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Preciso de uma identidade visual para minha empresa, e agora?

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Um dos passos mais importantes na hora da formação de uma marca e da consolidação da imagem de uma empresa é a construção de uma identidade visual consistente e forte que consiga expressar de maneira correta os valores e conceitos da marca em si.

Muito mais do que um logotipo, a identidade visual representa, muitas vezes, o primeiro contato da sua marca com seu cliente. Com valores e conceitos atrelados a ela, é sempre importante que sua identidade siga o posicionamento e o branding do seu negócio, afinal, ela representa uma forma de comunicação da sua empresa com seu público.

O que é uma identidade visual?

 

Pode-se definir identidade visual como a “cara da marca” em todos os seus contatos com o cliente, seja o logotipo, o site, a embalagem dos produtos, entre outros. Resumindo, é toda a informação visual passada pela marca que carrega consigo seus conceitos e ideais.

Como desenvolver minha identidade visual?

 

Antes de tudo, é ideal ter em mente que todas as características da sua marca devem seguir uma linha de raciocínio, tendo como guia os objetivos do seu negócio. Por exemplo, uma empresa que produz livros de advocacia deve voltar sua atenção ao seu público preferencial: estudantes ou profissionais do Direito. Não adianta a marca imprimir seus livros em um formato que seja inapropriado a escritórios ou com uma linguagem com termos médicos. O mesmo vale para a identidade visual!

Além disso, o posicionamento da marca, que é definido a partir de seus valores, também tem que ser levado em conta na hora da construção da identidade visual. Todas as formas, cores, tipografias, design do logotipo e tudo mais que diz respeito a aspectos visuais que representam sua empresa, devem levar consigo seus ideais e seu posicionamento.

Para que isso seja feito de maneira eficiente, também é necessário que os vários veículos e estratégias utilizadas tenham características em comum e mantenham uma unidade entre si. Tudo isso demanda também que a marca possua um nome e slogan fortes e associados, conversando com o branding da empresa e seus clientes.

Exemplos de boas e más construções

 

Um ponto importante e que gera valor para uma certa marca ou outra, que a faz reconhecida e viva no imaginário popular, é o diferencial. Sempre existem várias marcas de um mesmo produto ou serviço existentes, mas porque algumas se destacam e outras não?

Isso ocorre porque as mais bem sucedidas conseguem utilizar de suas diferenças e individualidades como vantagens em cima das outras, criando assim uma imagem na mente dos consumidores de que aquele produto em especial é superior em algum aspecto em relação aos outros, guiando sua compra.

Aqui percebemos alguns exemplos de marcas que se destacam com a qualidade de suas identidades visuais e logotipos que, no momento em que são vistos (às vezes apenas as cores), já nos remetem imediatamente à marca, por conta da boa construção e manutenção visual.

 

A Coca Cola é um ótimo exemplo. Afinal, é perceptível um cuidado e uma qualidade excelente se suas propagandas e de todo o material produzido pela marca. A cor, o formato, a tipografia, tudo isso nos lembra imediatamente a marca de refrigerantes. Isso porque toda a construção da identidade visual da marca foi muito bem feita, e as aplicações do seu visual é algo bem individual.

Quando mudar?

 

Quando se trata de identidade visual, nada é fixo e imutável. É preciso estar atento às mudanças do mercado, do público e até mesmo da região onde se encontra, pois isso pode fazer muita diferença para a marca e suas revitalizações.

Assim, é interessante que você sempre retome seus conceitos e valores para mantê-la atualizada. Caso uma marca que era considerada clássica, por exemplo, passar a atingir um público mais jovem, uma revitalização deverá ser considerada.

Todas essas dicas vão ajudar sua empresa a conquistar mais o seu público, e a aumentar o valor atribuído à ela.

Se sentiu inspirado? Que tal conferir algumas das diversas identidades visuais que a Cria já fez? Saiba mais clicando aqui.

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Redator da Cria

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