Como as redes sociais se tornaram o catalisador do marketing pessoal

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Quando estamos falando de consumo, sempre destacamos o valor da marca, o do produto para o cliente ou até mesmo, o valor que uma ação ou  que um serviço pode gerar. Mas, e quando falamos de nós mesmos?

Dentro de um mercado de trabalho, precisamos apresentar ao mundo quem somos e nessa construção e apresentação, o ideal é que seja gerado, então, um valor a nós mesmos e a nossa imagem. Isso seria o que chamamos de marketing pessoal, ferramenta ideal para se autopromover.

Hoje em dia não basta apenas ser conhecido e bem visto. É necessária uma construção para demonstrar a relevância de algo.

Mas, por que isso é importante?

Como citei anteriormente, estamos falando de mercado de trabalho, e se estamos em um ambiente cheio, precisamos nos destacar. Do que adianta saber muitas coisas se as pessoas não sabem quem é você, o que produz e já produziu?

A importância principal é construir sua imagem sem parecer prepotente, apresentando o que tem de melhor e de destaque.

Redes sociais como catalisadoras

Não só para empresas, as redes sociais têm sim um papel importante na realização do marketing pessoal. É um espaço com muito acesso, fácil para encontrar e, em muitos casos, gratuito. Muitos profissionais de RH já buscam as redes sociais para saber mais sobre seus candidatos.

O LinkedIn, rede social para trabalho, tem seu destaque hoje em dia, sendo em muitos casos, mais importante que o próprio currículo do candidato para determinadas vagas.

Mas e as outras redes?

Todas essas redes são feitas a partir da construção da nossa própria imagem e o que buscamos apresentar ali, seja com imagens bonitas ou conteúdos interessantes.

Em um sentido profissional, o marketing pessoal funciona como uma estratégia para a produção e compartilhamento de conteúdo em sua página pessoal.

Não é que não pode postar e dizer o que quiser, mas é sempre bom pensar “eu diria/faria isso na frente de qualquer pessoa? ” antes de compartilhar ou dizer algo em suas redes.

Além disso, como são ferramentas de amplo acesso e por isso com grande destaque na construção de um marketing pessoal, é interessante que se pense qual o objetivo de cada perfil seu em uma das redes sociais.

Isto é, se seu Facebook é voltado para lazer e encontro com amigos, não veicule e ligue coisas profissionais ao seu perfil. Misturar pessoal e profissional dentro de um ambiente digital não é bom para a construção do seu valor.

3 dicas para seu marketing pessoal

  • Desenvolva aquilo que é só seu

Todo mundo tem algo único, seja uma característica, um modo de falar, de se vestir ou de pensar. Desenvolva isso para ser a sua marca registrada! Ser lembrado por uma característica boa faz toda a diferença na sua imagem.

  • Seja sempre humilde e acessível

Do que adianta usar as redes sociais e não socializar? Sempre esteja disponível para conversar e, caso necessário, ajudar os outros. Construir uma imagem boa, de pro-atividade, cuidado e dedicação faz diferença na sua própria maneira de ser conhecido e até facilita para que seja “visto”.

  • Tenha um objetivo final

Como o próprio nome já diz, marketing pessoal, precisamos ter uma estratégia antes de qualquer coisa. Saiba, antes de ir para a prática, o que você quer ser, quem quer conhecer, o que quer atingir e pelo que quer ser lembrado.

Essas perguntas irão te guiar para o caminho ideal para seguir em suas redes sociais – e até fora delas!

Está pronto para começar?

Uma boa construção do seu marketing pessoal vem através de pensamento estratégico, muito estudo e cuidado com o que produz e faz, tanto pessoalmente como digital.

Então, que tal começar a estudar mais sobre comunicação e melhorar mais ainda seu marketing pessoal? Assine já a newsletter da Cria e receba o melhor conteúdo sobre o assunto!

 

 

Redator da Cria

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