O que é uma marca? Provavelmente, para responder a essa pergunta, você pensou em símbolos, nomes ou em ícones. De fato, essas são ideias estreitamente relacionadas a uma marca, porém, seu conceito é algo muito mais amplo.
Você já deve ter notado em seu cotidiano que algumas empresas parecem vender muito mais do que serviços e produtos. Essas grandes marcas costumam obter destaque no mercado por comercializarem, também, ideias e valores que conquistam a mente e a simpatia do público.
Uma marca vai muito além de um símbolo. Ela está relacionada a toda a ideia e impacto que uma escrita, um ícone e/ou um símbolo podem causar quando assimilados pelo público e, acima de tudo, é o que define o quão rápido essa assimilação ocorrerá.
A marca é também a forma como uma empresa se apresenta, sendo peça chave durante todo o processo de persuasão e conquista de confiança dos potenciais clientes de um empreendimento. O conceito em questão carrega o poder de representar todos os hábitos e processos cultivados.
O significado de marca está ligado não necessariamente a elementos materiais, mas sim a qualquer forma de representação que possibilite a identificação imediata de produtos, serviços, corporações e até mesmo pessoas.
Pense na marca de artigos esportivos Nike. Por trás de todo o seu sucesso está um conjunto de estratégias que funcionam de forma eficiente, atraindo o cliente e fidelizando-o através da boa experiência com o produto.
O símbolo faz referência a um raio, à velocidade, indicando dinamismo, conceito que se relacionam estreitamente com os produtos comercializados.Além disso, o slogan ‘’Just do it’’, curto e impactante, funciona como um convite instigante para que o público se levante e faça acontecer, comprando os artigos.
Todas essas e outras estratégias somadas ao desempenho e qualidade das peças contribuem para que, com sua singularidade, a empresa cause impacto nas pessoas, construindo seu lugar no mercado e, acima de tudo, deixando sua MARCA.
Dessa forma, cada sinal, símbolo,ou até mesmo palavra, funcionam tanto isoladamente como conjuntamente no processo de construção de uma marca, promovendo uma determinada criação e tornando-a algo único e memorável.
Atualmente, estamos cercados de grandes empresas que se destacam em nosso dia a dia das mais diversas formas. Seja pelos produtos expostos, pelas propagandas na televisão, pelo jingle da rádio, pela frase marcante ou pelo nome, cada marca busca sempre construir uma identidade que a permita ser notada e respeitada em um mercado repleto de opções. E é aí que entra o Branding.
Funcionando como um conjunto de medidas e ações, o Branding é responsável pela gestão da marca e pela elaboração de estratégias que não só viabilizam a empresa, como também permitem a construção de uma relação entre ela e o público que a interessa.
É comum que o branding seja visto como um adereço desnecessário, que não influencia na competitividade de uma empresa. Esse é um erro normalmente cometido por companhias familiares, que acabam optando por estratégias as quais não possuem sintonia alguma com o perfil do negócio, o que causa um descompasso entre ele e seu público.
Valorizar esse método para gerir um empreendimento é uma forma de atrair clientes por meio do reconhecimento da marca e da criação de laços de confiança.
Um branding forte é capaz de promover a identificação das pessoas com uma marca, e convencê-las de que o seu produto é a melhor solução torna-se uma jornada cada vez mais natural e fácil. Tudo isso faz com que a marca ganhe maior valor competitivo, passando a ser estimada não só pelos clientes que já possuem, como também pelo mercado competitivo e potenciais consumidores.
A relação é construída por meio do entendimento do perfil dos colaboradores e de seus anseios e necessidades. Com a ajuda das ações administrativas, um posicionamento da marca que agrada aos consumidores será incorporado e, ao se identificar com os ideais propostos, eles ficarão cada vez mais interessados.
Ao compartilharem suas experiências bem sucedidas, portanto, eles contribuirão para o crescimento e estabelecimento da empresa tanto no mercado financeiro como nas preferências de seu público.
Agora que você já sabe o que é uma marca e como o branding é importante para sua construção e consolidação, aprofunde seus conhecimentos lendo sobre o Golden Circle!
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