Já ouviu falar que para convencer os clientes a comprar alguma coisa, é preciso primeiro convencer quem está por trás disso a gostar do produto?
Então, é normal voltar a atenção para os lucros e produtos de uma empresa, mas você também deve parar para pensar nos seus funcionários!
Nesse sentido, o endomarketing tem sido colocado como prioridade dentro dos negócios. Isso, pois, os colaboradores de uma empresa são os responsáveis pelo sucesso do empreendimento.
O endomarketing trabalha para que, atendendo as satisfações dos funcionários, eles se sintam realizados no espaço em que atuam.
O conceito de marketing pode ser definido como a antecipação dos desejos dos clientes, uma estratégia externa. Assim, tratando de endomarketing, essa técnica deve ser aplicada para o público interno da empresa.
Mas cuidado! Isso não significa simplesmente reutilizar o conceito em outro contexto, ok? É preciso adaptá-lo para os processos que se passam dentro de uma organização.
Se aplicada de forma correta, essa é uma das ferramentas administrativas que tem como objetivo valorizar e motivar o colaborador.
Como já foi dito, essa técnica melhora a relação do colaborador com a empresa.
Um profissional que tem paixão pelo que faz será mais produtivo e trará mais resultados quando enfrentar crises ou desafios no trabalho, não é mesmo?
Trabalhar com pessoas motivadas interfere diretamente na qualidade dos seus produtos e na imagem da sua marca.
Por isso, com a crise do mercado, ter colaboradores comprometidos com a sua empresa é um diferencial importante em relação à concorrência.
Além de que, a harmonia dentro da estrutura organizacional faz com que toda a ação externa da marca se torne mais fácil.
Mas como você pode alcançar esses resultados? Dá uma olhada nas dicas para melhorar sua produtividade!
Uma dica importante e prática de endomarketing é criar eventos internos!
Realizar, por exemplo, um happy hour no escritório é uma ótima opção.
Esses momentos possibilitam uma integração maior entre os funcionários e trazem certa descontração para o ambiente.
Com os eventos, os colaboradores podem passar a ver o grupo em que estão como amigos além de só colegas de trabalho. Por consequência, o trabalho vai ser algo mais prazeroso.
Toda empresa possui um motivo para existir, uma meta a alcançar e diretrizes para isso! Mas para que isso se torne uma realidade, é muito importante que todos ali falem a mesma língua, realmente entendam esses aspectos.
Através de palestras e dinâmicas, você pode instaurar uma cultura empresarial, em que todos compartilham dos mesmos objetivos e valores no trabalho.
Com a sua equipe sincronizada, a força da sua marca e a chance de conseguir
passar sua essência para o público se tornam muito maiores!
Para que seus colaboradores gerem valor para sua empresa, é importante que eles sejam valorizados! Por isso, é necessário que você escute o que eles têm a dizer sobre seu negócio.
Uma ideia é fornecer aos profissionais um espaço, como uma pesquisa de satisfação, por exemplo, para que eles expressem suas opiniões. Depois disso, você deve realmente discutir tais sugestões e suas aplicações para que eles vejam que foram levados em consideração – confiança é algo imperativo no endomarketing.
Com a rotatividade em uma organização convivem funcionários com muitas experiências e outros com menos. É interessante que esse rico conhecimento circule e seja aproveitado para o desenvolvimento do empreendimento.
Um recurso legal é adotar um sistema de mentores. Nesse sentido, cada pessoa que entrar terá um colaborador mais antigo designado como mentor. Parece simples, mas admitir o que não se sabe é sempre um desafio. Com esse sistema, o novo funcionário terá alguém a quem recorrer com tais dúvidas iniciais.
Muitas paredes, salas e divisões no escritório podem aumentar a fragmentação de uma equipe. O modo como as coisas estão dispostas faz toda diferença.
Para isso, quanto menos portas houver, melhor. Um ambiente mais aberto permite que haja mais interação entre a equipe, além de diminuir o sentimento de superioridade de alguns em relação aos demais.
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