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Psicologia das Cores: como elas influenciam diretamente seus resultados

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Na comunicação, tudo tem um propósito. Se engana quem pensa que a escolha de palavras, figuras e cores não é feita de forma estratégica em cada detalhe. Nesse meio, a psicologia das cores exerce um papel fundamental para influenciar na decisão de compra de um consumidor, seja no meio digital ou não.

Você sabia que a cor de um botão pode intervir diretamente na taxa de conversões do seu site? Esse pequeno detalhe pode ser um fator decisivo para os resultados que sua marca desempenha no mercado, então fique atento!

Entenda a teoria das cores

Dos cinco sentidos, a visão é a que absorve informações com mais rapidez. Logo, ao selecionar uma cor para um anúncio, por exemplo, você está lidando com um fator de peso na decisão imediata do seu público, que experimentará diversas reações de acordo com sua escolha.

A primeira coisa que se deve ter em mente quando se estuda a psicologia das cores é que não existe uma verdade absoluta sobre ela. Uma mesma cor pode surtir efeitos opostos em pessoas diferentes, afinal, qual seria a graça do mundo se todos tivéssemos a mesma cor favorita?

Tendo isso em vista, o próximo passo é entender que, apesar de não ser uma teoria escrita em pedra, há parâmetros que guiam os estudos dos efeitos causados pelas cores nos indivíduos. Pesquisas apontam que cores quentes passam mais entusiasmo e energia para o observador do que as cores frias, que por sua vez dão uma ideia de calma e profissionalismo.

Se você parar pra reparar, vai perceber que muitas marcas da ramo alimentício apostam em combinações de amarelo, vermelho e laranja, enquanto aquelas de viés mais corporativo investem em tons de azul e roxo. Isso não é regra, mas também não é mero acaso.

Saiba quando e onde aplicar

Considerando o vasto volume de informações online hoje em dia, além da grande competitividade nesse mercado, um clique faz toda a diferença para seu negócio. Por isso, lembre-se da psicologia das cores na hora de escolher a cor de um botão de compra para seu site.

Na maioria dos casos, um botão vermelho vai gerar mais engajamento que um botão azul, por exemplo. Maioria, e não totalidade, é a palavra chave aqui: existem outros fatores a serem levados em consideração além da cor, como o posicionamento do botão e a harmonia da página levando em conta todos os fatores anteriores.

A cor do botão deve se destacar das demais cores do layout da página, pois assim a atenção do cliente será subconscientemente direcionada para ele. Sendo assim, um botão vermelho pode não ser uma boa pedida caso essa cor já seja predominante no restante da página.

Atue estrategicamente e melhore seus resultados!

Agora que você já sabe do valor estratégico que uma simples escolha de cores tem sobre a taxa de conversão do seu e-commerce, leve esse conhecimento adiante através de algumas dicas importantes:

  1. Conheça seu público

Antes de mais nada, entender as dores e vontades de quem compra seus produtos e serviços é essencial para saber aplicar as cores de forma estratégica. Se o seu público é majoritariamente feminino, por exemplo, a reação dele a certas cores é diferente da reação de um público masculino.

  1. Defina seu propósito

Se o seu objetivo é aumentar as vendas, opte por cores como o vermelho, que instiga a ação do cliente e cria nele um senso de urgência, como um call-to-action. Já se sua prioridade for transparecer confiança e criar um senso de segurança para estabelecer uma nova marca no mercado, aposte em cores como o azul. Tenha isso bem definido para que as necessidades de seu público estejam sempre alinhadas às suas.

  1. Seja aberto a mudanças

Como já falamos ao longo deste texto, a psicologia das cores não é algo imutável. Você deve saber adaptar sua aplicação às necessidades do seu negócio, portanto esteja sempre disposto a pesquisar e descobrir mais sobre o seu público e a teoria das cores!

Use da teoria como guia para sua prática e aposte no poder da comunicação para impulsionar seus resultados. Aquilo que pode parecer um pequeno detalhe, como as cores, pode fazer toda a diferença no número de conversões do seu site.

Agora que você já sabe da importância das cores na estratégia de uma marca, é hora de pensar na sua identidade visual e no impacto que ela tem nos seus resultados! Vamos aprofundar nosso conhecimento juntos?

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