário a realizar uma ação, que podem variar desde dizer para ele conferir a imagem do post até, como já dissemos, chamá-lo para comentar.
O importante é que a legenda abra um canal de reflexão e comunicação com seu consumidor, e não se encerre em si mesma.
As hashtags são bons meios de você agrupar um mesmo tipo de post ou aqueles que são referentes a um mesmo assunto. Você também pode utilizá-las para fixar algum termo ou expressão que tenha a ver com sua marca. Porém, o facebook não é o twitter ou o instagram, portanto use hashtags com parcimônia. Só as utilize se você considerar realmente necessário e relevante.
Sobre o posicionamento da hashtag, a não ser que o termo já apareça naturalmente no meio da legenda (como o nome de um produto citado naturalmente), é preferível que você a coloque no final.
Se for colocar, escolha por volta de duas, no máximo. Um alto número de hashtags acaba por alienar o usuário e passar uma ideia de desespero. Evite também hashtags muito longas, pois sua leitura se torna quase um enigma.
Pense também no seu público: se ele não tem familiaridade com o sistema das hashtags, para que utilizá-las? Aplique-as somente se fizer sentido para quem interagirá com seu post.
Essa dica tem diretamente a ver não com “o quê” você fala, mas sim com “como” você fala, sendo de especial relevância para marcas que fazem posts sobre seus produtos em suas fanpages.
Vamos imaginar que você vai fazer um post anunciando um produto que você vende. A estratégia mais óbvia é dizer o que é e quanto custa, claro. Porém, você pode anunciar esse produto de uma outra maneira, transformando o post em uma pseudo peça publicitária.
Por exemplo, você quer anunciar um par de sapatos ortopédicos. Você pode simplesmente colocar a foto do sapato e dizer na legenda o modelo e o preço. Porém, você também pode fazer uma legenda falando sobre o que esse sapato pode fazer por você, algo como “para quem pisa firme mas pisa leve”.
Esse tipo de legenda está diretamente ligado à concepção criativa do post e agrega valor ao produto, transformando-o em algo mais do que simplesmente uma compra, noção extremamente importante no marketing atual.
Claro, é importante que fique evidente que se trata de uma tentativa de venda, então coloque um link com CTA para a loja online ou algo do tipo. O importante aqui é ser criativo e vender ao mesmo tempo.
Vale lembrar também que tudo depende da sua intenção, do tom da sua página e do seu público. Teste as opções e veja qual delas dá um melhor retorno.
Ao estruturar uma legenda, podemos ficar tão absortos que não percebemos pequenos erros e vícios que acabam por prejudicar a sua fluidez de leitura.
A leitura em voz alta ajuda a identificar alguns problemas, como a repetição excessiva de uma palavra ou então a necessidade (ou remoção) de pausas, representadas pelas vírgulas.
Na maioria das vezes, quando lemos uma legenda em voz alta e ela não nos soa bem, é porque realmente pode ser melhorada. Procure um pouco, releia, teste e modifique, que eventualmente ela soará bem e sua legenda estará pronta.
Com essas dicas você está pronto para mandar bem na legenda de qualquer publicação do facebook! Quer ver elas na prática? A gente te ajuda: curta a página da Cria e tente identificá-las nos nossos posts!
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