Já aconteceu com você de uma mensagem simples e objetiva se tornar algo com significado completamente diferente e gerar uma confusão no seu local de trabalho? Ou de um colaborador não entender alguma regra, meta, ou informação importante da empresa? Esses são resultados de problemas com a comunicação interna de uma empresa.
É muito importante investir no relacionamento com o público externo, mas não podemos deixar de lado a comunicação dentro da empresa. Afinal, de que adianta falar com quem está fora, mas não falar com quem está dentro? Os colaboradores não são apenas funcionários, são representantes da empresa, e por isso devem entendê-la e confiar nela. Para saber como fazer isso, e com criatividade, é só continuar lendo.
A comunicação interna nada mais é que um conjunto de ações para facilitar a transmissão de mensagens e a troca de informações dentro de uma empresa. Exemplos: o mural de avisos ou a rede intranet de uma empresa.
Uma prática em que iremos nos aprofundar no decorrer desse post é a política “portas abertas”, segundo a qual o colaborador sempre é convidado a expressar suas dúvidas, sugestões e críticas. A comunicação interna existe para criar uma rede de interação entre os funcionários e, assim, fortalecer seu negócio.
Pois com ela a empresa se torna uma rede de interação única entre funcionários e líderes. Essa rede leva à valorização do colaborador e ao crescimento da empresa. Veja aqui 5 benefícios de uma comunicação interna bem estruturada:
Com todas as informações claras e objetivas ao seu dispor, o colaborador pode realmente entender a empresa para a qual trabalha. É importante que todo colaborador saiba os objetivos, os valores, a missão e a visão da empresa. Saber mais sobre o seu local de trabalho gera uma maior identificação com o serviço.
Com uma boa comunicação interna, o funcionário passa a conhecer melhor seu ambiente de trabalho e se sente valorizado, já que sua opinião é considerada na hora das decisões da empresa. Sendo assim, o sentimento de pertencimento àquele ambiente cresce, e “a empresa que trabalho” passa a ser vista como “a nossa empresa”.
O telefone sem fio pode acontecer algumas vezes nas empresas, o que é perigoso, principalmente por ele ser responsável pela distorção de mensagens e pela criação de intrigas. A comunicação interna permite que a informação seja transmitida de forma clara, objetiva e, portanto, eficaz.
É importante que seus colaboradores se sintam confortáveis para tirar dúvidas. Assim, a probabilidade de erro é menor. Além disso, a possibilidade de dar sugestões, e até fazer críticas, pode contribuir para o crescimento da empresa.
Um funcionário que “veste a camisa” também defende a empresa. O sentimento de pertencimento e a boa convivência no ambiente empresarial acabam por deixar os funcionários mais satisfeitos. A partir daí, a visão externa da sua empresa vai melhorar por meio da mudança interna, afinal, seus membros se tornarão promotores da sua marca.
Algumas perguntas podem te ajudar a saber se a comunicação dentro da sua empresa está funcionando. Seguem 3 exemplos:
Você pode se fazer essas perguntas, mas também vale perguntar aos seus colaboradores. Já que o assunto é comunicação interna, por que não ouvir a opinião deles? Se as respostas forem negativas, você pode estar enfrentando problemas nessa área.
Existem diversos meios de comunicação interna, como: mural de avisos, intranet, jornal interno, e-mail, canal de vídeo interno, e TV corporativa. Dentre esses, os mais simples são o mural de avisos, o e-mail e a caixa de sugestões.
É uma das formas mais tradicionais de se comunicar com o público interno. Normalmente, é atualizado com panfletos e cartazes periodicamente. A dica é colocá-lo em locais de grande circulação, como um refeitório.
Uma caixa de sugestões simples e colocada em local estratégico é uma boa forma de ouvir os funcionários mais tímidos.
Também é muito utilizado para comunicação interna. Lembre-se de caprichar nos títulos para garantir que o e-mail seja aberto. Além disso é importante elaborar o conteúdo de forma atrativa e clara, para sua mensagem ser compreendida da melhor forma possível.
Além de meios, existem práticas para uma boa comunicação interna. Confira esses 3 exemplos:
Consiste em deixar os funcionários confortáveis para conversar com os líderes. Literalmente ou não, sempre mantenha as portas dos escritórios abertas para o diálogo.
O feedback pode parecer assustador, mas seu objetivo é o crescimento. Deve-se adotar uma postura positiva e lembrar ao funcionário a importância do feedback para o crescimento individual e da empresa. Assim, além de todos crescerem com o aprendizado, essa prática gera uma conversa entre o líder e o colaborador.
É preciso adaptar a linguagem ao falar com os colaboradores, para que todos compreendam a mensagem claramente. Todos são iguais do ponto de vista da comunicação interna. O uso de palavras como “nossa empresa” é muito bem vindo nesse momento.
Mas você não quer uma comunicação interna cinza, sem graça e formal, certo? Afinal quanto maior a criatividade em uma mensagem, maior a probabilidade de ela se propagar. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa ‘‘Alive With Ideas”, 93% dos entrevistados acredita na importância da criatividade na comunicação interna, e 81% confirmam que isso reflete na maneira com que eles se engajam em uma estratégia.
Por isso, lembre-se de pensar “fora da caixa” e não abrir mão da criatividade na hora de se comunicar com seus colaboradores.
Para que seus funcionários se sintam integrados e para aumentar a produtividade, já sabe, a comunicação interna é a solução. Lembre-se de que existem práticas simples e que podem começar hoje mesmo, então não perca tempo!
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