É muito comum entrarmos em um supermercado e vermos vários produtos localizados em prateleiras diferentes, coloridas, ou alguns até com a possibilidade de degustação. Você sabia que isso é um prática de merchandising?
O Merchandising é uma estratégia de marketing muito utilizada e se você está em busca de entender um pouco mais sobre ela, esse artigo é o ideal para você!
O Merchandising é uma técnica de planejamento muito comum no marketing que se caracteriza pelo planejamento de um produto, junto com a sua divulgação em local e tempo escolhidos para estimular a compra nos pontos de venda.
Ou seja, é quando você planeja meios de fazer com que a sua marca se destaque dentre as demais e gere um impulso de compra no consumidor ao realizar essa prática. Isso pode ser feito através de disposição diferente em prateleiras, banners, entre outros.
Como as técnicas visam vender mais e fazer com que o consumidor perceba a presença da marca e queira adquiri-la, muitos clientes novos são assim captados, aumentando o lucro da marca.
Geralmente as ações das marcas são bem visuais ou auditivas, o que corresponde a, respectivamente, 91% da percepção das pessoas quando estão em contato com algo. Assim, quando você realiza uma ação correta de Merchandising, seu consumidor acaba comprando por impulso, o que acaba por aumentar suas vendas.
Quando a marca investe num espaço diferenciado na loja, ela faz com que a atenção do consumidor vá para o seu produto e deixe os outros “apagados”. Dessa forma, cria-se uma fidelização do cliente, valorizando a imagem da marca e aumentando a rotatividade de seus produtos.
Agora que você já sabe as principais vantagens dessa prática, existem várias formas de organizá-la na empresa, vamos ver agora algumas delas:
Essa prática se caracteriza por colocar o produto em um lugar de destaque para o cliente, como por exemplo através de uma prateleira no meio do corredor, ou até mesmo por meio de uma iluminação diferenciada. O Merchandising engloba, portanto, as práticas de organização, de gestão de espaço e de sedução do cliente, pois elas o induzem à compra a partir de uma apresentação mais interessante do produto.
Mesmo com o crescimento das lojas virtuais, a preferência pela compra ao vivo ainda é maior, fazendo com que o investimento nessa área seja constante, trocando a comunicação visual nos PDV’s (Pontos de Venda) periodicamente.
Essa prática é muito comum quando assistimos TV. O Tie-In ocorre quando o produto aparece em alguma cena de seriados ou filmes, além de outras formas de mídia, de forma muito sutil. Isso faz com que o consumidor não sinta a propaganda tão “incisiva” e, de certa forma, incômoda.
Para que a sua empresa cresça, é importante seguir algumas dicas, fazendo as práticas de Merchan serem cada vez mais eficazes. Portanto, encontrar um diferencial entre o seu produto e o dos concorrentes para poder explorá-lo nos pontos de venda é imprescindível, além de investir em novidades para captar a atenção do consumidor.
Além disso, a agilidade para repor estoques, garantindo que não falte produto nas prateleiras é muito importante. Também se deve analisar todos os relatórios das ações em PDV, para saber aonde sua empresa está errando ou acertando.
Os locais mais comuns para a realização dessa prática são lojas físicas (como supermercados, lojas de departamento) e em meios de mídia, como filmes, séries, novelas, clipes de música, entre outros.
Além disso, redes sociais, como o Facebook, são um grande espaço para anúncios que vêm crescendo exponencialmente como caminho para a divulgação de um produto.
Empresas que realizam muito Merchandising são a Coca-Cola, que sempre investe em localizações ou até disposições bem diferenciadas nos supermercados, e a Lacta, que, principalmente na páscoa, investe em banners e cubos promocionais, adesivos e disposição fora do comum de seus produtos.
Sendo assim, é muito importante realizar práticas na sua empresa que agreguem mais valor à sua marca, chamem a atenção do consumidor e atendam às necessidades dos mesmos. No caso, agora que você já sabe sobre o Merchandising, que tal conferir algumas possibilidades de anúncio de seus produtos no Facebook?
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…