Quando pensamos em uma marca, o primeiro fator que vem à mente é o logotipo que a representa. A representação visual da sua marca é extremamente importante para a construção da imagem que seu público terá da sua empresa. Por isso, é necessário ter atenção, para impedir de que o logo, ao invés de impulsionar a marca, faça exatamente o contrário.
Todos os elementos que constituem um logo são essenciais para sintetizar os objetivos e valores de uma marca: suas cores, formas, tipografia e disposição. A maneira com que esses elementos são dispostos podem tanto impulsionar como “derrubar” uma marca.
Como já foi dito, o objetivo do logotipo é sintetizar o que a marca deseja passar para o seu público. Por isso, ele deve procurar ser simples e marcante, sem muitos elementos e sem exageros.
Inserir conceitos em elementos gráficos e visuais pode parecer um pouco subjetivo e complexo, por isso separamos dois exemplos, um positivo e um negativo. Dá só uma olhada!
Um exemplo positivo é o logo da Nike: uma curva facilmente identificável, simples e que sintetiza as ideias de dinamismo, rapidez e avanço.
Um exemplo negativo é o logo das Olimpíadas de 2012: formas confusas que praticamente impossibilitam a leitura, além de uma técnica de sombra ultrapassada. Só se entende que se trata das olimpíadas pela presença de seu símbolo no número zero.
É importante, como já foi dito, que não se peque pelo exagero. Uma grande quantidade de cores em um logotipo faz com que ele tenha uma difícil memorização. Menos pessoas irão, portanto, assimilar e fixar sua marca, fazendo com que ela perca a influência sobre seu público.
É necessário entender, como uma marca, qual é a sensação que se deseja passar para o consumidor e, assim, adaptar a paleta de cores para esse aspecto.
Por exemplo, vê-se com frequência logos de marcas de alimentos com as cores vermelha e amarela, pois essas despertam, em nosso cérebro, a fome e a vontade de comer. Outro exemplo é o uso de cores clássicas, como o preto, o cinza e o branco, de forma monocromática, para passar a ideia de seriedade, refinamento e qualidade.
Para te ajudar, separamos outros três exemplos de marcas que acertaram no uso das cores e conseguiram conquistar o coração e a memória de seu público, confere só!
Esses são exemplos de marcas que souberam usar as cores: assertivas, sem exageros, facilitando a assimilação da ideia e atingindo seus objetivos de venda.
Essa é muito simples: a ideia que sua marca deseja passar por meio dele. As questões visuais, como paleta de cores, formas e tipografias, dependerão dos conceitos, dos valores e dos objetivos que sua empresa deseja transmitir por meio da identidade visual.
É importante, portanto, que você defina os desejos, objetivos, valores, preceitos e ideias que seu negócio quer transmitir para seus clientes. Assim, será possível dar início ao processo criativo de maneira mais assertiva. É importante lembrar que esses fatores não precisam estar necessariamente explícitos no logotipo, uma vez que é interessante que ele seja sugestiva.
Um exemplo de logo “inteligente” é a do FedEx: além do uso de tipografia de fácil entendimento e memorização e paleta de cores simples, estéticas e impactantes, o espaço entre a letra “E” e a letra “x” forma uma seta. Isso passa exatamente as ideias que a marca deseja transmitir: de rapidez, fluidez, dinamicidade, avanço e evolução.
É muito comum que, com o tempo, o logotipo passe a não fazer mais tanto sentido para uma marca, tornando-se ultrapassado e não condizente com o posicionamento da sua empresa. Quando isso acontece, uma revitalização se mostra necessária.
Revitalizar uma marca se trata de reconstruir a sua identidade visual, a fim de modernizá-la e adequá-la aos objetivos da marca. Entenda aqui como é feita uma revitalização.
Esse processo é muito comum, afinal, os tempos mudam e é necessário se adequar a eles para continuar fazendo sucesso no mercado. Separamos um exemplo próprio de revitalização de identidade visual: a Cria!
Desde 1999, usávamos o Cata-Vento como nossa logo principal, mas com o passar dos anos, percebemos que ele não nos representava mais e em 2020, fizemos nosso processo de rebranding.
Ficou em dúvida se a sua identidade visual é a melhor para a sua marca nesse momento? Então olha esse post que pode te ajudar!
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